fbpx
Dormir bem para viver melhor!
17 mar, 2023
Ausente das prateleiras há 15 anos, Modess, sinônimo de absorvente, volta às farmácias.
21 mar, 2023

Durante três dias, um show de parcerias do mercado farma!

Por Celso Arnaldo Araujo

Recorde de público e de lançamentos, grande interação entre os agentes do mercado farmacêutico – e o concorrido stand da Abcfarma fortalecendo o contato do varejo com nossos parceiros

Sim, recorde de público: durante três dias, mais de 23 mil pessoas estiveram presentes no Conexão Farma 2023, promovido pela Abradilan (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos) e realizado no Expo Center Norte – maior centro de convenções de São Paulo. Um número bastante superior ao das 16 edições anteriores do evento. Atraídos por 130 stands, mais de 100 lançamentos de produtos e nada menos que 30 horas de conteúdo e dicas exclusivas, a cargo de alguns dos mais disputados palestrantes do país, durante esses três dias milhares de profissionais fortaleceram seus vínculos com os demais segmentos de mercado – o que é fundamental num setor tão complexo como o farmacêutico.

Tendências farmacêuticas para os próximos anos

No terceiro e último dia do evento, eles tiveram a oportunidade de participar de diversos workshops sobre as tendências do varejo farma – e da farmácia do futuro. Questionando se os varejistas estavam realmente preparados para esse futuro, Luiz Gustavo Cruz, gerente de ofertas farma, resumiu assim os novos processos do marketing do setor. “A loja é um local de experiência física do cliente, mas hoje a realidade é o multicanal: appsdeliverylivestreame-commerce, redes sociais e troca de mensagens. Todos trabalham de forma independente, mas, ao final, precisam ter uma experiência fluida e unificar experiências”, finalizando com um mantra: mais importante que o cliente que chega é aquele que volta.

Por isso, Alessandra Lima, sócia-diretora da Mind Shopper, e Andrea Prata, sênior design researcher, trouxeram aos presentes maneiras de envolver o shopper on-line em uma jornada fluida. “O brasileiro está on-line para conexões e também para a saúde. A era digital pode aumentar sua lucratividade e auxiliar na manutenção de um relacionamento duradouro. Tudo está a um clique”, disse Alessandra. Mas palestras sobre layoutização mais eficiente das lojas físicas também atraíram um grande público. Um modelo mix de varejo parece ser a tendência mais promissora de “farmácia do futuro”.

Abcfarma: fazendo conexões farma

A participação da Abcfarma no evento também foi muito concorrida e bem-sucedida. Com um stand bem maior que nas edições anteriores, nossos dirigentes e colaboradores, comandados pelo presidente executivo Rafael de Oliveira Espinhel, recepcionaram os visitantes com um programa de ações e benefícios que fortalecem a marca junto ao setor farmacêutico, destacando também a atuação da Abradilan na parceria dos distribuidores com o varejo. Outro tema fundamental da Abcfarma no evento foi o programa Logística Reversa de Medicamentos, que, fortalecendo a compensação ambiental, vai engajar boa parte das farmácias brasileiras, incluindo nossos 15 mil associados. Além de informações essenciais sobre as regras das diferentes etapas do programa, a Abcfarma disponibilizou em seu stand, e em outros pontos estratégicos da feira, diversos modelos autorizados de coletores de medicamentos vencidos – como uma aula prática de Logística Reversa.

Conexão Farma 2024!

Jony Sousa, presidente da Abradilan, entidade que promove o maior evento do mercado farma, subiu ao palco para agradecer todos ao visitantes, parceiros, patrocinadores e expositores. E anunciou: “O próximo Conexão Farma já tem data: de 12 a 14 de março de 2024, em um novo pavilhão do Expo Center Norte, ainda maior.”

Até lá!

 

×