Por Carla Bovo
Novas oportunidades estão abertas a todos, sempre. Mas quem conseguir, no ano que começa, se adequar mais rapidamente às mudanças excepcionais de 2020 obterá o melhor resultado. Como? Guarde estas dicas.
Teremos dois tipos de consumidores bem nítidos em 2021: os Blindados, isto é, consumidores que permaneceram empregados, têm boa renda mensal e, como características de consumo, cultivam a experimentação de novas marcas, produtos premium em casa e se dão ao direito de consumir sempre. Já os consumidores Restringidos são aqueles cuja renda foi afetada, por redução ou desemprego, e possuem como características apertar o cinto e busca de oportunidades de cesta. A utilização de novos serviços via e-commerce estará presente em ambas as classes de consumidores – sendo uma grande oportunidade de criar vínculo com eles, já que a maioria das plataformas de e-commerce permite a análise de dados do consumidor, o que gera a oportunidade de conhecer carteira de compras e curvas de consumo. Tal análise leva a uma visão 360 graus de seu consumidor, gerando conteúdo personalizado e embasando promoções que podem aumentar, e muito, a cesta de compras do cliente.
*A análise mais ampla da precificação é muito importante também por definir os preços em um grau mais profundo, com políticas de preço no nível da cidade, não da região – e diferenciando preços e promoções para canais online e off-line. Essa variação pode chegar, no caso de grandes cidades, a detalhamento de bairro, para atender às diversidades dos consumidores Blindados e Restringidos.
*Produtos com embalagens promocionais e os promopacks, embalagens com maior quantidade de produtos, serão uma sensação também, já que nos pontos físicos as visitas não serão tão constantes. Lembro que é o momento de os clientes provarem novas marcas, sendo muito importante o mix adequado, bem como a experimentação de marca própria com preços atrativos.
*Não acabará o canal físico, pois, no caso do nosso canal farma, existe um diferencial – que é o contato humano e informativo.
E outro diferencial grande que é o profissional da área de saúde, o nosso farmacêutico, que precisa estar muito bem informado e proativo, para fazer a diferença no atendimento.
A — 20% ESTOQUE — 70% FATURAMENTO
B — 30% ESTOQUE — 20% FATURAMENTO
C — 50% ESTOQUE —10% FATURAMENTO
ATENÇÃO: SEGUIR A REGRA DE SUCESSO – COMPRAR MAIS VEZES EM MENOR QUANTIDADE
Atitudes e palavras-chave do mercado atual e do futuro:
O consumidor é antenado e exigente e busca o atendimento tipo UAU!!!!
Faça o simples, seja detalhista em suas ações diárias, atento ao que acontece à sua volta – e você obterá o melhor aproveitamento das oportunidades.
Seja atento e se adeque, não deixe o tempo passar. Faça as mudanças hoje e comece um excelente 2021.