fbpx
O poder do estoque estratégico
08 out, 2020
Gestão em tempos de mudança ou mudança em tempos de gestão?
14 out, 2020

Hospital Geral do Grajaú ganha biblioteca infantil para crianças internadas e seus familiares

Iniciativa patrocinada pelo Aché deve beneficiar em média 300 crianças ao mês 

e seguirá as normas de saúde e cuidados necessários preconizados pelos órgãos oficiais 

O Aché Laboratórios Farmacêuticos, empresa brasileira que tem o compromisso de levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam, em parceria com a Laranjeira Cultural, inaugurou dia 09 de outubro, a primeira biblioteca infantil dentro do Hospital Geral do Grajaú. A ação é parte do projeto Pequenos Grandes Leitores, que visa levar espaços de estímulo à leitura para crianças de zero a oito anos, dentro de escolas e hospitais. O Aché destinou R$ 117.944,20 para a compra de livros, fantoches, fantasias e mobiliário adequado para a ambientação do espaço.

A iniciativa também contempla a capacitação pedagógica de todos os profissionais envolvidos no atendimento às crianças, além da criação de uma agenda contínua de atividades que serão desenvolvidas na biblioteca, tais como: contação de histórias, jogos e teatro com fantoches. “A equipe pedagógica foi escolhida pelo setor de humanização e contempla enfermeiras, psicólogas, professoras, atendentes sociais e voluntários da nossa equipe de funcionários do Hospital Geral de Grajaú. Ao todo, cerca de 06 pessoas estarão envolvidas diretamente com a biblioteca”, comenta Railda Carone coordenadora do Serviço Social do Hospital Geral de Grajaú. A capacitação profissional da equipe hospitalar é realizada pela Laranjeira Cultural em conjunto com pedagogos e profissionais especializados nas áreas de leitura e educação.

A seleção dos livros, que envolve diversas narrativas, gêneros textuais e temas, é feita pela Laranjeira Cultural. Para os menores, chocalhos, blocos de encaixe e jogos de memória são alguns dos brinquedos disponíveis para estimular o desenvolvimento motor e assim, distanciar um pouco a criança da realidade que ela está enfrentando no Hospital. Conforme Marcia Tedesco Dal Secco, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade do Aché, “a iniciativa trouxe motivação e interação para as crianças, além de garantir mais leveza ao ambiente  hospitalar e ao tratamento contínuo, levando conforto às famílias”.

Esta é a segunda vez que o Aché apoia o projeto Pequenos Grandes Leitores. Em 2018, a farmacêutica apoiou a inauguração da biblioteca infantil do Conjunto Hospitalar do Mandaqui. Na ocasião, 430 livros foram doados e 300 brinquedos e desde a inauguração do espaço, mais de 40 mil crianças puderam ter contato com a leitura e acompanharam seus tratamentos médicos de forma diferenciada.

Sobre o Pequenos Grandes Leitores 

Em atividade desde 2013, o projeto Pequenos Grandes Leitores foi criado pela empresa Laranjeira Cultural, que atua na promoção da cultura por meio da criação e gestão de bibliotecas e espaços culturais, e já tem 80 unidades, disponíveis em Hospitais, Escolas e Apaes do Estado de São Paulo. Atualmente, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac- Programa de Ação Cultural.

Hospital Geral de Grajaú – Horário de funcionamento 

– Biblioteca destinada a pacientes internados e seus familiares

– Funcionamento: Segunda-feira a Quinta-feira, das 9h às 17h e às sextas-feiras, das 09h às 16h

– Endereço: Rua Francisco Octavio Pacca, 180 – Parque das Nações Unidas

×