Evento online, no dia 29 de outubro, reunirá especialistas da FecomercioSP e do Sescon-SP para orientar empresários e contadores sobre as mudanças na tributação e seus reflexos nos negócios
A Reforma Tributária vai trazer mudanças importantes para o funcionamento das farmácias e drogarias, com impactos na formação de preços, emissão de notas fiscais, gestão financeira e planejamento dos negócios. Para ajudar empresários e profissionais da contabilidade a compreender essas transformações e se preparar para as novas regras, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sincofarma/SP) promoverá evento online e gratuito, com a participação de especialistas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-SP).
O encontro será realizado no dia 29 de outubro (quinta-feira), das 14h às 16h, e terá como tema “Reforma Tributária na farmácia: o que muda no preço, na nota e no caixa, e como se preparar desde já”. A iniciativa conta com o apoio da FecomercioSP, do Sescon-SP, do Sebrae-SP e da ABCFarma. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
A programação contará com a participação da advogada Sarina Sasaki Manata, da FecomercioSP, conselheira do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo e integrante da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP. A especialista atua no debate sobre os efeitos da Reforma Tributária para o comércio paulista.
Também participará o contador Márcio Teruel Tomazeli, CEO da Tomazeli Contabilidade e vice-presidente financeiro do Sescon-SP. Na diretoria da entidade, acompanha a implementação da Reforma Tributária na rotina das empresas do Simples Nacional.
Especialistas vão esclarecer dúvidas e orientar empresários
Durante o encontro, Sarina Manata abordará os principais aspectos da Reforma Tributária e seus reflexos para as empresas do setor farmacêutico. Entre os assuntos estão o funcionamento do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), as mudanças em relação aos tributos atuais e os cuidados necessários com a formação de preços e a emissão de documentos fiscais.
Já Márcio Teruel Tomazeli apresentará a palestra “Da Norma à Execução: como o contador lidera a nova era tributária e sustenta o crescimento dos negócios”. O especialista destacará a importância da atuação dos profissionais da contabilidade na adaptação das empresas às novas exigências tributárias, inclusive aquelas enquadradas no Simples Nacional.
Outro ponto de atenção será o planejamento financeiro durante o período de transição para o novo sistema tributário, que se estenderá pelos próximos anos. A proposta é orientar proprietários e gestores para que possam antecipar os possíveis efeitos das mudanças sobre suas operações, organizar o fluxo de caixa e tomar decisões mais seguras.
Além de esclarecer dúvidas sobre as novas regras, o encontro pretende reforçar a importância da parceria entre empresários e contadores para enfrentar os desafios da transição tributária, reduzir riscos e identificar oportunidades de melhoria na gestão dos negócios.
A palestra é destinada a proprietários e gestores de farmácias e drogarias, contadores e escritórios de contabilidade. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia. O link de acesso será encaminhado por e-mail aos inscritos.
Serviço
Evento: Palestra online sobre Reforma Tributária no varejo farmacêutico
Tema: “Reforma Tributária na farmácia: o que muda no preço, na nota e no caixa, e como se preparar desde já”
Data: 29 de outubro de 2026 (quinta-feira)
Horário: Das 14h às 16h (sala virtual aberta a partir das 13h30)
Formato: Online — link enviado por e-mail após a inscrição
Realização: Sincofarma/SP
Apoio: FecomercioSP, Sescon-SP, Sebrae-SP e ABCFarma
Faça sua inscrição aqui
Evento gratuito | Vagas limitadas
Sobre o Sincofarma/SP
O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sincofarma/SP) é o sindicato patronal oficial do setor farmacêutico varejista paulista. Com atuação iniciada em 1931, é o primeiro sindicato patronal das farmácias do Brasil. Filiado à FecomercioSP, representa as empresas do segmento em negociações salariais e Convenções Coletivas de Trabalho, além de oferecer assessoria jurídica, suporte em assuntos regulatórios, cursos de capacitação e gestão do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A entidade é presidida por Natanael Aguiar Costa, atualmente em seu quinto mandato.
Informações para a imprensa — Sincofarma/SP
Departamento de Comunicação
E-mail: comunicacao@sincofarma.org.br
WhatsApp: (11) 93931-3247
Telefone: (11) 3224-0966
Endereço: Rua Santa Isabel, 160, 6º andar, Vila Buarque, São Paulo/SP
Fonte: Sincofarma/SP