Com tudo o que vem ocorrendo hoje, vivenciando o chamado “Novo Normal”, temos pela frente um caminho rico em oportunidades – mas o varejo precisa se preparar e se adequar rapidamente a essa nova forma de agir, pensar, planejar e executar.
Vamos falar aqui um pouco sobre ferramentas importantíssimas que podem gerar negócios a todos.
São elas:
Utilizadas de forma correta e com os devidos cuidados, cada uma dessas ferramentas deve trazer grandes oportunidades para seu negócio.
Para que o sistema funcione, trazendo agilidade, comodidade e satisfação para o cliente, é preciso seguir algumas dicas de ouro:
Não possuindo motoqueiros próprios, a farmácia deve utilizar a força de serviço de algumas empresas especializadas em delivery.
Existem diversas possibilidades para tornar seu delivery conhecido do cliente:
Agora fique atento às situações abaixo – elas podem garantir um bom desempenho no seu negócio neste Novo Normal:
É a abreviação em inglês de comércio eletrônico, ou seja, toda transação comercial feita através da internet. O cliente acessa essa loja virtual em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Escolhe o produto, realiza o pagamento via cartão de crédito, boleto ou depósito bancário e recebe, em um prazo determinado, o produto em casa. O E-commerce surgiu nos Estados Unidos em 1994, quando a Pizza Hut registrou seu primeiro pedido online. No Brasil, o e-commerce surgiu em 2000.
Um e-commerce de qualidade deve seguir os seguintes pilares:
Marketing de relacionamento
Um diferencial importante para seu negócio é o investimento em um atendimento impecável ao seu cliente, com diversos canais de contato e respostas ágeis e prestativas
Mobilidade ou Site Responsivo
Uma loja virtual que se adapte ao tamanho das telas – celulares, smartphones e tablets – é fundamental para potencializar suas vendas e conquistar o consumidor. Por exemplo:
Tempo de carregamento
A velocidade das informações do seu site é primordial. Se a página da loja online demora a carregar, isso pode significar a perda imediata de clientes. Essa demora se deve, em geral, a determinadas situações.
Por exemplo:
Otimização de buscas: melhore sua presença digital!
Prazo
Uma entrega rápida e no prazo prometido, assim como uma gestão de logística interna eficiente para o processamento e envio do pedido, são diferenciais na hora de garantir a satisfação e fidelizar clientes para sua loja virtual.
Comunicação visual
As informações visuais da sua loja online e a qualidade das fotos dos produtos vendidos também fazem a diferença para o sucesso do negócio.
Como funciona o e-commerce?
Você precisa ter um domínio registrado – ou seja, um nome que serve para localizar e identificar sua empresa na internet, mais a extensão.
A extensão mais utilizada no Brasil é (.com.br) – se você optar por essa, o primeiro passo a ser dado é acessar o site www.registro.br e verificar se o domínio que você deseja registrar, o nome da sua empresa, por exemplo, está disponível. Se o domínio já estiver sido registrado por outra pessoa, o próprio site Registro.br mostrará outras opções para você escolher.
DICA IMPORTANTE
O que é um serviço de hospedagem? Depois de registrar seu domínio, você precisa ter um serviço de hospedagem – que é onde você armazena seu e-commerce e o disponibiliza na internet. Esse serviço basicamente armazena todos os arquivos que são necessários para visualizar sua loja virtual, como arquivos de textos, imagens, vídeos ou qualquer outra funcionalidade que a loja possui. Ou seja, a sua loja virtual poderá ser acessada 24 horas por dia, em qualquer lugar do mundo.
Eu preciso de uma Plataforma?
Sim, o próximo passo é escolher uma plataforma para a sua loja. É através da plataforma que você vai poder cadastrar os seus produtos, as fotos, a descrição, acompanhar os pedidos, identificar o pagamento, receber o dinheiro etc. A escolha dessa plataforma é fundamental para o sucesso do seu e-commerce.
Contrate uma plataforma que ofereça suporte e ainda proporcione as principais funcionalidades e tecnologias do mercado – que sejam relevantes para o sucesso da sua loja,
Eis algumas:
Não perca na próxima edição da Revista ABCFARMA:
-> Quem cuida da loja virtual?
-> Como é feito o cadastro dos produtos? Quem faz o cadastro?
-> Como funciona a vitrine da loja virtual?
-> Quais são as formas de entrega no e-commerce?
-> Como utilizar as mídias sociais?
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