fbpx
Abbott lança Ensure Advance – suplemento nutricional que ajuda a fortalecer músculos e recuperar a força
05 ago, 2022
Fórum debate futuro dos medicamentos biossimilares na América Latina
09 ago, 2022

Instituto Horas da Vida leva ação de conscientização dos riscos do colesterol alto

Atendimento gratuito aos passageiros começa no Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, marca o início da ação conjunta do Instituto Horas da Vida – organização sem fins lucrativos que há nove anos tem como propósito oferecer acesso à saúde primária às pessoas em situação de vulnerabilidade social –, ViaMobilidade e ViaQuatro – concessionárias que administram estações de metrô e trem em São Paulo – para levar informações e orientações para os passageiros de como levar uma vida mais saudável. 

Profissionais de saúde estarão presentes no local para realizar os procedimentos e orientar os passageiros sobre os cuidados que devem ser tomados para manter o colesterol dentro dos padrões recomendados.

A iniciativa acontecerá todos os dias úteis, de 10h às 16h, até o dia 02 de setembro, nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, além das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

Além da aferição da pressão arterial e realizar a medição do colesterol, os passageiros receberão folhetos explicativos sobre o tema, poderão consultar banners e conversar com a equipe de saúde.

O Instituto Horas da Vida ainda oferecerá outro benefício exclusivo para quem passar pelas estações. Quem realizar o cadastro no ‘Hora da Saúde‘ pelo link que será divulgado durante a campanha, poderá usufruir gratuitamente do serviço de Orientação de Saúde por telefone 24h/7, patrocinado pela Filóo Saúde, healthtech que tem como objetivo oferecer acesso a serviços médicos de qualidade e individualizados por preços acessíveis.

 

“O transporte público é o coração de uma cidade. Por isso, o Instituto Horas da Vida vai até às estações de maior demanda para alertar sobre os riscos cardiovasculares causados pelo colesterol alto. O cuidado primário com a saúde é importante para evitar complicações futuras e pode mudar a vida da população”, explica Rubem Ariano,  fundador do Instituto Horas da Vida e CEO da Filóo Saúde.

 

Para manter a qualidade do atendimento no local e com a maior comodidade, a ViaMobilidade e ViaQuatro disponibilizarão funcionários para organizar as filas de atendimento, mesas e cadeiras.

AGENDA

– De 8 até 12 de agosto, das 10h às 16h, quem passar pela estação Luz poderá aferir a pressão arterial e realizar a medição do colesterol através de oxímetro, ambos equipamentos de alta tecnologia fornecidos pela Macrosul.

– Na semana seguinte, de 15 a 19 de agosto, no mesmo horário, será a vez da estação Santa Cruz receber a iniciativa.

– Já de 22 a 26 de agosto, também de 10h às 16h, a estação Osasco contará com a ação que tem o objetivo de mostrar a importância da atenção primária à saúde no combate às doenças.

– Por fim, a estação Santo Amaro terá o projeto presencial de 29 de agosto até 2 de setembro, no mesmo intervalo de horário.

Riscos do colesterol alto

O colesterol é uma substância muito semelhante à gordura e é encontrada no sangue, já que é produzida naturalmente no fígado. Porém, quando os níveis de colesterol ficam acima do recomendado, é possível desenvolver depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Eventualmente, esses depósitos crescem, dificultando o fluxo de sangue pelas artérias. Às vezes, esses depósitos podem se romper repentinamente e formar um coágulo que pode até causar um ataque cardíaco ou derrame.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 4 em cada 10 brasileiros têm colesterol alto. Além disso, 67% responderam à entidade que nem mesmo sabem quanto é a sua própria taxa de colesterol. Para manter o colesterol dentro dos padrões recomendados é importante uma dieta aliada a exercícios físicos, evitar cigarro e o consumo de álcool. Ou seja, o estilo de vida é o mais determinante. Porém, há casos em que o colesterol alto pode ser hereditário. Nessa situação é ainda mais necessário o acompanhamento médico.

 

SERVIÇO:

Ação gratuita e presencial das 10h às 16h. 

– De 08/08 a 12/08: na estação Luz;  Linha 4-Amarela

– De 15/08 a 19/08:  na estação Santa Cruz; Linha 5-Lilás

– De 22/08 a 26/08: estação Osasco; Linha 8-Diamante

– De 29/08 a 02/09: estação Santo Amaro; Linha 9-Esmeralda.

Não há limite de atendimentos por dia, desde que seja respeitado o horário da iniciativa.

 

Sobre o Instituto Horas da Vida

O Instituto Horas da Vida é uma instituição sem fins lucrativos, que atua, desde 2013, por meio de uma rede de voluntários de profissionais da saúde, promovendo a inclusão social e o acesso gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A organização atua com foco na atenção primária em 30 especialidades e possui ações como: consultas, exames, mutirões, palestras sobre saúde e doação de óculos. Possui, entre outras certificações, o Selo Doar, que atesta a transparência nas ONGs brasileiras. Desde o início da pandemia do Covid-19, tem desenvolvido projetos especiais e parcerias em benefício de grupos diretamente atingidos, como idosos, Hospitais filantrópicos e os próprios profissionais de saúde. Mais informações em www.horasdavida.org.br.

Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9:

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

 

Informação para a imprensa – Instituto Horas da Vida:

Contato: imprensa.horasdavida@agenciafr.com.br

11/2337-2086

Kátia Gonçalves /Vanessa Silva /Angelita Gonçalves

Importante: Para cobertura da imprensa é necessário entrar em contato com a assessoria do Instituto Horas da Vida, para que seja feito o credenciamento e a liberação da entrada da equipe na estação.

WhatsApp
LinkedIn
Share
Instagram