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Tendências do mercado para 2021

Por Carla Bovo

Novas oportunidades estão abertas a todos, sempre. Mas quem conseguir, no ano que começa, se adequar mais rapidamente às mudanças excepcionais de 2020 obterá o melhor resultado. Como? Guarde estas dicas.

Teremos dois tipos de consumidores bem nítidos em 2021: os Blindados, isto é, consumidores que permaneceram empregados, têm boa renda mensal e, como características de consumo, cultivam a experimentação de novas marcas, produtos premium em casa e se dão ao direito de consumir sempre. Já os consumidores Restringidos são aqueles cuja renda foi afetada, por redução ou desemprego, e possuem como características apertar o cinto e busca de oportunidades de cesta. A utilização de novos serviços via e-commerce estará presente em ambas as classes de consumidores – sendo uma grande oportunidade de criar vínculo com eles, já que a maioria das plataformas de e-commerce permite a análise de dados do consumidor, o que gera a oportunidade de conhecer carteira de compras e curvas de consumo. Tal análise leva a uma visão 360 graus de seu consumidor, gerando conteúdo personalizado e embasando promoções que podem aumentar, e muito, a cesta de compras do cliente.

*A análise mais ampla da precificação é muito importante também por definir os preços em um grau mais profundo, com políticas de preço no nível da cidade, não da região – e diferenciando preços e promoções para canais online e off-line. Essa variação pode chegar, no caso de grandes cidades, a detalhamento de bairro, para atender às diversidades dos consumidores Blindados e Restringidos.

*Produtos com embalagens promocionais e os promopacks, embalagens com maior quantidade de produtos, serão uma sensação também, já que nos pontos físicos as visitas não serão tão constantes. Lembro que é o momento de os clientes provarem novas marcas, sendo muito importante o mix adequado, bem como a experimentação de marca própria com preços atrativos.

*Não acabará o canal físico, pois, no caso do nosso canal farma, existe um diferencial – que é o contato humano e informativo.
E outro diferencial grande que é o profissional da área de saúde, o nosso farmacêutico, que precisa estar muito bem informado e proativo, para fazer a diferença no atendimento.

Categorias importantes que devem ser colocadas em evidência na sua farmácia:

  • VITAMINAS E SUPLEMENTOS
  • MIPS
  • CONVENIÊNCIA
  • DERMOCOSMÉTICOS
  • COLORAÇÃO e TRATAMENTOS CAPILARES
  • DEPILAÇÃO
  • ALIMENTOS SEM LACTOSE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR

E o cuidado com oito pontos é fundamental para manter seu negócio saudável – tanto o físico como o digital. São eles:

  1. Comprar Bem
  2. Ajuste de Estoque
  3. Acerto de Mix
  4. Organização das Categorias
  5. Ajustes no Layout da Loja
  6. Jornada do cliente potencializada
  7. Atendimento nota 1000 no Fluxo de Caixa

Para que se mantenha tudo funcionando bem, temos três pilares de fluxo financeiro que suportam todo esse processo:

  • Classificação de curvas dos produtos

A — 20% ESTOQUE — 70% FATURAMENTO

B — 30% ESTOQUE — 20% FATURAMENTO

C — 50% ESTOQUE —10% FATURAMENTO

  • Compras Equilibradas

ATENÇÃO: SEGUIR A REGRA DE SUCESSO – COMPRAR MAIS VEZES EM MENOR QUANTIDADE

  • Estoque
    • ESTOQUE DE BAIXO GIRO COMPROMETE SEU CICLO FINANCEIRO
    • 90 DIAS DE PRODUTO PARADO (SR = SEM ROTAÇÃO): promocione, incentive a venda e inative a compra desses itens. Se não for promocional ou sazonal, faça caixa com esse tipo de produto.

Atitudes e palavras-chave do mercado atual e do futuro:

  • COMODIDADE
  • AGILIDADE
  • COMPRA SEM ATRITO
  • VENDA ON-LINE, DELIVERY, E-COMMERCE
  • ATENDIMENTO AO CLIENTE (CONTATO HUMANO)
  • POSITIVIDADE
  • GENTILEZA
  • HUMANIZAÇÃO
  • INFORMAÇÃO
  • VANTAGENS
  • EMOÇÃO NA COMPRA

O consumidor é antenado e exigente e busca o atendimento tipo UAU!!!!

Faça o simples, seja detalhista em suas ações diárias, atento ao que acontece à sua volta – e você obterá o melhor aproveitamento das oportunidades.

Seja atento e se adeque, não deixe o tempo passar. Faça as mudanças hoje e comece um excelente 2021.

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