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Varejo Farmacêutico: As oportunidades no Novo Normal

Com tudo o que vem ocorrendo hoje, vivenciando o chamado “Novo Normal”, temos pela frente um caminho rico em oportunidades – mas o varejo precisa se preparar e se adequar rapidamente a essa nova forma de agir, pensar, planejar e executar.

Vamos falar aqui um pouco sobre ferramentas importantíssimas que podem gerar negócios a todos.

São elas:

  • Delivery
  • E-commerce
  • Mídias Sociais (na próxima edição)

Utilizadas de forma correta e com os devidos cuidados, cada uma dessas ferramentas deve trazer grandes oportunidades para seu negócio.

Delivery

Para que o sistema funcione, trazendo agilidade, comodidade e satisfação para o cliente, é preciso seguir algumas dicas de ouro:

  • Avalie seus custos para a implantação dessa ferramenta
  • Defina seu raio de atuação para o delivery. Certifique-se da viabilidade territorial do serviço de entrega, ou seja, os locais que sua empresa suporta atender. Defina sua área de atendimento e se é necessário terceirizar o serviço de entrega. As taxas dessa prestação de serviço não devem ser incluídas no valor do produto. Isso se chama transparência transacional
  • Fazer as entregas rigorosamente no horário combinado será um grande diferencial no serviço oferecido. Muitos clientes deixam de realizar compras em estabelecimentos cujo delivery tem demora além do acertado na hora da compra
  • Quais mix de produtos entrarão no delivery e qual a quantidade mínima ou máxima (sempre seguir a legislação vigente)
  • Aproveite as vantagens da era da informação e navegue nas redes sociais para ver como seu concorrente está atendendo pelo delivery
  • Cheque se o cliente foi bem atendido. O pós-vendas é um grande aliado para criar um relacionamento da marca com seu cliente

Não possuindo motoqueiros próprios, a farmácia deve utilizar a força de serviço de algumas empresas especializadas em delivery.

Existem diversas possibilidades para tornar seu delivery conhecido do cliente:

  • Telefone: divulgue um canal de telefone específico para o delivery – mas cuidado para não sobrecarregar a linha e cair no ocupado; ou ficar muito tempo sem atender
  • Whatsapp: o aplicativo possui diversas funcionalidades que ajudam na divulgação, seja via lista de transmissão ou ativação individual da lista de contatos. O famoso imã de geladeira ajuda muito nisso: não deixe de fazer o seu e entregar junto com o primeiro pedido. Imã de geladeira com calendário também é uma boa, pois fica mais tempo em utilização.

Pesquisa inédita revela usos do delivery na pandemia | VEJA SÃO PAULO

Agora fique atento às situações abaixo elas podem garantir um bom desempenho no seu negócio neste Novo Normal:

  • Evite demitir empregados e perder pessoas já preparadas – além da perda, isso eleva os custos do negócio com demissões
  • Negocie com aplicativos de delivery para que não sejam feitas cobranças de taxas nesse período de crise e consolidação do sistema
  • Invista em estratégias de marketing nas redes sociais, essa é uma grande oportunidade

O que é E-commerce?

É a abreviação em inglês de comércio eletrônico, ou seja, toda transação comercial feita através da internet. O cliente acessa essa loja virtual em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Escolhe o produto, realiza o pagamento via cartão de crédito, boleto ou depósito bancário e recebe, em um prazo determinado, o produto em casa. O E-commerce surgiu nos Estados Unidos em 1994, quando a Pizza Hut registrou seu primeiro pedido online. No Brasil, o e-commerce surgiu em 2000.

