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Chiesi Brasil: Mais energia e saúde nos balcões das farmácias brasileiras

Entrevista exclusiva com Igor Fernandes, Head de Primary Care e Special Care da Chiesi Brasil – filial da multinacional italiana que vem ganhando mercado com o lançamento de soluções inovadoras, incluindo medicamentos para doenças respiratórias, como a asma, incluídos no Programa Farmácia Popular, produtos isentos de prescrição e o carro-chefe do ano, um suplemento alimentar de grande sucesso no exterior, o Forten Energy.

Há pouco, a Chiesi anunciou seu novo presidente no Brasil, Marco Ruggiero. Quais foram as principais diretrizes transmitidas por ele à diretoria visando os próximos anos? 

A principal diretriz da companhia é beneficiar um número crescente de pacientes ano após ano. Em 2023, a Chiesi destinou 24% do faturamento global, mais de 750 milhões de euros, à pesquisa e desenvolvimento, para criar soluções terapêuticas inovadoras, focadas nas necessidades dos pacientes, cuidadores e de toda a comunidade de saúde. Além disso, fortaleceremos parcerias estratégicas, incluindo as com o governo brasileiro, e investiremos em aquisições para expandir nosso portfólio e ampliar o acesso às nossas terapias para saúde respiratória, doenças raras e cuidados especializados.

Rodrigo Lorca, o presidente substituído por Ruggiero, dobrou o faturamento da empresa em seu mandato de seis anos. A expectativa é manter essa expansão? Quais são hoje as principais metas de crescimento?

Sim, a expectativa é manter a trajetória de expansão. Nossas metas incluem atender mais um milhão de pacientes no Brasil até 2028. Para atingir esse objetivo, estamos focando em lançamentos de produtos inovadores em todas as três áreas de negócio da companhia. O mais recente lançamento no Brasil é o suplemento alimentar Forten Energy, que foi totalmente desenvolvido no país e marca a entrada da afiliada nesse segmento, ampliando nossa presença no varejo farmacêutico. Também estamos comprometidos com o acesso equitativo à saúde. Temos implementado projetos de capacitação de profissionais de saúde para acelerar o diagnóstico de doenças raras e doenças respiratórias crônicas. Além disso, temos trabalhado para ampliar o acesso às nossas soluções. Neste momento, por exemplo, a CONITEC avalia a inclusão da nossa terapia tripla fixa em spray para o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) no SUS.

A Chiesi Brasil foi a primeira filial do grupo fora da Itália, em 1976. Como a empresa, que hoje opera em mais de 30 países, vê o mercado farma brasileiro quase 40 anos depois dessa iniciativa? 

O Brasil é um dos 10 maiores mercados em receita para a Chiesi. A afiliada conta com cerca de 400 colaboradores, incluindo mais de 160 dedicados exclusivamente à divulgação científica para mais de 30 mil médicos em todo o país. Nossas principais soluções incluem uma formulação tripla fixa em spray para asma e DPOC, um medicamento de uso hospitalar para o tratamento da síndrome do desconforto respiratório em bebês prematuros, um imunomodulador que auxilia na prevenção de infecções recorrentes do trato respiratório e medicamentos para o tratamento de doenças raras como a alfamanosidose e a lipodistrofia. Nossa presença no Brasil continua forte e estamos comprometidos em trazer inovações e tratamentos de alta qualidade para os pacientes brasileiros.

Quais os lançamentos da Chiesi Brasil este ano? Forten® Energy é um dos carros-chefe da categoria “cuidados especializados”? O que mais vem por aí?

Em março, lançamos Forten Energy, um suplemento alimentar totalmente desenvolvido no Brasil, que inaugura a presença da afiliada brasileira nesse segmento. A marca Forten, que existe há 40 anos, é muito conhecida pelos consumidores e pelos profissionais que trabalham na farmácia. Por ser em solução e pronto para usar, o produto oferece muita praticidade – principalmente para quem tem uma vida corrida ou mesmo dificuldade de deglutição. Além disso sua formulação é exclusiva e seu sabor cítrico de limão com framboesa se assemelha a um energético. Forten Energy chega não apenas para revitalizar uma marca de confiança, mas também abre portas para futuras expansões da Chiesi no mercado de produtos isentos de prescrição. Estamos animados com o potencial desse lançamento e acreditamos que ele representa apenas o começo de uma série de novas oportunidades e inovações que a Chiesi Brasil trará para o mercado de cuidados especializados nos próximos anos.

