O workshop Retail Farma Brasil, realizado na última terça-feira, dia 14, evidenciou os caminhos necessários para a farmácia ampliar o olhar sobre a jornada do paciente. O evento apresentou insights para permitir que os serviços farmacêuticos ganhem protagonismo e sejam potencializados como uma estratégia de marketing.
“Em uma pequena farmácia ou uma grande rede, é preciso que o ponto de venda ofereça as mesmas oportunidades de jornada, mesmo que se trate de uma sala menor ou um ambiente mais simples”, destaca Paulo Gomes, VP de relacionamento com o mercado da Retail Farma Brasil.
No evento, foram destacados os 5 eixos estatégicos do cliente numa farmácia:
Layout
A planta baixa precisa seguir uma lógica de navegação, com MIPs localizados no fundo da loja, a fim de fazer o shopper circular pelo ambiente. “A experiência deve estar alinhada com a compra por impulso e com o bom uso do atendente para trabalhar a venda assistida, com monitoramento de consultas farmacêuticas, programas da indústria ou com a utilização dos dados de CRM para campanhas de saúde”, afirma Rogério Lima, professor da ESPM e VP de conteúdo e consultoria da Retail Farma Brasil.
MIPs como gatilho para mapear o paciente
Apesar do cenário macroeconômico desfavorável, o varejo farmacêutico continua crescendo tanto em volume (6,5%) como em valor (15,4%). “Na área de medicamentos de prescrição, os produtos promovidos conseguem aumentar a média de preço e de share da varejista. Eles têm a maior representatividade das vendas online”, explica Elton Mendonça, diretor BU Pharma da IQVIA.
Digitalização por inteiro
Para Thiago Julio, diretor médico da Memed, o desafio de tirar o médico do papel passa pela construção de um ecossistema 100% digital, empoderando o paciente via varejo farmacêutico. “E o uso de programas de inteligência clínica permite ter previsibilidade de surtos e doenças, conseguindo criar uma curva de prescrições de medicamentos”, avalia.
Serviço sim, mas com diálogo
A assistência farmacêutica pressupõe muito mais do que oferta. A depender do cenário, um rol pequeno de serviços pode ser suficiente para a fidelização. “A jornada do paciente começa pelo acolhimento e entendimento das suas necessidades para, a partir daí, promover as soluções mais adequadas juntamente com a orientação do farmacêutico”, explica Flávia Thomazzi, diretora da Attive Care, farmácia de manipulação localizada em Campo Grande (MS), que foi o primeiro PDV do setor a oferecer o teste de Covid no Brasil, no Brasil, em 2020.
Tudo é marketing
Investir somente em quem está comprando agora é o maior erro de marketing que uma farmácia pode cometer. “De 100% das pessoas, apenas 3% estão comprando no momento, enquanto há 97% do público a ser trabalhado. Isso exige um posicionamento proativo da farmácia”, ressalta Emanuele Rodrigues, consultora de marketing e trade marketing. Segundo ela, é preciso ter uma estratégia omnichannel para crescer em todos os pontos de contato com os clientes, trazendo cada vez mais tráfego para as lojas virtuais e físicas.
Fonte: Panorama Farmacêutico
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |