fbpx
GRUPO NC, SELECIONA NOVOS TALENTOS PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO 2022
31 maio, 2022
Programa Raízes da União Química chega em Minas Gerais
01 jun, 2022

3 tendências para o futuro do mercado magistral

O mercado magistral está em expansão. De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), entre 2016 e 2020 houve crescimento de 22,9% da receita total do setor. Esse cenário não indica estabilidade, mas que é necessário que empresários do ramo das farmácias de manipulação estejam cada vez mais atentos às transformações no mundo e às tendências de consumo de hoje – que irão impactar os negócios de amanhã.

Não foi só a covid-19 e seus reflexos socioculturais e socioeconômicos que impactaram o setor das farmácias de manipulação. Antes mesmo da pandemia, o mercado magistral já começava a se reinventar quando começou a lidar com tecnologias mais complexas e consumidores muito mais exigentes. Conceitos como sustentabilidade e ecofriendly passaram a fazer parte do dia a dia dos farmacêuticos. Assim como a busca por conhecimento sobre farmacogenética e estudos correlatos.

Você e sua farmácia estão preparados para atender ao público vegano ou pet friendly que opta por não usar produtos de origem animal? Que lê minuciosamente cada componente da composição, quer saber se aquele produto foi testado em animais e exige matérias-primas orgânicas? Ou são pacientes que precisam de doses individualizadas, associações e formas farmacêuticas muito específicas?

Conheça o perfil desses novos consumidores, o tipo de produto que eles procuram e como sua farmácia de manipulação pode se adaptar para atendê-los.

Prescrições veganas ou 100% vegetais

O Movimento Vegano é uma derivação do vegetarianismo e abole o consumo de todo e qualquer subproduto de origem animal, como carne, leite, ovos, mel. O público vegano tem se tornado um importante nicho de mercado, uma vez que ele extrapola o consumo de alimentos e sai à procura de vestuário, maquiagens e dermocosméticos e produtos de limpeza, entre outros artigos de origem 100% vegetal.

É importante lembrar que a manipulação de insumos ou matérias-primas é regulamentada pela Resolução RDC nº 67/2007, que institui as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em Farmácias.

Por que investir nesse cenário? Apostar em nichos e ter diferentes públicos consumidores em sua farmácia de manipulação abre caminhos importantes para o aumento da lucratividade. Trata-se de um mercado ainda novo, com alta demanda, pouca oferta e com clientes de fácil fidelização.

Farmácia ecofriendly: ofereça produtos orgânicos

Estamos vivendo a era do consumo consciente ou consumo sustentável. Essa perspectiva envolve a busca por empresas, produtos e serviços que sejam ecologicamente e socialmente corretas. O consumidor consciente tende a fazer compras de forma mais racional, levando em conta os impactos ambientais, na saúde humana e animal, nas questões econômicas (do preço e valor da marca) e até mesmo nas relações de trabalho (se os funcionários da empresa são explorados, se vivem em situações análogas ao trabalho escravo, etc.). Esse público quer saber o que está consumindo e ter certeza de que não há irregularidades legais – ou questões morais – ao longo da cadeia produtiva. Ele quer adquirir produtos ecofriendly, ou seja, amigável ao meio ambiente, cuja produção e consumo sejam planejados para causar o mínimo de impacto socioambiental possível.

No mercado de farmácias de manipulação, o consumidor está de olho nas boas práticas da farmácia quanto ao gerenciamento correto de resíduos, sua atuação social como prestadora de serviços correta e idônea.

Por que investir nesse cenário? Assim como o mercado vegano – um tipo de consumidor consciente – este também é um nicho de alta demanda e pouca oferta que está em busca de prescrições manipuladas feitas a partir de matérias-primas cosméticas e adjuvantes farmacotécnicos de bases dermatológicas, com conceito e certificação orgânica.

O futuro com a farmacogenética

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da farmacogenética, a área da farmacologia clínica que estuda a relação entre as variações do genoma e a resposta aos medicamentos, com o objetivo de personalizar o tratamento de acordo com as características genéticas de cada pessoa. Essa área do conhecimento é consequência dos estudos sobre o genoma humano e uma importante tendência de revolução na forma como a Medicina guia os tratamentos farmacológicos. Com a possibilidade das prescrições de fármacos cada vez mais personalizada, é possível evitar o uso excessivo de medicamentos ou de doses diárias acima do necessário, principalmente no que diz respeito aos tratamentos farmacológicos de uso contínuo.

A farmacogenética provavelmente seja uma das mais importantes tendências do mercado magistral nos próximos anos. Hoje em dia, as prescrições tradicionais se dão a partir do histórico médico e características do paciente, como idade, funções renais e hepáticas, interações medicamentosas, entre outros pontos de atenção. No futuro, a previsão dos pesquisadores é que parte considerável das prescrições seja baseada também nas características genéticas dos pacientes.

Por que investir nesse cenário? A farmácia de manipulação, por essência, tem como objetivo oferecer medicamentos e outros produtos personalizados para seus pacientes. Com a farmacogenética, ainda em fase inicial e experimental, essa missão torna-se ainda mais eficaz, sendo possível elaborar formulações mais assertivas para as pessoas, diminuindo o custo de produção para a farmácia, impactando, inclusive, no valor para o consumidor final.

×