Qual o diferencial do Forten Energy? Para quem esse produto é recomendado e quais benefícios ele proporciona?

Forten Energy é um suplemento alimentar em solução que se destaca pela sua fórmula inovadora e exclusiva. É recomendado para homens e mulheres acima de 19 anos que buscam mais energia para as atividades do dia a dia. O diferencial do Forten Energy reside na combinação de magnésio, que auxilia no funcionamento muscular e neuromuscular, e vitamina B12, que desempenha um papel crucial no metabolismo energético. Além disso, o suplemento contém uma associação exclusiva de aminoácidos importantes que facilitam os processos bioquímicos no organismo para converter nutrientes em energia de maneira eficiente.

Como a Chiesi pretende expandir sua atuação no segmento de produtos isentos de prescrição após o lançamento do Forten® Energy?

O sucesso de Forten Energy abre caminho para o desenvolvimento de novos produtos na categoria, permitindo à Chiesi diversificar seu portfólio e atender a uma demanda crescente por suplementos alimentares e vitamínicos, entre outros. A empresa planeja continuar inovando e investindo em pesquisa e desenvolvimento para trazer mais opções de alta qualidade ao mercado, sempre focando em melhorar a saúde e o bem-estar dos consumidores.

Como tem sido o relacionamento da Chiesi Brasil com o varejo farma, hoje composto por mais de 100 mil lojas? Há algum contato direto, para determinadas campanhas, sem intermediários?

O relacionamento da Chiesi Brasil com o varejo farmacêutico tem sido bastante robusto e estratégico. Com o lançamento de Forten Energy, nós intensificamos ainda mais nossa interação com farmácias independentes e de redes, farmacêuticos e balconistas. Esse fortalecimento foi alcançado por meio de diversas iniciativas, incluindo a distribuição de material de ponto de venda (PDV), acordos comerciais com os principais clientes e anúncios nos principais canais de varejo farmacêutico do país. Além disso, desenvolvemos uma campanha digital abrangente que inclui a criação de um site, marketing de conteúdo, mídias sociais, marketing de influenciadores e promoções. Essas ações têm proporcionado um contato direto com o varejo, permitindo uma comunicação mais eficiente e personalizada sem a necessidade de intermediários. Nosso objetivo é apoiar o varejo farmacêutico de maneira significativa, fornecendo as ferramentas e o suporte necessário para promover nossos produtos isentos de prescrição de forma eficaz e atender melhor aos consumidores.

Desde 2019, a Chiesi é uma Empresa B certificada, o que significa que seus esforços de sustentabilidade são medidos e avaliados por elevados padrões globais. A empresa pretende atingir a neutralidade nas emissões de carbono até 2035. Qual é a importância da sustentabilidade na filosofia da Chiesi? 

A sustentabilidade é um elemento fundamental na filosofia da Chiesi, indo muito além do que se espera de uma abordagem clássica de ESG (Environmental, Social and Governance). Nosso propósito central é impactar positivamente a sociedade em todos os aspectos da sustentabilidade – ambiental, social e econômico. Queremos ser um exemplo, influenciar e gerar mudanças significativas. Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através da ciência e da saúde, ao mesmo tempo em que geramos valor para a sociedade e para o planeta. A Chiesi concentra o impacto da sua atuação em quatro pilares fundamentais – pacientes, pessoas, planeta e prosperidade – e guia seus negócios pelo princípio de valor compartilhado, que envolve a geração de valor econômico para enfrentar as necessidades e os desafios da sociedade. A Chiesi pretende zerar suas emissões de carbono até 2035. Um exemplo prático desse compromisso é o investimento de R$ 2 bilhões em cinco anos para o desenvolvimento do primeiro spray inalatório de baixo impacto em emissão de carbono. Essa nova geração de dispositivos inalatórios, que usa o gás propelente HFA 152, resultará numa redução de 90% na pegada de carbono. Esse compromisso da empesa com a sociedade e o planeta não é apenas uma missão empresarial, mas a essência do que somos e fazemos. Ao focar na sustentabilidade de maneira abrangente, a Chiesi se esforça para ser um agente de mudança positiva, promovendo um impacto duradouro e significativo no mundo.

