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E-commerce: a credibilidade das farmácias

Uma pesquisa inédita da CVA Solutions mapeou os e-commerces de farmácias com maior credibilidade e força perante os consumidores. O estudo reuniu 5.412 clientes do varejo farmacêutico e revelou um aumento de 50% no uso da internet e de aplicativos para a compra de medicamentos.

Hoje, 31,4% dos consumidores já se consideram usuários habituais dos e-commerces de farmácias. E esse público avalia que as drogarias com melhor valor percebido e relação custo-benefício continuam a ser as bandeiras regionais e de formato popular. “Os medicamentos de marca representam a maior categoria destino, que define a escolha da drogaria, para 31% dos consumidores. No entanto, está havendo um avanço na procura por produtos de higiene e beleza e por remédios sem prescrição médica. Os genéricos caíram um pouco, por causa da dificuldade de encontrar as marcas habituais do consumidor”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions. Os e-commerces de farmácias são muito bem avaliados pelos consumidores. O segmento aparece na 7ª posição entre os 52 pesquisados pela CVA Solutions.

Compras Online

As compras online se mantêm e já se consolidaram. A adesão dos consumidores a essa facilidade aumentou de 21,4% (2019) para 31,4% em 2022, ou seja, 50% a mais. Na cidade de São Paulo, 50% dos consumidores afirmam que compram online e no Sudeste, em geral, a porcentagem é de 37,2%. As drogarias online mais usadas pelos consumidores são Droga Raia, Drogasil, Ultrafarma e São Paulo.

Visitas e Fidelidade

As visitas mensais às drogarias físicas também aumentaram em 2022 – são 2,12 vezes, contra 1,91 em 2021, resultado do relaxamento das regras de isolamento social impostas pela pandemia. Os programas de fidelidade das farmácias aumentaram de 34,2% para 38,2% de penetração, já que os consumidores precisam saber de ofertas e facilidades. Para 83,3% dos entrevistados o programa de fidelidade tem por objetivo os descontos nos medicamentos e produtos. O recebimento de e-mail marketing, folhetos ou comunicado de promoções nas redes sociais também registrou evolução – 66% afirmam ter recebido ou visto uma promoção. Apenas 33,6% dizem não ter recebido ou visto nada nos últimos 30 dias.

Genéricos e categoria destino

Apesar de consolidada, as buscas por medicamentos genéricos perderam um pouco da força, devido à falta de marcas da preferência do consumidor. 89% dos consumidores compram genéricos. Os medicamentos genéricos da Medley são os preferidos para 28,1%, seguidos por EMS, Neo Química, Eurofarma e Cimed. A categoria-destino, ou seja, aquela que leva o consumidor a procurar uma farmácia, ainda é a busca por um medicamento de marca (31%), seguido por genéricos (22%), produtos de higiene e beleza (17%) e remédios de venda livre (17%). Em relação a 2021, higiene e beleza, remédios de venda livre e medicamentos de marca cresceram como categoria-destino. Já os genéricos diminuíram de 23% para 22%.

Mais doenças nos lares

As doenças crônicas como depressão/ansiedade, diabetes, refluxo e doenças do coração, aumentaram. As pessoas que dizem não ter nenhuma doença diminuíram de 31,7%, em 2021, para 28,0% em 2022. As pessoas estão mais doentes, apesar de estarem com peso mais saudável e fumando menos.

RANKING 2022: Valor Percebido e Força da Marca Valor Percebido (custo-benefício percebido):

1º Coop

2º Ultrafarma

3º A Nossa Drogaria

4º Farmais

5º Drogasil

6º Droga Raia

7º Preço Popular

8º Catarinense

9º Nissei

10º Bifarma

11º Drogafarma

12º Pague Menos

13º Globo

14º São Paulo

15º Drogal

16°Araújo

17º Extrafarma

18º Carrefour

19º De Bairro

20º Panvel

Fonte: Panorama Farmacêutico

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