Os preços dos medicamentos são reajustados oficialmente no Brasil apenas uma vez por ano – é o único setor controlado de nossa Economia. Mas isso não significa que a lista de preços publicada mensalmente pela Revista Abcfarma só é alterada anualmente e só precisa ser consultada em março, quando os medicamentos são majorados pelo CMED . Dezenas de novos produtos são agregados à relação todos os meses, reajustes são impostos pelas indústrias dentro dos limites dos Preços Máximos, bem como são feitas reduções nos valores e realizadas desativações de itens que perderam seu interesse comercial para os fabricantes.
Neste mês de dezembro de 2024, por exemplo, a lista foi assim atualizada:
*61 novos medicamentos
*159 aumentos de preços (sempre nos limites do Preço Máximo ao Consumidor/PMC autorizado pela CMED, Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos)
*87 reduções
*17 produtos desativados
Em novembro último, as mudanças foram ainda mais numerosas:
*107 novos produtos
*85 aumentos de preços de venda dentro da margem máxima
*108 reduções
*55 medicamentos retirados do mercado
Oferecer a seus associados, todos os meses do ano, uma lista rigorosamente atualizada dos preços dos medicamentos vendidos nas 100 mil farmácias brasileiras é uma das principais missões da Abcfarma. São inúmeras as vantagens dos nossos associados em tê-la todos os meses, sempre nos parâmetros legais – a principal, a segurança de estar rigorosamente dentro dos limites impostos pelos órgãos regulatórios.
Desde o nascimento da entidade, há 65 anos, a Abcfarma é pioneira na produção e na disponibilização da lista mensal de preços de medicamentos para o varejo farmacêutico e o setor de saúde. Para manter sua confiabilidade ao longo dessas décadas, e tendo em vista que o mercado farmacêutico é o único segmento de nossa Economia regulado e controlado pelo poder público no rigor de centavos, a Abcfarma conta com uma equipe especializada em apurar todas as mudanças ocorridas na lista, mês a mês. A Revista de Preços sai da gráfica, e é enviada a cada associado, sempre no início de cada mês.
Nossos especialistas mantêm constante comunicação com a indústria farmacêutica, acompanha os novos regramentos dos órgãos reguladores e trabalham na permanente atualização da lista publicada.
Sim, atualização. Como informamos acima, apesar de ser uma lista de preços tabelados com validade por um ano para todo o pais, respeitadas as variações tributárias de estado para estado, a relação – e consequentemente a Revista Abcfarma – registra centenas de alterações de um mês para outro, implantadas pelo mercado, sempre dentro da legislação.
Os preços máximos dos medicamentos vendidos nas farmácias brasileiras oficialmente só recebem um reajuste por ano – mas a relação precisa ser atualizada todos os meses.
Isso reforça a importância comercial e legal de se ter à mão, permanentemente, a lista atualizada dos medicamentos. Medicamentos que sofreram redução em seus preços máximos de venda, por exemplo, podem ser incluídos em campanhas de marketing. Muitos dos 87 produtos que tiveram seus preços reduzidos neste mês de dezembro mereceriam essa abordagem após uma consulta à lista, a fim de se checar a o oportunidade comercial de uma oferta.
Atualização online
A Revista Abcfarma vai além de uma publicação impressa. É também uma plataforma digital integrada ao nosso Web Service, exclusivo para associados. Essa integração facilita a atualização mensal de preços diretamente no sistema de gestão da sua farmácia, proporcionando uma atualização eletrônica eficiente e ágil.
O Web Service Abcfarma é uma solução pensada para facilitar a vida dos associados, possibilitando o download da lista de produtos e preços diretamente em seus sistemas de gestão. Seja um associado da Abcfarma – e mantenha-se sempre atualizado diante de informações vitais para o dia a dia do varejo farmacêutico. Associe-se!