fbpx
Arnold Schwarzenegger, suplementos e varejo farma. Eles têm a força!
18 abr, 2023
New Dental Care é pioneira na produção de pastilhas dentais no Brasil
18 abr, 2023

Febrafar: A união faz a força

A partir da esquerda, Oscar Yazbek Filho (Abafarma), Ivan Coimbra (Abradilan), Rafael Oliveira Espinhel (Abcfarma), Edison Tamascia (Febrafar), Juan Carlos Becerra Ligos (Sincofarma-SP), André Bedran (Abcfarma) e Serafim Branco Neto (Abrafarma)

As farmácias associativistas da Febrafar, entidade presidida por Edison Tamascia , celebraram outra marca ao superarem R$ 25 bilhões de faturamento nos últimos 12 meses – até fevereiro de 2023 – um crescimento de 20,7% em relação ao período anterior e superior à alta de 16,2% do segmento do varejo farmacêutico nacional. A Abcfarma, representada por seu presidente executivo, Rafael Oliveira Espinhel, participou do jantar comemorativo anual da entidade – assim como dirigentes das principais entidades do varejo farma.

A participação de mercado da Febrafar também vem avançando rapidamente nos últimos quatro anos. Dos 10,9% de share em 2019, a entidade evoluiu para 13,7% este ano, segundo a IQVIA. O jantar, realizado ontem, dia 17, no Espaço Unimed, confirmou o crescente protagonismo do movimento associativista.

O evento mobilizou mais de 1,2 mil executivos do varejo, da indústria e do atacado, além de líderes e representantes das principais entidades setoriais – Abafarma, Abcfarma, Abradilan, Abrafarma e Sincofarma. Na recepção, cumprimentando todos os convidados, o presidente Edison Tamascia destacava a sólida parceria ao longo dos últimos anos. “Temos orgulho de construir uma trajetória que impacta, literalmente, 100% dos estados brasileiros e o Distrito Federal. Estamos em 3,5 mil municípios – de São Paulo, com a maior população do país, e na pequena cidade de União da Serra (RS), com 1.084 habitantes”, ressaltou o dirigente. Com 60 redes afiliadas, a Febrafar conta hoje com 14.344 PDVs, o equivalente a 14,6% do total de 90.933 farmácias existentes em território nacional. Como parâmetro, a entidade iniciou operações em fevereiro de 2000 com 29.273 lojas.

A partir da esquerda, Oscar Yazbek Filho (Abafarma), Ivan Coimbra (Abradilan), Rafael Oliveira Espinhel (Abcfarma), Edison Tamascia (Febrafar), Juan Carlos Becerra Ligos (Sincofarma-SP), André Bedran (Abcfarma) e Serafim Branco Neto (Abrafarma)

Farmácias associativistas aceleram digitalização

As farmácias associativistas vêm sustentando seu crescimento não apenas por meio da expansão orgânica, mas apostando também na digitalização das redes afiliadas. A Febrafar disponibiliza atualmente 15 ferramentas tecnológicas que dão suporte às rotinas e à gestão das empresas em três verticais – administração, compras e vendas. Os indicadores traduzem o sucesso dessa proposta. O PEC – Programa de Estratégias Competitivas concentra uma base de 48 milhões de consumidores, quase 1/4 da população. “Só nos últimos 90 dias, esse programa de fidelidade proporcionou um faturamento de R$ 1,9 bilhão e registro transações envolvendo 7,9 milhões de CPFs”, enfatiza Tamascia.

Entre as ferramentas incorporadas, destaca-se, por exemplo, o Programa de Apoio ao Paciente para acelerar a incursão do associativismo nos serviços clínicos. Em conjunto, elas propiciam propiciam uma visão 360º do cliente e da jornada de compra”.

Nova diretoria da Febrafar (2023-2027)

No evento, foi anunciada a nova composição da diretoria da entidade para o quadriênio de 2023 a 2027. Com direito a segmentações por região do país, o grupo integra alguns dos mais proeminentes empresários do associativismo nacional.

Presidente: Edison Tamascia
Vice-presidente: José Lúcio Alves (Entrefarma)
1º Secretário: Carlos Maran (Coperfarma)
2º Secretário: Rogério Lopes Jr. (Bigfort)
1º Tesoureiro: Wilson Galli (Agafarma)
2º Tesoureiro: Cleber Magalhães (Multmais)
Diretor Regional Sul: Herivelton Ferreira (Farma e Farma)
Diretor Regional Norte/Nordeste: Geniezer Pereira (Rede Mais Farma)
Diretor Regional Sudeste: Alan Fernandes (Inova)
Diretor Regional Centro-Oeste: Raimundo Nonato (Farmarcas)

Fonte: Panorama Farmacêutica

×