Sua planta no Brasil é uma fábrica especializada na produção de medicamentos inalatórios, sólidos e líquidos. A produção abastece o mercado nacional, afiliadas e terceiros. Há planos de expansão?

A fábrica da Chiesi em Santana de Parnaíba (SP) é um pilar essencial para nossa operação global, destacando-se pela excelência na produção de medicamentos inalatórios, sólidos e líquidos desde 1981. A unidade é uma das três fábricas da empresa no mundo e abastece o mercado nacional, exporta para afiliadas e atende terceiros. Com capacidade produtiva anual de 24 milhões de unidades de líquidos, spray nasal, xaropes, gotas, 20 milhões de unidades de sólidos (comprimidos, cápsulas, sachês) e 23 milhões de unidades de aerossóis, a unidade opera com cerca de 150 colaboradores em três turnos. A unidade atua em conformidade com os mais avançados parâmetros de eficiência e qualidade, atenção ao meio ambiente e cuidado com a saúde e a segurança no trabalho. Foi pioneira no uso do gás propelente HFA, que não agride a camada de ozônio e, assim como as outras duas fábricas do grupo, utiliza energia 100% renovável e certificada. A fábrica conta com certificações ISO 14001, ISO 45001, ISO 46001 e ISO 50001, além de aprovações da Anvisa e outras agências regulatórias internacionais. Dos oito medicamentos da companhia produzidos no Brasil, dois são exportados para países como Itália, França e Grã-Bretanha para atender a demanda desses mercados e da Romênia, Emirados Árabes, Tunísia, Albânia, Kuwait e Arábia Saudita. Temos planos de expansão, incluindo a produção de suplementos alimentares, como FortenEnergy, e a ampliação de parcerias na modalidade full service. Estamos preparados para investir conforme novos negócios sejam confirmados, visando aumentar a capacidade produtiva e a eficiência. A estratégia de expansão reafirma a importância da fábrica de Santana de Parnaíba no contexto global da Chiesi, sublinhando nosso compromisso com inovação, qualidade e crescimento sustentável.

O que os brasileiros podem esperar da Chiesi nos próximos anos em termos de produtos inovadores?

Temos o compromisso contínuo de oferecer tratamentos avançados e eficazes para diversas condições de saúde. A Chiesi continua a investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento e conta com um robusto pipeline de produtos em diversas áreas terapêuticas. Nos próximos anos, teremos o lançamento de soluções inovadoras em todas as nossas áreas de negócio, incluindo produtos isentos de prescrição, terapias para doenças raras como a Doença de Fabry e a epidermólise bolhosa, além de medicamentos para doenças respiratórias e condições que afetam a saúde de bebês prematuros. Ainda este ano, devemos inaugurar nosso Centro de Excelência em Biotecnologia, localizado em Parma, onde fica a sede do grupo. Fruto de 85 milhões de euros em investimentos, o centro será especializado no desenvolvimento e na fabricação dos princípios ativos de anticorpos monoclonais, de enzimas e de outras proteínas. O empreendimento é uma resposta aos novos desafios colocados à indústria e à estratégia da companhia de se consolidar como player de destaque no setor biofarmacêutico mundial. Também continuaremos investindo fortemente na nossa agenda de combate à emergência climática. Estamos desenvolvendo um dispositivo inalatório em spray com gás de baixo impacto de carbono. A substituição do gás propelente usado nos nossos produtos reflete o compromisso da Chiesi com a sustentabilidade ambiental e é uma resposta à meta da companhia de zerar suas emissões de carbono até 2035.

Desde 2011, a Chiesi Brasil mantém parceria com o governo federal, através do Programa Farmácia Popular, beneficiando milhares de brasileiros acometidos de asma. Como tem sido essa parceria?

Nossa parceria com o governo federal tem sido fundamental para melhorar a vida de milhares de brasileiros com asma desde 2011. Recentemente, expandimos essa colaboração e incluímos na lista de medicamentos oferecidos pelo programa um tratamento para rinite alérgica. Estamos orgulhosos de contribuir para a saúde pública através do Programa Farmácia Popular.

www.chiesi.com.br

Por: Celso Arnaldo Araujo

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