fbpx
Abcfarma: 64 anos sempre a seu lado
30 out, 2023
TheraSkin lança Cleany®: sua nova linha de limpeza facial
31 out, 2023

Vitamina K2: papel de destaque na prevenção e no controle da calcificação arterial

Envelhecer com saúde e qualidade de vida é um desejo comum à maioria das pessoas e, nesse processo, a saúde cardiovascular assume um papel fundamental. Segundo dados do IBGE, a população brasileira já vive, em média, 77 anos. Mas, ao alcançarmos essa idade, o sistema cardiovascular passa a sofrer mudanças naturais, como é o caso da chamada calcificação arterial – que agrava a incidência de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica. A boa notícia: é possível retardar essas mudanças adotando hábitos alimentares saudáveis, prática de atividades físicas e o uso de Menaquinona-7, conhecida como vitamina K2.

O Dr. Francisco Antonio Helfenstein Fonseca, cardiologista e professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), explica que, apesar de o cálcio ser o principal mineral encontrado nos ossos e dentes, sua presença não se restringe apenas a esses órgãos. Cerca de 1% do cálcio total do corpo é encontrado no sangue e, com o avanço da idade, depósitos desse mineral podem ocorrer em várias partes do corpo. E isso não é bom.

“Esse processo, conhecido como calcificação arterial, causa o enrijecimento e o estreitamento das paredes das artérias, prejudicando a circulação sanguínea e aumentando os problemas no sistema circulatório. Embora a rigidez nas artérias seja inevitável com o envelhecimento, outros fatores de risco podem agravar a doença, como estilo de vida sedentário, histórico familiar, tabagismo, diabetes, hipertensão arterial e insuficiência renal. Essa condição danifica a elasticidade natural das artérias, restringe o fluxo sanguíneo e prejudica o suprimento de oxigênio e nutrientes para os tecidos e órgãos”, explica o especialista.

Para o Dr. Francisco Fonseca, a prevenção da calcificação arterial deve ser multifatorial. “O ideal é que sejam combinados alimentação adequada, prática regular de atividades físicas e monitoramento dos exames cardiológicos. Além disso, incluir a vitamina K2 na dieta do paciente contribui para a redução dos problemas decorrentes da calcificação arterial. A Menaquinona-7 atua como regulador do metabolismo de cálcio, ajudando a direcionar o mineral para os ossos e evitando que ele se deposite nas paredes arteriais”, detalha o cardiologista.

O papel regulador da vitamina K2

No entanto, essa vitamina está presente em poucos alimentos – nem sempre acessíveis. Exemplo de fonte de K2 é o Natto, iguaria tradicional japonesa feita com soja fermentada. “A suplementação entra como ferramenta para suprir essa falta. Se o paciente for diabético, tem histórico de insuficiência renal, infarto ou outros problemas cardiológicos, o risco de desenvolver a calcificação arterial é muito maior. Nesse caso, o médico pode orientar o paciente a iniciar o consumo da vitamina K2 com a dosagem adequada, de acordo com os riscos individuais”, destaca o Dr. Fonseca. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SOCESP), as doenças cardiovasculares somam 400 mil mortes por ano, representando 30% de todos os óbitos do país. “A calcificação arterial é uma condição desafiadora que pode acarretar diversos problemas ainda mais sérios e irreversíveis. Mas, com o tratamento adequado, bem como orientação e acompanhamento médico, esse quadro pode ser controlado”, finaliza o professor da UNIFESP.

Fonte: Texto Comunicação Corporativa 

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

⚖️ Coordenação Jurídico: Dr. André Bedran
E-mail: juridico@abcfarma.org.br

Redes Sociais:

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

 

×