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BLACK FRIDAY NA FARMÁCIA. Não se assuste…Faça!

Por: Silvia OSSO

A Black Friday na farmácia ainda é pouco usada, mas deveria ser uma promoção mais explorada! Pode ser bem lucrativa se for pretexto para uma campanha bem estruturada, com ofertas inteligentes que possam atrair clientes para o site e para a loja e aumentar o giro dos produtos, potencializando os lucros – apesar dos preços mais baixos.

É importante iniciar antecipadamente a produção para estimular os consumidores a olhar para essa área como uma possibilidade de oportunidades, principalmente para tratamentos de pele do rosto e no corpo, bem como para maquiagem e perfumes. Algumas farmácias já focam também na categoria Infantil (incluindo aí fraldas e leites).

A chave é alcançar seus clientes antes do grande evento e mantê-los engajados.

As farmácias devem focar principalmente no uso das próprias mídias sociais para estimular as vendas com ofertas e promoções, alertando que são participantes do Back Friday. As lojas nem precisam ser redesenhadas, caso já pratiquem a arrumação por categorias nos devidos lugares e as mercadorias bem expostas. Podem, sim, gerar pontos extras em pontas de gôndolas com os produtos-foco das promoções e ofertas, além de decorar a farmácia como um todo, chamando atenção para o fato de que participam do Black Friday.

DICAS gerais para faturar com a Black Friday na farmácia:

1 – Prepare o estoque

Não é possível prever o futuro, mas realizar uma previsão de vendas para seus produtos, sim. Isto permite programar as compras e evitar rupturas. Procure revisitar seus dados de anos anteriores e os dados disponíveis no mercado.

 2 – Planeje as operações promocionais

Para os consumidores, a Black Friday é o dia das pechinchas e, portanto, qualquer consumidor espera encontrar promoções interessantes na data. Obviamente, se trata de selecionar os produtos-foco, de acordo com as tendências de suas previsões de vendas. Mantenha uma margem viável para cobrir todos os seus custos, a menos que esteja “se livrando” de certos produtos que, por exemplo, custam mais para armazenar do que para vender e estão tendo pouco giro na loja.

 3 – Promova atração

Para atrair clientes, pense com antecedência em todos os pontos que devem fazer parte da estratégia de apresentação da sua loja:

– Crie banners, físicos e digitais, para enviar aos clientes online, ou para serem expostos em frente ou dentro da loja, informando sobre a Black Friday na farmácia;

– Faça uma contagem regressiva, tanto na loja quanto nas redes sociais – dessa maneira, é possível prenunciar o evento e engajar os clientes que estejam aguardando por oportunidades durante a data. Pode também preparar uma categoria específica para a Black Friday, com seus produtos em promoção, para colocar nas prateleiras no Dia D. Essa é uma forma eficaz de trazer clientes diretamente a ofertas imperdíveis.

 4 – Faça promoções atrativas

Escolha os produtos que seus clientes mais gostam ou aqueles que você deseja vender e aplique um desconto. Para que sua operação seja atrativa, ofereça ofertas substanciais: 60%, 50%, 40% de desconto…

Para maior eficiência:

  • classifique seus produtos por categoria de preço ou porcentagem, em seu site de comércio eletrônico;
  • para vendas físicas nas lojas, delimite as áreas e produtos afetados pela Black Friday, com sinalização clara.

Lembre-se de que a competição será alta durante todo o período. Assim, ofereça algo que convença seu público a comprar da sua loja e não do concorrente.

Normalmente, os consumidores procuram um desconto mínimo de 20% durante o evento. No entanto, os descontos em dinheiro não são o único incentivo de vendas. Ofereça frete grátis, um presente surpresa ou cashbacks para que o cliente utilize em compras futuras.

 5 – Cuide da sua comunicação

Definir suas ações comerciais é o primeiro passo. Em seguida, dedicar tempo à estruturação das estratégias de comunicação das ações é essencial! De nada vai adiantar a melhor campanha de Black Friday se não houver divulgação para que os clientes tomem conhecimento dela. Use todos os meios de comunicação à sua disposição: site, redes sociais, a vitrine da farmácia (se houver). Se você já tem dados armazenados dos seus clientes, é possível criar uma lista VIP da Black Friday, composta por pessoas que já se relacionam com a farmácia. Para esses clientes, é possível enviar por e-mail no dia do evento e automatizar o envio de e-mail ou uma série deles, antecipadamente, para estimular o desejo do consumo.

 6 – Analise as necessidades do cliente

Os responsáveis pelo sucesso da Black Friday são os consumidores. Quanto mais você os conhecer, melhor a ação promocional. É importante estar atento às preferências dos clientes às novas tendências de meios de pagamento.

 7 – O que não fazer na farmácia durante Black Friday

Não minta para seu público – isso, certamente, trará um marketing boca a boca negativo. Não tente enganar o cliente com artimanhas como “tudo pela metade do preço” se não for realmente verdade.

Não aumente os preços dos produtos de maneira gradativa antes do evento começar para, no momento da ação, ofertar promoções que não dão nenhum desconto real ao cliente. Muitos clientes realizam pesquisas com antecedência e já estão atentos a esse tipo de artimanha. Esses clientes, certamente, ficarão longe da sua loja caso percebam esse tipo de artimanha.

PODE MUDAR MEU CRÉDITO DESSA FORMA?

 

Silvia OSSO é palestrante e consultora de empresas. Jornalista, especialista em varejo, é autora dos livros: Atender bem dá lucro; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e Liderança para todos.  Contato: siosso@uol.com.br. Siga-a em youtube.com/@silvia_osso e outras mídias. Assista seu quadro ”Se liga varejo” no @farmacombrasil, semanalmente, às 6ªs feiras.

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