Por Dra. Betânia Alhãn
Dentro da farmácia brasileira temos várias mulheres na equipe: elas atuam no balcão, no caixa, na manutenção, na limpeza, no atendimento de perfumaria, na conferência, no setor de compras, no estoque, na gerência, no delivery, na entrega, como fiscais de loja e como farmacêuticas na responsabilidade técnica do estabelecimento -além de já demonstrarem sua eficiência como empreendedoras, investidoras e proprietárias de lojas com grande sucesso no mercado farma
Geralmente são mulheres fora da caixinha, mas todas conhecem indicação, modo de usar, efeitos colaterais, contraindicações e, principalmente, agem de forma sincronizada para alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais. Dentro do clã feminino, elas brigam, interagem, se acolhem e se apoiam como uma grande família que envolve toda a equipe. Todas sabem quanto é difícil conciliar os compromissos e as responsabilidades com a família, os filhos, esposos, estudos e o trabalho.
As mulheres da farmácia agem terapeuticamente através de um sorriso acolhedor. Elas possuem uma sensibilidade apurada e, muitas vezes, entendem as necessidades do cliente no olhar – essa sintonia e a confiança incentivam o paciente na adesão do tratamento.
Neste dia 8 de março, desejo que nós, mulheres, possamos ter o respeito, os direitos e as oportunidades amplificadas, nos permitindo dar continuidade à nossa divina missão de gerar, propagar e perpetuar o amor. E que os frutos do nosso ventre e do nosso trabalho contribuam para uma sociedade mais justa, mais humana e melhor.
Feliz Dia das Mulheres, sobretudo para todas que atuam no atacado e no varejo farmacêutico.
A Dra. Betânia Alhãn é Coordenadora de Assuntos Regulatórios da Abcfarma, coordenadora do Departamento de Assuntos Regulatórios da Ascoferj e Diretora Executiva da Organize Farma, Consultoria e Treinamento