fbpx
Covid-19: Testando os testes
13 ago, 2021
Serviço clínico cresce em farmácias independentes
23 ago, 2021

Hospital modular é solução rápida e sustentável

Os módulos pré-fabricados são customizados e podem ser ajustados de acordo com as necessidades para atendimentos de saúde; comparado a unidades de alvenaria, este tipo de construção pode ficar pronto em 60 dias.

 

A construção modular é uma opção rápida, econômica e sustentável para levantar um hospital ou clínica de atendimento de saúde. As partes – chamadas de módulos – são fabricadas na indústria (off site) e não no endereço final. Prontos, os módulos são levados ao local de implantação, onde ocorre a montagem e instalação de redes elétrica e hidráulica. O tempo de produção varia de acordo com a demanda do projeto, podendo ficar pronto em semanas.

Além da eficiência em tempo, este modelo tem um impacto ecológico menor se comparado com as construções tradicionais, pois o processo de produção das peças é feito em ambiente controlado, sem desperdício de material e com destino adequado para qualquer excedente.

“Obedecemos às normas da arquitetura hospitalar para a construção modular inovadora, com alta tecnologia, que permite atendimentos em consultórios, a realização de exames de imagem, como tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, mamografia, entre outras, além de centro cirúrgico e UTI”, explica Iseli Reis, CEO da Fleximedical, negócio de impacto especializado em unidades de saúde.

“Por serem modulares, as estruturas podem ser utilizadas com ou sem outros modelos de paredes interiores, tornando possível ajustar a utilização de acordo com a evolução das necessidades do projeto. No caso de um hospital, ampliando ou reduzindo seu espaço de atendimento”, afirma Mario Cesar de Paiva, presidente e fundador do Grupo Cesar, empresa que faz a construção e implantação dos módulos.

Outra vantagem é a possibilidade de um cálculo bastante aproximado – ou até exato – do custo da obra e o tempo que ela vai durar, evitando desperdício de materiais e as dificuldades inerentes a esta atividade.

 

Primeiro Hospital Modular em Piracicaba

 Fruto da parceria entre a Fleximedical, especialista na customização de unidades móveis de saúde, como Carretas, Vans e Contêineres para a democratização do acesso à saúde, junto ao Grupo Cesar, empresa de construção civil e logística, será inaugurada a primeira unidade modular hospitalar de Piracicaba (SP), nesta sexta-feira, 20.

Inicialmente voltada para atuar no apoio a pacientes com Covid-19, esta construção possui enfermaria com suporte respiratório. Em apenas 60 dias, foram construídos 44 novos leitos, 42 distribuídos em sete quartos coletivos e dois de isolamento – todos equipados e com acessibilidade -, três postos de enfermagem, uma farmácia, almoxarifado e sala de diluição, banheiros para a população e os servidores (incluindo PcD), copa para funcionários, dois depósitos de materiais e sala de utilidades.

Se fosse uma construção tradicional de alvenaria, seriam necessários cerca de três anos para o hospital ficar pronto. Após o uso durante a pandemia, graças ao modelo de construção modular, o anexo poderá oferecer novos leitos de internação, salas de consulta, disponibilizar novas alas para exames diversos, sala de sutura e medicação, por exemplo.

 

Serviço

Hospital Modular de Piracicaba

Local: anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim

Endereço: R. Rio Grande do Norte, 135 – Vila Prudente, Piracicaba – SP, 13420-500

Inauguração: 20 de agosto de 2021, às 10h30