Por Cadri Awad
O nosso “novo normal” sempre dependerá da boa gestão! Se você é proprietário de uma farmácia localizada num bairro de uma pequena ou grande cidade, muito provavelmente movido pelos acontecimentos provocados pela pandemia, buscou nos últimos meses ganhar a internet através do e-commerce, marketing place e redes sociais, assim, como fortalecer ou implantar o sistema delivery. E, num movimento contrário, veremos marcas de grandes redes que há anos tentam se consolidar com e-commerce, reorganizando seus projetos de abertura de novas lojas, com foco nos bairros e cidades de menor porte por todo o Brasil.
Isso tudo, é óbvio, tendo em vista as oportunidades que as medidas de distanciamento social evidenciaram nos últimos meses com a pandemia– e mostrando o potencial dos Pdvs das periferias das cidades e de cidades de menor porte. Bem-vindo ao novo varejo farma e à herança que a pandemia, antes mesmo de se encerrar, já deixa para o nosso mercado.
Porque, na prática, tudo isso só mostra o que você já sabe ou deveria saber há muito tempo: que precisa profissionalizar ainda mais o seu negócio e estar atento, mais do que nunca, a algumas tendências para os próximos meses e anos:
Enfim, o mercado traz algumas mudanças e nem todas elas são tão novas assim, mas começaram agora a chamar a atenção. O grande risco se refere às farmácias que nem sequer exploraram todo o potencial que têm em suas respectivas regiões e estão buscando alcançar outras regiões, seduzindo-se pelas possibilidades de ferramentas como o e-commerce.
O gestor de farmácia precisa fazer seu planejamento de marketing estratégico e definir o que e como irá aproveitar todas as oportunidades e cenários que se desenham para os próximos meses para seu negócio. Muitos profissionais têm falado no “novo normal” como se o PDV fosse acabar ou diminuir sua importância. Vamos conviver com os dois canais e, neste momento, é fundamental fazer um projeto de viabilidade e incluí-lo no planejamento estratégico da empresa.
Quer ter sucesso neste mercado? Pare de pensar em “novo normal” e lembre-se de que algumas coisas nunca mudam – o fato é que sua farmácia tem que investir cada vez mais em gestão de alto nível, indicadores financeiros e de atividade, precificação inteligente, ações de vendas e marketing, gestão do estoque e compras. E adotar tributação de precisão para não pagar impostos indevidamente.
Seja o gestor que a sua empresa merece!
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |