fbpx
Varejo Farmacêutico: As oportunidades no Novo Normal
12 ago, 2020
Aperte o play de sua equipe e aumente suas vendas
14 ago, 2020

Probióticos: Bactérias do bem

Micro-organismos vivos ou, popularmente falando, bactérias boas que se alojam no trato digestivo e apoiam o organismo em sua capacidade de absorver nutrientes e combater infecções, os probióticos ajudam o ecossistema intestinal a se reequilibrar – e melhorar nosso estado imunológico, mantendo o organismo saudável. Podemos encontrá-los em duas fontes: determinados alimentos e na farmácia, através de suplementos em probióticos.

Micro-organismos vivos ou, popularmente falando, bactérias boas que se alojam no trato digestivo e apoiam o organismo em sua capacidade de absorver nutrientes e combater infecções, os  probióticos ajudam o ecossistema intestinal a se reequilibrar – e melhorar nosso estado imunológico, mantendo o organismo saudável. Podemos encontrá-los em duas fontes: determinados alimentos e na farmácia, através de suplementos em probióticos.

Quando a flora intestinal está em desequilíbrio, o que acontece após o uso de antibióticos ou quando não se tem uma alimentação saudável e equilibrada, o intestino acaba sendo infestado por bactérias ruins, que afetam o sistema imunológico e deixam o organismo susceptível a doenças. Aí é que devem entrar os pro- bióticos, que produzem uma série de benefícios orgânicos.

Exemplos:

  • Combatem e previnem doenças intestinais, como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e inflamação intestinal
  • Melhoram a digestão e combatem a azia
  • Aumentam a absorção de nutrientes, como vitami- na B, cálcio e ferro
  • Previnem alergias e intolerâncias alimentares

Onde encontrá-los

Alimentos probióticos

  • Iogurte natural: é a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado
  • Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas contém um teor mais elevado de probióticos.
  • Leite fermentado: produtos especiais que geralmente contêm Lactobacillus adicionados pela indústria
  • Produtos orientais à base de soja, legumes e verduras

Suplementos em cápsulas, líquidos ou sachês

Existem vários tipos de suplementos, que incluem entre 1 e até 10 tipos diferentes de pro- bióticos. Um deles é o Lactobacillus acidophilus, que ajuda na absorção de vários nutrientes, além de combater infecções e facilitar a digestão. Os probióticos devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e a chegar até ao intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.

×