fbpx
Encontro com o sucesso
19 maio, 2023
Dia Nacional dos Genéricos: Uma mudança cultural de acesso a medicamentos inovadores
19 maio, 2023

Aleitamento materno – Receita para a melhor refeição do mundo

Por Celso Arnaldo Araujo

É claro que a imensa maioria das mães, donas desse fabuloso “restaurante” natural para bebês, já foi convencida da importância vital do “dar de mamar” – o leite materno é o alimento mais completo que existe e o único que um bebê precisa nos seus seis primeiros meses de vida, pois contém proteínas e anticorpos que o nutrem e o protegem. O bebê que nesse período mama exclusivamente no peito aprimora a mastigação, a respiração e até desenvolve uma fala mais adequada. Além disso, tem menos possibilidade de apresentar diarreias e desenvolver alergia e doenças infecciosas. Mas o sublime ato de dar de mamar nem sempre é automático. Às vezes, precisa de apoio – e nisso as farmácias podem ajudar, orientando para a utilidade de cada item ali vendido

Claro que nem todas as mães conseguem “dispensar” o leite para seus rebentos numa boa. Às vezes, a mãe desiste porque tem leite empedrado ou rachaduras nos seios, o que provoca dor quando o bebê suga. Há medicamentos, alopáticos e homeopáticos, que o pediatra indica para resolver esse tipo de problema. Alguns produtos podem, por exemplo, fortalecer a pele nos mamilos, durante a gestação – é o caso de loções hidratantes. Mas nas prateleiras das farmácias e em lojas especializadas as mães encontram muitos acessórios capazes de facilitar a nobre missão de aleitamento. Eis alguns itens que podem ser úteis para mães e bebês.

Almofada de Amamentação: Apoia o bebê, ajudando-o a ficar na posição correta para mamar e diminuindo o cansaço nos braços e nas costas da mãe.

Conchas: Ajudam a “formar” o bico e protegem as mamas de atrito na roupa, evitando dor quando estão sensíveis.

Absorvente para seios: Absorve o leite que “vaza” das mamas cheias, evitando mamilos úmidos, rachaduras e infecções.

Pomada de lanolina: Trata as fissuras nos bicos das mamas. Seu uso é recomendado após a amamentação e ao sair do banho.

Bomba para tirar leite: Permite a extração do leite materno para armazenar e congelar. As bombas elétricas são mais cômodas e rápidas, principalmente as que permitem retirar o leite dos dois seios ao mesmo tempo.

Álcool em gel: Independentemente do fim da pandemia, um produto indispensável para higienizar as mãos antes de amamentar.

Sem medo de amamentar
O projeto Parto Sem Medo, de assistência à parturiente, sob liderança do Dr. Alberto Guimarães, reuniu dicas de amamentação para as mães.

Antecipe os desejos do bebê

Em vez de esperar o choro do neném, deve-se antecipar as necessidades dele, observando sinais – como girar ou levantar a cabeça repetidamente, abrir e fechar a boca, colocar a língua para fora e chupar o que estiver perto.

É o bebê que determina a frequência e o tempo da mamada

Não precisa acordar um bebê dormindo para alimentá-lo só porque três horas se passaram. É o bebê que determina quanto tempo ele precisa. A mãe também não deve se preocupar se a amamentação durar apenas 10 minutos – ou se prolongar por 45.

Ajude seu bebê a encontrar a posição correta

  • O bebê deve estar posicionado para que sua boca fique no mesmo nível do mamilo
  • A cabeça deve ficar levemente inclinada para trás
  • Se possível, deve se encaixar na aréola inteira, não apenas no mamilo
  • O queixo deve estar encostado ao peito para liberar o nariz
  • Não se assuste: é natural o leite vazar. Esse vazamento eventualmente vai diminuir ou desaparecer à medida que a amamentação continuar.

Cuide da pele dos seios

É uma pele muito delicada que pode ficar seca, rachada e dolorosa com a amamentação

*Não lave muito. Uma ou duas limpezas por dia com limpador suave é suficiente

  • Depois da amamentação, lave os seios com um pano macio
  • Deixe os seios arejados constantemente para evitar a irritação do atrito com a roupa
  • Depois da amamentação, aplique produtos específicos que ajudam na hidratação e cicatrização dos mamilos

Quanto mais mamadas, mais leite

Conforme o bebê mama, mais ele aumenta a liberação dos hormônios prolactina e oxitocina, que estimulam a produção de leite. Regra de ouro: quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe vai produzir.

Atenção: na seção de produtos que estimulam a amamentação materna, é aconselhável que as farmácias adotem algumas regras regulatórias básicas – segundo informações de nossa Coordenadora para Assuntos Regulatórias, Dra. Betânia Alhãn:

  • Identificação na área de exposição de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras
  • A Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos (NBCAL) regula a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras. Seu objetivo é assegurar o uso apropriado desses produtos de forma a que não haja interferência na prática do aleitamento materno.
  • A promoção comercial desses produtos deve incluir, em caráter obrigatório e com destaque, as frases descritas abaixo. Tais informações deverão, no mínimo, ter fonte igual ao texto informativo de maior letra, excluindo a marca, em CAIXA ALTA e em NEGRITO; quando auditivas, deverão ser claras e audíveis. Para os leites em geral e fórmulas infantis de seguimento para crianças de primeira infância, deve ser incluída, obrigatoriamente, a seguinte frase visual e/ou auditiva, de acordo com o meio de divulgação:

“O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE OU MAIS”.

“O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS SEIS MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS”.

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

Redes Sociais:

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

 

×