Congresso mobilizou em torno de 4,7 mil profissionais e mais de 90 marcas
O Abrafarma Future Trends, maior congresso do varejo farmacêutico das Américas, encerrou sua 11ª edição com números recordes. Pela primeira vez no Distrito Anhembi (São Paulo-SP), o evento ocorrido em 13 e 14 de agosto mobilizou em torno de 4,7 mil empresários, executivos, dirigentes e profissionais ligados ao setor, além de atrair mais de 90 indústrias para a área de exposições.
Organizada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que integra as 29 maiores empresas do varejo farmacêutico nacional, a agenda do congresso contemplou mais de 80 painéis e palestras dedicadas ao debate de tendências e oportunidades para o segmento. E, a exemplo dos anos anteriores, a sessão Encontre o Varejista foi a mais concorrida, ao possibilitar uma interação única entre as redes e a indústria.
Encontre o Varejista permitiu que as redes de farmácias compartilhassem planos comerciais com a indústria
“É o momento em que as varejistas compartilham com os fabricantes os seus planos comerciais, de marketing e merchandising. A indústria tem uma oportunidade ímpar de conferir em detalhes a performance atual das redes e onde elas querem chegar, o que incentiva a geração de parcerias que fomentam ainda mais o desenvolvimento do setor”, constata Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
A abertura do congresso teve a participação da maior rede de farmácias do mundo – CVS Health. Guilherme Serrano, executivo brasileiro que lidera a área de desenvolvimento corporativo e M&A da companhia, destacou a transformação do varejo farmacêutico nos Estados Unidos e suas similaridades com o mercado brasileiro. Outro nome de peso foi Diego Barreto, CEO do iFood, que analisou o avanço da digitalização no varejo.
Vicente Falconi, fundador da consultoria Falconi, conduziu um painel sobre a gestão da cadeia de suprimentos em um ambiente omnichannel. A programação abrangeu ainda temas como a prevenção de perdas em farmácias, inteligência artificial, desafios da LGPD e a ascensão do consumidor 60+.
Já as sessões simultâneas do espaço Arena de Ideias trouxeram um overview sobre temas variados, como tendências de consumo e tecnologias. A novidade ficou por conta da Arena Lab, com apresentações relacionadas a comportamento e liderança.
“O grande varejo farmacêutico saltou de um faturamento de R$ 48 bilhões para R$ 90 bilhões em apenas cinco anos, com projeção de superar R$ 100 bi ao fim de 2024. Além da evolução financeira, estamos vivendo uma reinvenção no modelo de negócios, por meio da qual as farmácias vêm se transformando em hubs de saúde. Esse cenário torna ainda mais relevante nos apropriarmos de boas práticas internacionais e de outros nichos do varejo”, entende Barreto.
Vitrine de lançamentos da indústria
Área de exposições movimentou corredores com vitrines de lançamentos para a indústria
O Abrafarma Future Trends também testemunhou um recorde de expositores. “Indústrias farmacêuticas, de bens de consumo e fornecedores de serviços e soluções tecnológicas aproveitaram o evento como uma vitrine de lançamentos e palco para o fechamento de novos negócios”, celebra Barreto, que também confirmou a edição de 2025 para o mesmo local, nos dias 12 e 13 de agosto (terça e quarta-feira).