fbpx
Tendências do mercado para 2021
11 jan, 2021
Webinar – Ações do BNDES no segmento farmacêutico & Perspectivas da biodiversidade brasileira como fonte da inovação farmacêutica
13 jan, 2021

SOS Verão: Cuidados com o cabelo depois do sol

Sol a pino, muita areia, água salgada, cloro, chuveiros nem sempre adequados, com a temperatura acima do ideal. No verão, os cabelos são submetidos a um verdadeiro “massacre”. 

Por isso, nesta temporada de calorão e ambiente nocivo aos cabelos, eles precisam de um “resgate” de emergência a fim de recuperar o brilho, o viço e qualidade de antes das férias – e a maioria das pessoas vai buscar alívio e soluções nas prateleiras das farmácias. O que fazer? Como orientar bem os clientes em relação aos produtos ideais nesse processo de recuperação durante o Verão? Aqui, dois especialistas dão dicas preciosas para ajudar os profissionais de farmácia a orientar clientes que desejam colocar ordem nos fios. 

Para começar esse curso intensivo de técnicas de recuperação capilar, o  Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior – professor de Tricologia, diretor da Clínica dos Cabelos e autor dos livros “Queda capilar e a ciência dos cabelos” e  “Socorro, estou ficando careca” – dá 11 dicas de como lidar com o sol. Antes e depois 

1 – Bonés e chapéus são parceiros de qualquer cabelo quando na praia ou piscina, para evitar os danos causados por raios UV.

2 – Quem não gostar de bonés ou chapéus deve dar preferência aos produtos sem enxague para proteção solar e reaplicá-los a cada duas ou três horas.

3 – Produtos com silicone normalmente formam um filme que impermeabiliza os fios contra as químicas da água da piscina e o sal da água do mar.

4 – Na ausência de uma ducha, as pessoas devem deixar sempre uma garrafinha de água mineral próxima para enxaguar os cabelos após sair do mar ou da piscina. A água mineral não só tira o excesso de sal e da química do cabelo como ajuda a deixá-lo mais bonito

5 – Jamais encharcar o cabelo de creme e ir para o sol, hábito muito comum nas praias e clubes brasileiros. Química associada ao sol, mesmo de produtos hidratantes, deixa os cabelos mais frágeis e danifica os fios com facilidade.

6 – Em relação ao item anterior, se o produto hidratante for aplicado em cabelo úmido antes de tomar sol, o risco de dano é ainda maior.

7 – Lavar os cabelos após sol, mar e piscina deve sempre ser feito com água mais morna ou fresca. A água quente desidrata os fios e prejudica as proteínas capilares.

8 – Ao chegar em casa, lavar o cabelo – agora, sim, ele pode ser hidratado com máscaras, com preferência para os produtos contendo óleos vegetais e aloe vera (babosa) em sua composição.

9 – Se não houver nenhuma máscara hidratante em casa, um copo de iogurte natural pode substituí-la como máscara hidratante. O iogurte apresenta nutrientes excelentes para a boa saúde dos fios.

10 – Produtos neutros, como xampus infantis, para cabelos tingidos ou quimicamente tratados ou específicos para a estação, são sempre boas pedidas.

O DR. ADEMIR JR. E AS DÚVIDAS RECORRENTES

Que tipo de danos a água do mar e da piscina pode causar aos cabelos?

Quebrabilidade, desidratação, enfraquecimento e perda da maciez são os problemas mais comuns.

Algum tipo de cabelo sofre mais no verão?

Os mais crespos ou ondulados, os mais finos e os quimicamente tratados.

Encerrada a temporada de férias, retomado o ritmo normal de vida, quais as primeiras providências que devem ser tomadas para “consertar” o cabelo dos males do verão?

Hidratação, hidratação, hidratação, uso de xampus suaves, condicionadores de boa qualidade, água morna ou fresca no banho e, se o dano for muito intenso, cauterização com queratina em salão.

Chapinha e verão: essa dobradinha faz mal aos cabelos?

Isoladamente já fazem mal. O que dirá associados.

Que tipo de produto capilar não pode faltar no box do chuveiro nesta época do ano?

Uma boa máscara hidratante para ser usada uma a duas vezes por semana.

Pessoas com seborreia têm de tomar algum cuidado especial no verão?

Boa higiene diária e, eventualmente, lavar os cabelos duas vezes ao dia.

NA PRATELEIRA DA FARMÁCIA

O Dr. Otávio Macedo, dermatologista de São Paulo, dá dicas de como manter cabelos íntegros no verão, sobretudo quanto aos tipos de produtos capilares que podem ser usados: 

  • Xampus mais leves, rotulados como de lavagem frequente, devem ser priorizados. 
  • Produtos leave-in que, como não são enxaguados, garantem mais proteção para os cabelos.
  • Produtos com pantenol, ceramidas, vitamina E e aloe vera, substâncias que ajudam na fortificação dos fios. Para as pontas, recondicionadores, principalmente os com colágeno. 
  • Também existem produtos específicos para proteger o cabelo dos efeitos do sol e do cloro. Vasculhar as farmácias em busca desses produtos pode render cabelos mais bonitos e vistosos. 
×