A Omron, multinacional japonesa especializada em dispositivos médicos para monitoramento da saúde, especialmente na área de cardiologia, promoveu em São Paulo, no dia 10 de abril, evento visando reforçar o relacionamento com as farmácias brasileiras como hubs de saúde. O foco principal, nesse caso, são as linhas de monitores de pressão e balanças de bioimpedância – já oferecidas aos clientes de diversas redes de farmácia, seja na forma de serviços ou mesmo na comercialização desses aparelhos em caixa fechada. Não é uma aposta distante do objetivo. O varejo farmacêutico representa 75% dos negócios da Omron Healthcare no Brasil. Mas ainda há espaço para expansão dos negócios.
No evento Omron Trends, com a presença de representantes de grandes redes e de marketplaces, Andre Van Gils, diretor geral global da empresa, resumiu: “O Brasil figura entre os dez mercados mais relevantes para nossas operações. É um campo oportuno para ampliar a penetração das nossas categorias, que ainda são pequenas em relação a países onde a população já tem arraigado o hábito da prevenção e do autocuidado com a saúde”.
Dois em um: pressão arterial e eletrocardiograma
O momento para essa expansão não poderia ser mais propício, com o fortalecimento dos serviços farmacêuticos que fazem das farmácias, na prática, a porta de entrada da saúde dos brasileiros, em todo o território nacional. Por isso, a Omron aposta em dispositivos de saúde de uso simples e que não requerem um médico para interpretar o resultado nas farmácias – que têm tudo para aprimorar o rastreamento das principais doenças cardíacas e incentivar o tratamento. Uma das estrelas do portfólio da Omron foi lançado no ano passado e já é um sucesso de vendas – inclusive nas prateleiras das farmácias. Trata-se do Omron Complete, único aparelho 2 em 1 do mercado, que é capaz de fazer um eletrocardiograma (ECG) nas salas de assistência farmacêutica e aferir a pressão arterial simultaneamente, monitorando diversas condições cardíacas, como rico de AVC, taquicardia e braquicardia. Mas o exame duplo também pode ser feito em casa. O aparelho permite o compartilhamento dos resultados com os médicos, de forma prática e segura – para a decisão da forma de tratamento ideal.
Inspiração de alto nível
As farmácias, por sua capilaridade e fácil acesso em 95% dos municípios do país, transformam-se nesse caso num agente de saúde cardíaca fundamental – sem falar na possibilidade de experimentação dos aparelhos para a venda na própria farmácia. Para isso, a Omron já conta no Brasil com uma estratégia de treinamento para balconistas por meio de especialistas e em treinamento focado no farmacêutico. No evento de São Paulo, também foi lançado em primeira mão o Inalar Compact, inalador de baixo custo e alta tecnologia, que libera mais medicamentos durante a inspiração, evitando desperdício.
Fonte: Omron