fbpx
Primeira edição do Prêmio Autocuidado em Saúde é anunciado pela ACESSA
26 ago, 2022
Síndrome de Burnout – À beira do esgotamento
26 ago, 2022

Agenda da indústria farmacêutica para as eleições 2022

Documento da Interfarma contém propostas do setor para aprimorar o ambiente legal, regulatório e operacional

A Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – acaba de divulgar a Agenda da Indústria Farmacêutica de Inovação – documento que contém propostas do setor para aprimorar o ambiente legal, regulatório e operacional, que será entregue aos candidatos à Presidência da República, governos estaduais, Senado e Câmara dos Deputados.

“Caberá aos representantes escolhidos pela população a tarefa de lidar com as demandas e desafios escalonados pela pandemia. Ainda que desafiador, é importante reconhecer as fragilidades que demandam aprimoramento dos sistemas de saúde e alavancar os potenciais que o país apresenta, visando a criar um ecossistema de saúde mais favorável à inovação e melhoria do acesso dos pacientes brasileiros”, resume a presidente-executiva da entidade, Elizabeth de Carvalhaes.

Material contém três pilares da indústria farmacêutica

A agenda contém três pilares – sendo o primeiro voltado à inovação, com ideias para fortalecer o complexo industrial da saúde, estimular mais pesquisas clínicas, assegurar a proteção de dados do dossiê de testes e modernizar o sistema de propriedade intelectual.

O segundo pilar tem a tecnologia como mote e inclui financiamento e sustentabilidade dos sistemas públicos e privado de saúde no Brasil, a melhoria dos processos de incorporação e dispensação de tecnologias no SUS, novos modelos de financiamento à saúde, programas especializados, acesso a vacinas, melhores condições tributárias e precificação dos medicamentos.

“É essencial reduzir a carga tributária dos medicamentos e aperfeiçoar o sistema de precificação. São medidas necessárias para reduzir os gastos do SUS e impactar positivamente o acesso da população às tecnologias de saúde”.

Por fim, a Interfarma propõe o aperfeiçoamento do ambiente de políticas públicas em saúde, com foco no fortalecimento dos espaços de participação social e das agências reguladoras, melhoria da governança e digitalização da saúde.

Fonte: Panorama farmacêutico

×