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Como o “P” de Pessoas pode fazer sua farmácia prosperar

Por Lincoln Oliveira

A “PORTA” de que iremos tratar este mês, dando sequência ao artigo anterior, é “Pessoas parte 2”. Apresentarei algumas chaves de como alavancar seu lucro através de ajustes estratégicos em relação à sua equipe.

E se eu chegasse hoje em sua farmácia, para fazer uma palestra a seus colaboradores, e perguntasse qual é a meta de faturamento da loja para aquele dia, aquela semana ou aquele mês? A meta, o objetivo da loja estariam claros para todos os envolvidos com a empresa?

Anote isso em sua agenda pessoal: não existe empresa 100% com colaboradores 90%. Se em sua cultura organizacional não for cultivada a necessidade de os colaboradores atingirem metas individuais, além de estarem comprometidos com o alcance dos indicadores e metas coletivas; se seus colaboradores, principalmente os que estão diretamente ligados com o atendimento ao cliente, só estiverem focados em vender o que é mais fácil, como os produtos que estão em promoção, sua farmácia terá muita dificuldade de permanecer lucrativa e crescendo, no atual cenário dinâmico em que nos encontramos.

Se agora, ao ler este artigo, você se entregar à inquietude em relação ao que fazer para que as Pessoas de sua empresa comecem a gerar melhores resultados, saiba que a primeira mudança de postura e de comprometimento com melhores resultados precisa vir da alta gestão da empresa: você, gestor, precisa ser protagonista e liderar sua equipe para essa melhor fase. Isso só é possível em grandes empresas? Absolutamente, não!

Independentemente do seu porte como farmácia e da quantidade de colaboradores que possua, se você implantar o método DBC em sua equipe, em pouco tempo começará a colher bons frutos. No que consiste esse método?

  • D de Desafio: estabeleça uma meta, um objetivo que seja factível e lhe forneça as ferramentas necessárias. Esse desafio pode ser uma meta de faturamento geral ou um indicador, como ticket médio, número de itens adquiridos por cliente, etc.
  • B de Bonificação: após estabelecido qual será o desafio, revele o que eles irão ganhar de bônus. Sugiro que, no processo de implantação, o bônus seja coletivo, para cultivarmos a coletividade. Nessa fase, é importante esclarecer dúvidas e verificar se todos entenderam qual é o Desafio, para diminuir ruídos de comunicação. O gestor tem papel importante em MEDIR para GERIR. Com o Desafio lançado, é importante estabelecer de quanto em quanto tempo serão apresentadas as parciais da campanha.
  • C de Comemoração: se o Desafio foi factível, se foram fornecidas as ferramentas necessárias, se a comunicação foi correta e sem ruídos, e teve o acompanhamento das parciais, as chances de sua equipe ter superado o Desafio são ENORMES! Então, agora é a hora de reunir a equipe e comemorar o resultado alcançado e aproveitar para lançar um próximo Desafio.

Em um cenário dinâmico onde cada vez mais interagimos com máquinas, inteligências artificiais, plataformas de delivery, temos a oportunidade de aperfeiçoar nossos colaboradores para terem o melhor aproveitamento possível no atendimento ao cliente e gerar a melhor experiência de compra em nossa loja. Somos hoje um estabelecimento completo, somos um estabelecimento que gera saúde e bem-estar às pessoas e, para cultivar isso, precisamos cada vez mais de pessoas que saibam abrir as “portas” para os nossos clientes.

No próximo artigo, ainda no P de Pessoas, falaremos da importância da Análise do Perfil Comportamental, e como diminuir o gasto com a demissão/substituição de colaboradores em sua farmácia. Aguardo você!

Mudando chaves, abrindo portas

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