Um e-commerce de qualidade deve seguir os seguintes pilares:

Marketing de relacionamento

Um diferencial importante para seu negócio é o investimento em um atendimento impecável ao seu cliente, com diversos canais de contato e respostas ágeis e prestativas

Mobilidade ou Site Responsivo

Uma loja virtual que se adapte ao tamanho das telas – celulares, smartphones e tablets – é fundamental para potencializar suas vendas e conquistar o consumidor. Por exemplo:

  • Alterar as imagens e as cores do site
  • Aumentar o espaço entre os links para que o dedo não encoste em dois links ao mesmo tempo

Tempo de carregamento

A velocidade das informações do seu site é primordial. Se a página da loja online demora a carregar, isso pode significar a perda imediata de clientes. Essa demora se deve, em geral, a determinadas situações.

Por exemplo:

  • Imagens em resoluções muito altas
  • Scripts de terceiros
  • Pop-ups
  • Serviço de hospedagem com capacidade limitada

Otimização de buscas: melhore sua presença digital!

  • Título da página: use sempre o nome do produto no título
  • URL: tenha o nome do produto no endereço da página
  • Breadcrumbs: utilize sempre aquela linha, geralmente no início da página, que indica o caminho por onde o usuário navegou no seu site para chegar até determinada página (por exemplo: maquiagem > face > base)
  • Meta description: preencha sempre essa descrição do produto. Esse é o texto que aparece no resultado do Google.
  • Descrição do produto: utilize as palavras-chave destacadas em negrito (o Google entende que o que está em negrito/destacado tem maior relevância)
  • Clientela: insira espaço para opinião e avaliação dos clientes.

Prazo

Uma entrega rápida e no prazo prometido, assim como uma gestão de logística interna eficiente para o processamento e envio do pedido, são diferenciais na hora de garantir a satisfação e fidelizar clientes para sua loja virtual.

Comunicação visual

As informações visuais da sua loja online e a qualidade das fotos dos produtos vendidos também fazem a diferença para o sucesso do negócio.

Como funciona o e-commerce?

Você precisa ter um domínio registrado – ou seja, um nome que serve para localizar e identificar sua empresa na internet, mais a extensão.

A extensão mais utilizada no Brasil é (.com.br) – se você optar por essa, o primeiro passo a ser dado é acessar o site www.registro.br e verificar se o domínio que você deseja registrar, o nome da sua empresa, por exemplo, está disponível. Se o domínio já estiver sido registrado por outra pessoa, o próprio site Registro.br mostrará outras opções para você escolher.

DICA IMPORTANTE

O que é um serviço de hospedagem? Depois de registrar seu domínio, você precisa ter um serviço de hospedagem – que é onde você armazena seu e-commerce e o disponibiliza na internet. Esse serviço basicamente armazena todos os arquivos que são necessários para visualizar sua loja virtual, como arquivos de textos, imagens, vídeos ou qualquer outra funcionalidade que a loja possui. Ou seja, a sua loja virtual poderá ser acessada 24 horas por dia, em qualquer lugar do mundo.

Eu preciso de uma Plataforma?

Sim, o próximo passo é escolher uma plataforma para a sua loja. É através da plataforma que você vai poder cadastrar os seus produtos, as fotos, a descrição, acompanhar os pedidos, identificar o pagamento, receber o dinheiro etc. A escolha dessa plataforma é fundamental para o sucesso do seu e-commerce.

Contrate uma plataforma que ofereça suporte e ainda proporcione as principais funcionalidades e tecnologias do mercado – que sejam relevantes para o sucesso da sua loja,

Eis algumas:

  • Layout exclusivo
  • Design responsivo
  • Relatórios gerenciais
  • Menus interativos
  • Sistema de buscas
  • Sistema de carrinho
  • Busca por tags
  • Comprar por marca
  • Integração com Mídias Sociais
  • Segmentação por departamento
  • Relatório de Estatísticas dos Produtos
  • Listas de presentes
  • Integração com Marketplaces
  • Cupom de desconto

Não perca na próxima edição da Revista ABCFARMA:

-> Quem cuida da loja virtual?

-> Como é feito o cadastro dos produtos? Quem faz o cadastro?

-> Como funciona a vitrine da loja virtual?

-> Quais são as formas de entrega no e-commerce?

-> Como utilizar as mídias sociais?

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