Por Celso Arnaldo Araujo
Na quarta edição de seu Encontro de Negócios, a Abrafad divulgou números impressionantes que refletem seu desempenho: as cerca de 5.300 farmácias que integram hoje a Abrafad, parceira da Abcfarma, tiveram um faturamento de R$ 5,4 bilhões nos últimos 12 meses. E o crescimento promete aumentar, com a adesão iminente ao grupo de novas farmácias associativistas
As unidades que integram a Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias, fundada há apenas seis anos, apresentaram, nos últimos 12 meses, um faturamento de R$ 5,4 bilhões – quantia muito próxima da meta de R$ 5,8 bi estabelecida pela entidade até o fim de 2023. Como adiantou à Abcfarma o diretor executivo da Abrafad, Nilson Ribeiro, essa cifra, na prática, deve alcançar 6 bilhões nos próximos seis meses – um crescimento dois a três pontos acima do mercado em geral. Trata-se de uma ascensão muito consistente, já que, em 2018, a receita da Associação somava R$ 1 bilhão – cinco anos depois, pode chegar a 6 bi, o que comprova a eficiência da receita de associativismo da Abrafad.
Para essa fórmula vitoriosa, segundo Nilson, contribuem parcerias estratégicas com outras entidades do segmento – como a Abcfarma, que ganha destaque em sua avaliação: “Ela nos representa com muita eficiência, por exemplo, junto aos órgãos públicos que regulam o setor. E nossos contatos trabalham junto às farmácias associadas no sentido de divulgar a lista de preços sempre atualizados da Abcfarma e o suporte jurídico, institucional e trabalhista que ela nos propicia. A parceria com a Abcfarma é um ponto de apoio extremamente importante para nossos afiliados”. Nilson entende que Parcerias Estratégicas como esta permitem à Abrafad profissionalizar os gestores do varejo farma, oferecendo a eles ferramentas tecnológicas de Business Intelligence e modelos inovadores de gestão.
Números que impressionam
Nada menos que 20 bandeiras farma são hoje afiliadas à Abrafad: atualmente, são 5.262 pontos de venda em 2.000 municípios do país. Segundo Nilson adiantou à Abcfama, o objetivo traçado para 2023 – chegar a 5,6 mil unidades – deve ser superado, alcançando um número de farmácias associadas ainda maior. “Segundo avaliações de especialistas do mercado, alcançar seis mil lojas seria viável até o fim do ano”. A digitalização progressiva é um dos instrumentos que propiciam essa expansão.
As farmácias associativistas da Abrafad vêm trilhando uma evolução expressiva nos canais digitais: as vendas via e-commerce, que equivaliam a 1,8% dos negócios do setor até 2020, hoje já perfazem 5,7%. Não por acaso, a digitalização foi uma das âncoras do Encontro de Líderes que antecedeu a quarta edição do Encontro de Negócios, no qual se detectou a notória projeção da Abrafad diante da indústria e do atacado farma.
Canais de contato da Abcfarma:
Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB
Redes Sociais:
Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |