Por Celso Arnaldo Araujo
Com o mercado de qualidade de vida, atividade física e saúde ganhando cada vez mais corpo em todo o mundo, a edição 2023 da Arnold South America, maior e mais completo evento multiesportivo, de nutrição, bem-estar, fitness e business do continente, reuniu, em corredores lotados, quase 90 mil visitantes no Expo Center Norte, em São Paulo. E reforçou uma tendência internacional: farmácias e drogarias, hoje postos avançados de saúde e bem-estar no Brasil, estão se tornando o ambiente mais saudável e confortável para a aquisição de suplementos alimentares e vitamínicos. E a Abcfarma, presente ao evento, que teve a executiva Leka Vital como embaixadora do segmento farma, foi uma das entidades que deram apoio institucional à feira, apresentando uma farmácia modelo desenhada pela Metalfarma. Este ano, em sua nona edição, a megafeira abriu as portas para novos públicos e acolheu 180 empresas e marcas, 40% a mais que na edição anterior, com um faturamento de 170 milhões.
O chamado segmento de bem-estar movimenta hoje a extraordinária quantia de 4,5 trilhões de dólares ao ano em escala mundial. O Brasil segue a espiral de crescimento do setor e um evento como o Arnold South America, com 180 empresas expositoras, ajuda o país a aumentar sua presença entre os mercados que mais evoluem, gerando nesta edição da feira um volume de negócios estimado em R$ 170 milhões. Para se expandir, acompanhando o próprio mercado, o Arnold South America investiu este ano na criação de três novos espaços. O BEM ESTAR BRASIL, com uma área de 5.000 m2, foi uma oportunidade para empresas parceiras do setor ficarem mais próximas de consumidores como proprietários de academias, clubes, hotéis e spas, destacando produtos e serviços que agregam saúde, beleza, paz interior e equilíbrio emocional, psicológico, espiritual e físico.
Já a VILA VEGANA foi um espaço dedicado às empresas do segmento que desejam expor ao público simpatizante dessa forma de alimentação produtos e serviços sem nenhum ingrediente de origem animal. E, talvez o maior avanço desta edição: para ampliar a entrada dos suplementos alimentares no mercado varejista, gestores e proprietários de farmácias tiveram a oportunidade de se conectar com fabricantes e fornecedores por meio de um exclusivo projeto de LOJA-CONCEITO. O modelo de PDV tem a chancela da Abcfarma, com o apoio da Metalfarma, empresa líder de mercado em mobiliário e planejamento farmacêutico.
A executiva Leka Vital como embaixadora do segmento farma e Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Promoções e Eventos, diretora da feira e sócia brasileira de Arnold, presentes no projeto exclusivo LOJA-CONCEITO
“Reunir parceiros tão relevantes e que acreditam no evento criado nos Estados Unidos por Arnold Schwarzenegger e hoje consolidado no Brasil, nos motiva cada vez mais. Sabemos a força de desse mercado e o potencial que temos para expandir em diversas frentes”, comentou Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Promoções e Eventos, diretora da feira e sócia brasileira de Arnold, juntamente com Luís Felipe Bonilha, da Excalibur.
Fóruns e congressos
Este ano o Arnold South America também procurou disseminar conhecimento técnico para nutricionistas, educadores físicos, personal trainers, profissionais de saúde e empreendedores do mercado. Foram seis congressos com 140 palestrantes e mais de 5 mil participantes. Já o fórum Wellness Business Summit, organizado e moderado por Leka Vital, teve um conteúdo voltado especificamente para o novo modelo de negócios do varejo farma, baseado na oferta cada vez maior e mais específica de suplementos e correlatos – reforçando o papel das farmácias como estabelecimentos geradores de saúde e bem-estar, consolidado durante a pandemia. Entre os dirigentes de entidades apoiadoras presentes ao fórum, o presidente executivo da Abcfarma, Rafael Oliveira Espinhel, destacou o papel desses produtos ao consolidar o novo papel das farmácias, com o farmacêutico capacitado a prescrever os itens mais adequados a cada perfil de cliente. Um dos benefícios oferecidos pela Abcfarma a seus associados, que ganha força com essa nova tendência, é oferecer assessoria jurídica para as farmácias dispensarem esses produtos dentro das normas regulatórias. Em seguida, Angélica Saldeira, gerente de comunicação do Sincofarma-SP, destacou os cursos que o sindicato oferece para capacitar farmacêuticos a uma dispensação mais abalizada de suplementos e nutracêuticos. E Leka Vital reforçou essa nova realidade destacando que as farmácias são hoje pontos de venda com acesso mais confortável que os chamados body shops, a pessoas comuns.
Em seguida, Renan Oliveira, gerente da IQVIA, líder global em pesquisas sobre o mercado de saúde, fez um raio-x do atual mercado desses produtos, com uma forte tendência de crescimento dos setores de alimentação e conveniência nas farmácias, sobretudo nas independentes – que ainda lideram o mercado brasileiro, com 54 mil lojas. “O consumidor está mais disposto a gastar com esses produtos, sobretudo pelo e-commerce – contando com praticidade, preço e sortimento. O ano de 2023 já destacou, nas estatísticas da IQVIA, o crescimento das vendas de suplementos nutricionais, como barras energéticas – que saltaram cerca de 80%.
O presidente executivo da Abcfarma, Rafael Oliveira Espinhel, aqui entre Leka Vital e Angelica Saldeira, se dirige aos presentes no Wellness Business Summit – um dos fóruns do evento
Mercado que só cresce
O próximo palestrante do Wellness Summit foi Marcelo Bella, presidente da Abenutri/Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, que trouxe números que impressionam: esse mercado é composto hoje por cerca de 700 marcas, das quais 90% fabricadas aqui. O faturamento em 2022 foi de 3,2 bilhões. Quanto ao papel das farmácias na venda desses produtos, Bella disse que a prescrição do farmacêutico não é mandatória para quem procura uma categoria de produto, sem saber o que comprar – mas a informação fornecida por esse profissional pode ser fundamental em termos de eficiência. Na pandemia, todos os mercados perderam em faturamento, mas o segmento de bem-estar cresceu 200%, com destaque para os voltados à área de imunidade – que cresceram 10 vezes mais. Bella falou também sobre o papel da Anvisa na liberação de novos produtos e substâncias. “A agência evoluiu muito, embora sua área técnica tenha limites de pessoal”. Segundo ele, a recente liberação da melatonina, para a melhoria do sono, é um exemplo. Agora, a vez é do canabidiol. “O rio corre para o mar”, desenhou ele, ao resumir as tendências do mercado em termos de ofertas de produtos. “Hoje, o canal mais promissor é o farmacêutico”. Desafios dos administradores: aumento de espaço para a categoria, treinamento de farmacêuticos, superar o permanente turnover de funcionários.
Desafio sempre foi a palavra de ordem para Arnold Schwarzenegger, como atleta e estrela do cinema. E ele deve ter ficado orgulhoso com o sucesso de sua feira no Brasil.
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