fbpx
Como lidar com a menopausa sem trauma
01 abr, 2019
Onde estão os contadores de história da sua farmácia?
03 abr, 2019

Catarata: Águas turvas na terceira idade

A catarata é a principal causa de cegueira no mundo – e no idoso ela é particularmente mais comum. A doença atinge 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm entre 65 a 74 anos. Dados do Ministério da Saúde revelam que no Brasil são realizadas mais de 450 mil cirurgias de cataratas por ano. Dá para prevenir? Dicas do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, de Campinas, interior de São Paulo

Como ela age?
A catarata deixa turvo o cristalino, a  lente interna do nosso olho. Por isso, diminui a quantidade de luz que chega à retina e passamos a enxergar embaçado, como um motorista em dia chuvoso. Conforme a catarata progride, dificulta a leitura, a navegação pela Internet, aumenta o risco de quedas e de acidentes no trânsito.

Quem pode ter e quando surge?
A principal causa da catarata é o processo natural de envelhecimento do olho. No Brasil são 120 mil novos casos ao ano. A incidência é maior quanto mais elevada a faixa etária. Além da idade, fatores de risco que podem acelerar a doença são: alta miopia, doenças oculares inflamatórias como a uveíte, traumatismo, excesso de sol, uso contínuo de corticoides, entre outros medicamentos, além de doenças sistêmicas como diabetes, hipertireoidismo e outras.

Como prevenir?
Embora a catarata seja inevitável, alguns cuidados diminuem o risco de surgir precocemente. As principais medidas preventivas são:

  • Reduzir o consumo de sal. O excesso de sódio na corrente sanguínea favorece o turvamento do cristalino.
  • Não fumar e consumir bebidas alcoólicas.
  • Dormir, no mínimo, 6 horas/noite.
  • Os olhos devem ser protegidos do sol com lentes que tenham filtro UV (Ultravioleta). A falta de filtro solar aumenta em 60% a chance de desenvolver catarata.
  • Na dieta, adicionar frutas e verduras ricas em vitaminas A, C e E que atuam com antioxidantes do cristalino.
  • Evitar alimentos ricos em glicose. Realizar exames de sangue regularmente para controlar a glicemia
  • Realizar uma hora de atividade física três vezes por semana.

 

Conheça os sintomas
Os primeiros sintomas da catarata são a troca frequente de óculos e a fotofobia, aversão à claridade do sol que pode melhorar com lente fotossensível e tratamento antirreflexo, que aumenta a segurança de quem dirige. Outros sintomas da catarata são:

Perda da visão de contraste/Enxergar halos ao redor da luz/Diminuição da visão noturna.

Cirurgia convencional
Não existe tratamento medicamentoso para catarata. A única solução para recuperar a visão é a cirurgia. Consiste em substituir o cristalino opaco por uma lente flexível implantada dentro do olho.

No método convencional, conhecido como facoemulsificação,  ao contrário do que muitas pessoas imaginam, todas as incisões são feitas manualmente pelo cirurgião. Para extrair o cristalino opaco, é utilizado um aparelho de ultrassom. O principal risco dessa técnica é a indução ao astigmatismo pós-cirúrgico. Isso é causado pela exposição prolongada do olho ao calor emitido pelo ultrassom. Por isso, a experiência do cirurgião pode fazer uma grande diferença no resultado do procedimento.

Cirurgia a Laser
A cirurgia de catarata a laser é mais precisa e previsível: todas as incisões são feitas por um feixe de laser ultrarrápido, o femtosegundo, que evita pequenos deslocamentos da lente intraocular após o procedimento.

Outras vantagens da cirurgia de catarata a laser são:

  • Personalização de acordo com as características de cada olho.
  • Eliminação do astigmatismo.
  • Melhora da visão noturna e a segurança no trânsito.
  • Evita a morte de células da córnea que são irrecuperáveis.
  • Reduz o risco de induzir ao astigmatismo pós-cirúrgico.
  • Proporciona recuperação mais rápida.

​Fonte: ABCFARMA

×