Por Carla Bovo
Novas oportunidades estão abertas a todos, sempre. Mas quem conseguir, no ano que começa, se adequar mais rapidamente às mudanças excepcionais de 2020 obterá o melhor resultado. Como? Guarde estas dicas.
Teremos dois tipos de consumidores bem nítidos em 2021: os Blindados, isto é, consumidores que permaneceram empregados, têm boa renda mensal e, como características de consumo, cultivam a experimentação de novas marcas, produtos premium em casa e se dão ao direito de consumir sempre. Já os consumidores Restringidos são aqueles cuja renda foi afetada, por redução ou desemprego, e possuem como características apertar o cinto e busca de oportunidades de cesta. A utilização de novos serviços via e-commerce estará presente em ambas as classes de consumidores – sendo uma grande oportunidade de criar vínculo com eles, já que a maioria das plataformas de e-commerce permite a análise de dados do consumidor, o que gera a oportunidade de conhecer carteira de compras e curvas de consumo. Tal análise leva a uma visão 360 graus de seu consumidor, gerando conteúdo personalizado e embasando promoções que podem aumentar, e muito, a cesta de compras do cliente.
*A análise mais ampla da precificação é muito importante também por definir os preços em um grau mais profundo, com políticas de preço no nível da cidade, não da região – e diferenciando preços e promoções para canais online e off-line. Essa variação pode chegar, no caso de grandes cidades, a detalhamento de bairro, para atender às diversidades dos consumidores Blindados e Restringidos.
*Produtos com embalagens promocionais e os promopacks, embalagens com maior quantidade de produtos, serão uma sensação também, já que nos pontos físicos as visitas não serão tão constantes. Lembro que é o momento de os clientes provarem novas marcas, sendo muito importante o mix adequado, bem como a experimentação de marca própria com preços atrativos.
*Não acabará o canal físico, pois, no caso do nosso canal farma, existe um diferencial – que é o contato humano e informativo.
E outro diferencial grande que é o profissional da área de saúde, o nosso farmacêutico, que precisa estar muito bem informado e proativo, para fazer a diferença no atendimento.
A — 20% ESTOQUE — 70% FATURAMENTO
B — 30% ESTOQUE — 20% FATURAMENTO
C — 50% ESTOQUE —10% FATURAMENTO
ATENÇÃO: SEGUIR A REGRA DE SUCESSO – COMPRAR MAIS VEZES EM MENOR QUANTIDADE
Atitudes e palavras-chave do mercado atual e do futuro:
O consumidor é antenado e exigente e busca o atendimento tipo UAU!!!!
Faça o simples, seja detalhista em suas ações diárias, atento ao que acontece à sua volta – e você obterá o melhor aproveitamento das oportunidades.
Seja atento e se adeque, não deixe o tempo passar. Faça as mudanças hoje e comece um excelente 2021.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |