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Farmácia preparada é farmácia que vende mais!

Por Marcel Bittencourt

Com o cenário atual, sabemos que muita coisa mudou em nossas vidas: a transformação pela pandemia afetou a todos e isso automaticamente gerou um novo comportamento junto aos consumidores. Mas alguns pontos precisam ser revistos, pois a exigência passa a ser maior em tempos de isolamento social. Três pontos fundamentais para você se preparar e refletir, ESTRUTURA, ATENÇÃO NAS PESSOAS e MIX.

Estrutura

Precisamos observar a lona, a fachada da loja, a limpeza do ambiente e, acima de tudo, transmitir segurança para o consumidor. A estrutura física é fundamental: tivemos uma mudança pela qual o cliente tem observado cada detalhe e o senso crítico tem aumentado em todos.

Dicas importantes

Deixar o álcool gel em local visível no balcão, além do frasco na entrada da loja; se possível, ter um tapete sanitizante e sinalizar para seu cliente que a farmácia está mantendo alto padrão de higienização do ambiente. Uma simples placa dizendo “Fique tranquilo! Seguimos alto padrão de higienização, nossa loja e nossa equipe estão aptas a lhe atender com segurança e eficácia” pode fazer a diferença e passar segurança a mais para o cliente.

Atenção nas pessoas

A palavra do momento é Humanização, fundamental para se atingir a excelência no atendimento e essencial para garantir a motivação da equipe. A atenção nas pessoas não significa apenas ao consumidor final, mas também precisamos ter um olhar para nossa equipe, nossos guerreiros e guerreiras que também estão na linha de frente. Existe um alto índice de aumento nos casos de depressão, ansiedade e stress. Esses males estão atingindo grande parte da sociedade e neste momento isso está mais aflorado. Por isso, o atendimento na farmácia deve ser feito com o dobro de atenção normal, tanto com o cliente externo (consumidor) como com o cliente interno (equipe).

Dicas importantes

O momento é de fidelizar seus clientes. Procure, de maneira rápida, fazer o cadastro e não esqueça, sempre que possível, de chamá-lo pelo nome, pois isso traz familiaridade e proximidade e produz uma sensação de segurança. Para a equipe, procure dar feedbacks aos profissionais, promova uma ação que valorize o trabalho deles neste momento. Ações como carta de reconhecimento, do tipo “Obrigado por nos representar na linha de frente. Nós, da farmácia XX, temos orgulho de contar com você neste
momento”, podem parecer “nada”, mas transmitir gratidão faz toda a diferença e renova o estímulo das pessoas.

MIX

Quando nos referimos a mix, entenda-se sortimento, variedades e lançamentos. Temos observado uma leve queda em algumas categorias na farmácia. Isso se dá pelo fluxo de clientes, que diminuiu – mas, por outro lado, algumas farmácias que mantiveram um investimento em estoque e mix conseguiram evolução considerável no aumento do ticket médio. Alguns pontos para refletirmos de maneira estratégica:

  1. O tempo médio do cliente em loja diminuiu – com isso, ele quer aproveitar o máximo seu período na farmácia para levar tudo que precisa. Trabalhe a lembrança do cliente quanto a suas necessidades.
  2. O cliente quer encontrar seu produto, mas também quer variedade, isso não mudou. Invista no seu estoque, principalmente na perfumaria (categoria HPC).
  3. O brasileiro não tem a característica de se prevenir sistematicamente, mas, com o novo cenário, esse paradigma vem se quebrando. As pessoas estão pensando na prevenção. Tenha suplementos e polivitamínicos como foco. Trabalhe o oferecimento com a abordagem de “fortalecer a imunidade”.
  4. Novas categorias impulsionando a venda adicional, os saneantes ganham um peso jamais visto no mercado e passaram a ser protagonistas na farmácia. Além do álcool em gel, toalhas umedecidas, lenços umedecidos, desinfetantes e antissépticos são fundamentais neste momento. Procure ter uma variedade desses produtos e, se possível, trabalhe um ponto extra na loja. Isso vai contribuir para o cliente ter acesso e, consequentemente, ajudará na venda.

Dicas importantes

Coloque um ponto extra de hidratantes para as mãos junto com o álcool gel, pois a mão fica ressecada e certamente nosso cliente precisará se cuidar. Invista em lançamentos da indústria, produtos de mídia devem estar bem posicionados para gerar lembrança. Eleja uma vitamina-foco, estimule a equipe com uma campanha e não deixe de oferecer, pois é o tema do momento e o cliente está aberto a experiências de saúde. Precisamos acreditar que o momento não é só de reflexão, mas também de evolução. Precisamos nos preparar, estudar mais, nos atualizar mais e aproveitar o cenário para a busca da melhoria contínua, pois a farmácia é geralmente o primeiro recurso de saúde em nosso país e necessitamos estar bem, com boa estrutura física, com variedades, estoque e mix atrativo. Mas, acima de tudo, precisamos estar bem emocionalmente, atentar para as pessoas, num momento em que um cuidar do outro passou a ser o maior gesto de amor e carinho possível. Cuide de você, de sua equipe, dos seus clientes e das pessoas que você ama, pois a saúde mental é crucial e se faz necessário se preparar para o pós-pandemia. Logo tudo passará e ficaremos ainda mais fortes.

Renove suas energias, fortaleça suas competências e promova uma nova atitude. Juntos Somos Mais!

Marcel Bittencourt – Consultor, coach e palestrante

Entrem em contato: (@mbconsultoria2019 e marcel.mbconsultoria@hotmail.com)

Fundador da MB Consultoria & Treinamentos, ex- executivo de marketing do Grupo NC, com 20 anos de experiência no mercado farmacêutico, tendo iniciado sua carreira como office boy, depois atendente de farmácia destacado em
vendas e gestor com grande experiência em liderança de pessoas.