fbpx
União Química anuncia Vice-presidente Comercial para saúde humana
20 fev, 2020
Carnaval chama atenção para prevenção do HIV em mulheres
21 fev, 2020

Do glitter ao protetor solar, confira dicas de dermatologista para um Carnaval seguro para a pele

Young women blowing confetti from hands. Friends celebrating outdoors in evening at a terrace.

Para curtir o Carnaval sem descuidar da saúde e da beleza é preciso adotar cuidados simples

No auge do verão, a folia começa em plena luz do dia, o que demanda cuidado redobrado com a saúde da pele. “Durante o dia, se a pessoa vai ficar exposta à luz do sol, o indicado é aplicar o protetor solar com fator de proteção mínimo de 30. Mas, na minha opinião, o FPS 50 é o mais indicado para todos os tipos e tons de pele, pois estamos em pleno verão e os raios solares são muito intensos”, conta a médica dermatologista Dra. Maria Paula Del Nero, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar em todas as partes expostas – pescoço, rosto, orelhas, braços, mãos, pernas, peito dos pés etc. – e antes da make.

A maquiagem carnavalesca é outro capítulo à parte nos cuidados de beleza. “Muito cuidado com o uso de colas, pois algumas pessoas têm a pele sensível e podem ter alergia à cola do glitter”, alerta a médica, que ensina a testar o produto na parte interna do braço antes de aplicar na face para ver se há qualquer reação.

Outras opções para grudar o glitter, segundo Dra. Maria Paula, são os primers, os hidratantes labiais, os géis e pomadas de cabelo, as colas em bastão -, “mas essas dificultam na hora da retirada” – e, para finalizar, spray fixador de cabelo.

“O glitter comprado em lojas de maquiagem são próprios para uso no rosto e no corpo. Os da papelaria podem machucar a pele”, ensina. Na hora de remover o produto da pele, fita crepe e esfoliante são truques que ajudam a remover todo o brilho. Além deles, um demaquilante bifásico e o sabonete facial são o conjunto ideal. “Aplicar água micelar e um hidratante após a higienização ainda vão ajudar a recuperar a pele para o dia seguinte”, destaca Dra. Maria Paula.

A dermatologista ressalta ainda a importância de se manter muito bem hidratado ao longo da folia para manter todas as funções em dia e a saúde da pele. “Se ingerir álcool, precisa ingerir o dobro de água para não desidratar e para prevenir a ressaca”, conta.

Nos lábios, o protetor solar labial também é indicado para hidratação e proteção. Mas, atenção com quem vai dividir o produto: “o vírus da herpes labial passa com facilidade pelo compartilhamento de batons e protetores labiais, copos e, claro, os beijos”, conclui a médica.
×