fbpx
Catarata: Águas turvas na terceira idade
02 abr, 2019
Drogaria São Paulo promove bate-papo com Drauzio Varella sobre gravidez e bebês
04 abr, 2019

Onde estão os contadores de história da sua farmácia?

O que é valioso em uma empresa? Muitas vezes, perdermos algo de muito valor justamente por não sabermos reconhecer que aquilo era realmente importante para o bom funcionamento do negócio. Isso acontece porque, geralmente, o foco das empresas está apenas no resultado – e não no caminho que foi percorrido para se chegar àquele resultado.

As perguntas que mais ouvimos no cotidiano de uma empresa são sempre ligadas ao resultado. “Quanto faturou? Quanto lucrou? Como esse lucro pode aumentar?” É evidente que toda empresa deve se preocupar com o resultado, caso contrário viraria uma ONG. Porém, o problema está em olhar apenas para o fim do caminho, e não para o percurso.

Precisamos entender a trilha que percorremos para chegar a determinados lugares, para que possamos compreender falhas e acertos e avançarmos ainda mais da próxima vez. Para isso, precisamos dos contadores de história. Não aqueles funcionários que só contam vantagem e inventam um monte de mentiras apenas para se valorizar. Nada disso.

Os verdadeiros contadores de histórias de uma empresa são as pessoas que vão mostrando os caminhos percorridos, que desenham mapas para que os outros também possam se orientar.

O surgimento do fogo fez com que as pessoas passassem várias horas em volta da fogueira para ouvir as histórias dos anciãos das tribos. Eles narravam as conquistas do seu povo, mostrando como chegaram até ali.

Nesses encontros, a sabedoria era distribuída de maneira que todos aprendiam, cada um do seu jeito. E depois poderiam aplicar o conhecimento adquirido.

E onde estão os contadores de histórias das empresas? Através das histórias, transmitimos o DNA de uma empresa e construímos seus valores, disseminando sua cultura. A repetição é a mãe da sabedoria.

Uma empresa precisa dos seus “caçadores”, mas também necessita daqueles que contam histórias e mostram quais caminhos já foram percorridos e o que aprendemos com isso.

Toda marca carrega a emoção das pessoas que ajudaram a construí-la. Por isso, é tão importante que a empresa cuide da sua história e preserve seus talentos. Para entender para onde vamos, temos que saber como chegamos até aqui.

É importante não nos afastarmos das nossas raízes. Qual a história da sua farmácia que você gostaria de contar e atualizar para os dias de hoje?

Boas vendas

Américo José da Silva Filho

×