fbpx
Gigante da indústria farmacêutica investe em ações com cinco campanhas simultâneas
18 abr, 2022
Conexão Farma 2022 registra recorde de público em 16 anos
25 abr, 2022

CONSULTAS PÚBLICAS AVALIAM INCORPORAÇÃO DE TRATAMENTOS CONTRA OSTEOPOROSE NO SUS

Estão abertas, até o dia 25 de abril, três consultas públicas (CP) que avaliarão a inclusão de novos tratamentos para osteoporose grave no SUS, como o denosumabe, anticorpo monoclonal injetável subcutâneo – produzido pela AMGEN, maior empresa biofarmacêutica do mundo – que deve ser aplicado a cada seis meses, contribuindo com a obtenção de saúde óssea adequada e consequente prevenção de fraturas em pacientes com osteoporose. A participação é aberta ao público em geral, médicos e profissionais de saúde e está dividida em duas modalidades: técnica e de opinião e experiência de uso. A partir dessas contribuições, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC), órgão responsável por definir os medicamentos e procedimentos ofertados pelo SUS, irá avaliar a proposta de incorporação dos tratamentos nos serviços públicos de saúde1.

A primeira CP em andamento é a 19/2022 que avalia a inclusão de “Denosumabe para o tratamento de osteoporose e doença renal crônica em estágios 4 e 5”. A contribuição sobre a experiência de uso para a inclusão da terapia no SUS está disponível no link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-19-2022-opiniao-denosumabe.  A participação técnica na CP 19/2022 também pode ser acessada pelo endereço: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-19-2022-tecnico-cientifico-denosumabe

À disposição da sociedade civil para participação sobre experiência de uso, a segunda CP aberta é a 14/2022 envolve a incorporação de “Denosumabe e teriparatida para o tratamento de indivíduos com osteoporose grave e falha terapêutica aos medicamentos que atualmente estão no Sistema Único de Saúde (SUS). A contribuição pode ser feita pelo link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-14-2022-opiniao-denosumabe.  A participação técnica e de opinião na CP 14/2022 também está disponível: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-14-2022-tecnico-cientifico-denosumabe.

A terceira consulta pública sobre osteoporose, também em andamento até o dia 25 de abril, é a CP 16/2022, que analisa a incorporação do “Ácido zoledrônico para pacientes com intolerância ou dificuldades de deglutição dos bisfosfonatos orais”. As contribuições sobre experiência de uso podem ser feitas pelo link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-16-2022-opiniao-acido. A participação técnica e de opinião na CP também está aberta: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-01-2022-tecnico-cientifico-acido.

 

Sobre a Osteoporose

Embora não seja exclusividade feminina, a osteoporose é muito mais incidente entre mulheres. Estima-se que 30% das mulheres venham a ter alguma fratura relacionada à fragilidade óssea após os 50 anos, enquanto esse percentual cai para menos da metade em homens da mesma idade2. Com prevalência de aproximadamente 15 milhões de pessoas no Brasil2, a doença está relacionada à perda temporária ou permanente de mobilidade e autonomia, favorecendo quadros de depressão, ansiedade3 e demência4. A saúde feminina está relacionada à saúde óssea.

 

Sobre a Amgen

A Amgen está comprometida em utilizar todo o potencial da biotecnologia para pacientes que sofrem com doenças graves ao descobrir, desenvolver e produzir medicamentos inovadores. Esta abordagem começa ao utilizar ferramentas como genética avançada para desvendar as bases biológicas da doença e assim, após ampla compreensão, desenvolver moléculas com alvos e objetivos bem definidos. A empresa está em constante expansão, oferecendo um portfólio robusto nas áreas de doenças ósseas e cardiovasculares, hematologia, inflamação, nefrologia e oncologia.

×