As farmácias associativistas da Febrafar, entidade presidida por Edison Tamascia , celebraram outra marca ao superarem R$ 25 bilhões de faturamento nos últimos 12 meses – até fevereiro de 2023 – um crescimento de 20,7% em relação ao período anterior e superior à alta de 16,2% do segmento do varejo farmacêutico nacional. A Abcfarma, representada por seu presidente executivo, Rafael Oliveira Espinhel, participou do jantar comemorativo anual da entidade – assim como dirigentes das principais entidades do varejo farma.
A participação de mercado da Febrafar também vem avançando rapidamente nos últimos quatro anos. Dos 10,9% de share em 2019, a entidade evoluiu para 13,7% este ano, segundo a IQVIA. O jantar, realizado ontem, dia 17, no Espaço Unimed, confirmou o crescente protagonismo do movimento associativista.
O evento mobilizou mais de 1,2 mil executivos do varejo, da indústria e do atacado, além de líderes e representantes das principais entidades setoriais – Abafarma, Abcfarma, Abradilan, Abrafarma e Sincofarma. Na recepção, cumprimentando todos os convidados, o presidente Edison Tamascia destacava a sólida parceria ao longo dos últimos anos. “Temos orgulho de construir uma trajetória que impacta, literalmente, 100% dos estados brasileiros e o Distrito Federal. Estamos em 3,5 mil municípios – de São Paulo, com a maior população do país, e na pequena cidade de União da Serra (RS), com 1.084 habitantes”, ressaltou o dirigente. Com 60 redes afiliadas, a Febrafar conta hoje com 14.344 PDVs, o equivalente a 14,6% do total de 90.933 farmácias existentes em território nacional. Como parâmetro, a entidade iniciou operações em fevereiro de 2000 com 29.273 lojas.
Farmácias associativistas aceleram digitalização
As farmácias associativistas vêm sustentando seu crescimento não apenas por meio da expansão orgânica, mas apostando também na digitalização das redes afiliadas. A Febrafar disponibiliza atualmente 15 ferramentas tecnológicas que dão suporte às rotinas e à gestão das empresas em três verticais – administração, compras e vendas. Os indicadores traduzem o sucesso dessa proposta. O PEC – Programa de Estratégias Competitivas concentra uma base de 48 milhões de consumidores, quase 1/4 da população. “Só nos últimos 90 dias, esse programa de fidelidade proporcionou um faturamento de R$ 1,9 bilhão e registro transações envolvendo 7,9 milhões de CPFs”, enfatiza Tamascia.
Entre as ferramentas incorporadas, destaca-se, por exemplo, o Programa de Apoio ao Paciente para acelerar a incursão do associativismo nos serviços clínicos. Em conjunto, elas propiciam propiciam uma visão 360º do cliente e da jornada de compra”.
Nova diretoria da Febrafar (2023-2027)
No evento, foi anunciada a nova composição da diretoria da entidade para o quadriênio de 2023 a 2027. Com direito a segmentações por região do país, o grupo integra alguns dos mais proeminentes empresários do associativismo nacional.
Presidente: Edison Tamascia
Vice-presidente: José Lúcio Alves (Entrefarma)
1º Secretário: Carlos Maran (Coperfarma)
2º Secretário: Rogério Lopes Jr. (Bigfort)
1º Tesoureiro: Wilson Galli (Agafarma)
2º Tesoureiro: Cleber Magalhães (Multmais)
Diretor Regional Sul: Herivelton Ferreira (Farma e Farma)
Diretor Regional Norte/Nordeste: Geniezer Pereira (Rede Mais Farma)
Diretor Regional Sudeste: Alan Fernandes (Inova)
Diretor Regional Centro-Oeste: Raimundo Nonato (Farmarcas)
Fonte: Panorama Farmacêutica
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |