fbpx
Venda de genéricos cresce mais de 9% e biossimilares avançam 21,55% nos últimos 12 meses
06 dez, 2022
Genéricos: os 10 mais vendidos nas farmácias brasileiras
07 dez, 2022

Vacina inalável vai imunizar contra Covid-19

A biofarmacêutica brasileira Biomm, pioneira em medicamentos biotecnológicos no país, acaba de solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária o registro definitivo da Convidecia Air, primeira vacina inalável contra Covid-19 aprovada no mundo este ano.

 

O imunizante foi desenvolvido pela CanSinoBIO e oferece uma opção não invasiva, que usa um nebulizador para transformar o líquido em aerossol para inalação pela boca. Estudos publicados na revista científica britânica The Lancet1 indicaram que a Convidecia Air pode produzir forte imunidade humoral, celular e na mucosa, para obter proteção tripla – e conter efetivamente a infecção e a disseminação do vírus, após uma dose apenas.

Um estudo recente, publicado também pela Lancet, mostrou que o uso de Convidecia Air como reforço heterólogo (esquema vacinal com uso de diferentes vacinas) gerou respostas imunes maiores do que aquelas induzidas por um reforço de vacina homóloga (quando são utilizados os mesmos imunizantes no esquema vacinal) inativada. Além disso, a vacina inalada pode aumentar a imunogenicidade (capacidade de produção de anticorpos), em comparação com uma injeção intramuscular de Convidecia como reforço.

A Convidecia Air foi aprovada na China, onde 12 cidades já iniciaram a vacinação com o imunizante, incluindo Tianjin, Pequim, Xangai, Jiangsu e Zhejiang – para ajudar a fortalecer a proteção da população contra a Covid-19 e suas variantes com um método mais eficiente e sem agulhas, indolor e não invasivo. Recentemente, a Convidecia Air foi aprovada para uso emergencial no Marrocos, caracterizando a primeira aprovação no exterior. Em maio deste ano, a Biomm solicitou o registro definitivo da Convidecia na forma injetável para a Anvisa, pela possibilidade de contribuir com a imunização dos brasileiros de forma contínua e definitiva. Como fazem parte do mesmo dossiê, a aprovação da vacina inalável depende da aprovação da vacina injetável.

Após a aprovação do órgão regulador, a companhia prevê importar, inicialmente, as vacinas Convidecia e Convidecia Air e, posteriormente, vai produzir os imunizantes em sua planta biofarmacêutica em Nova Lima (MG).

Fonte: Biomm

×