Por Lincoln Oliveira
Sim!
Eu poderia responder a essa pergunta de forma indireta, através dos parágrafos que seguiriam no decorrer deste artigo. Mas, de forma prática e incisiva, eu quis responder a esse questionamento de forma prática e rápida para você, leitor. Respeitando logicamente os colegas que possam ter uma opinião divergente sobre o assunto, apresento aqui os motivos pelos quais tenho a convicção de que montar e manter um consultório farmacêutico em sua farmácia vale – e muito – o investimento.
Quero convidá-lo para, antes de mais nada, olhar para dentro do seu negócio, depois dar uma “espiadinha” para fora, para o mercado, e fazermos a nós mesmos algumas perguntas. O que as grandes redes estão fazendo a respeito desse assunto? Qual o posicionamento dos grandes executivos em relação a esse mercado?
“O contexto da pandemia evidenciou a relevância do varejo farmacêutico como hub de saúde e o potencial do setor para estimular a adesão aos tratamentos e a jornada do paciente. Os serviços farmacêuticos da Abrafarma alcançaram outro patamar durante a Covid-19. Mais de seis milhões de testes rápidos foram realizados em nossas redes nos primeiros doze meses da pandemia, prova inconteste da revolução que estamos realizando na saúde em nosso país” – escreveu Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Alguns termos muito difundidos, mas às vezes não muito bem explicados, tendem a nos deixar com receio do NOVO. O que é esse tal de HUB? De forma bem objetiva, hub significa um lugar que agrega vários produtos ou serviços ao mesmo tempo, com o objetivo de gerar uma maior e melhor experiência aos clientes – no caso, em prol de sua saúde
Você, leitor, conseguiu respostas para as perguntas que deixamos no inicio do texto? Quando acompanhamos as declarações recentes de especialistas em varejo e distribuição farmacêutica, vemos que a busca pelo diferencial competitivo está de alguma forma em “segurar”, “manter”, “incentivar” que o cliente venha para sua farmácia – e o consultório farmacêutico chega com essa perspectiva: melhorar o acesso à saúde da população brasileira.
O consultório farmacêutico, ao estimular a adesão aos tratamentos, tendo como protagonista o farmacêutico com perfil clínico, constrói um processo de fidelização do cliente, muito parecido com o vínculo que cada um de nós tem com um dentista, cabeleireiro ou psicólogo. A fidelização tendo como base a prestação de serviços é uma ferramenta fortíssima – e por isso as grandes redes estão acelerando esse processo ao máximo, para engajar suas equipes nessa nova “onda” de trabalho.
Vamos supor que você se convenceu pelos argumentos apresentados em relação à implantação de um consultório farmacêutico em sua loja. Qual seria então o próximo passo?
A comercialização de medicamentos e produtos para saúde ainda terá um lugar de destaque em sua farmácia, mas devemos estar atentos às mudanças ao nosso redor – assim como no passado as farmácias foram as antigas boticas, onde o profissional manipulava sob medida o remédio para o paciente, no “futuro do presente” a drogaria será um hub onde nosso cliente irá para comprar, consultar, ter acompanhamento. Mas, acima de tudo, receber um acolhimento de toda a nossa equipe. E, nesse futuro do presente, quem acolher melhor é quem vai liderar o mercado.
Lincoln Oliveira – Farmacêutico Comunitário /Jornalista / Conselheiro do CRF/RO
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |