Num momento em que a chamada assistência farmacêutica ganha progressivamente espaço na defesa da saúde dos brasileiros, a Abcfarma abriu seu ciclo de palestras de 2025 com um tema ao mesmo tempo delicado e fundamental: a importância vital do diagnóstico precoce da Aids (HIV) e das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Através da oferta de testes rápidos, nossas farmácias têm a possibilidade de exercer um protagonismo não ao diagnóstico propriamente dito, reservado à confirmação dos médicos, mas no rastreio e no encaminhamento dos pacientes positivos à rede de saúde. O palestrante não poderia ser mais capacitado a dividir seus conhecimentos com os inscritos nessa sessão online: o Dr. Luís Fernando Emídio da Silva, do Instituto Nacional de Infectologia – INI/Fiocruz, especialista em farmácia clínica e membro da Equipe Nacional de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis, HBV, Doença de Chagas do Ministério da Saúde. Uma de suas missões é justamente facilitar o dia a dia e capacitar as equipes das farmácias brasileiras – segmento hoje indispensável, presente em 95% dos nossos municípios, na oferta de serviços de saúde, notadamente o diagnóstico precoce de doenças infecciosas graves.
Reduzir danos, encaminhando o paciente à rede pública
A possibilidade de realizar testagens rápidas de uma série de moléstias, provendo mais saúde à sociedade, é um dos trunfos das farmácias atualmente – desde que sejam seguidas as orientações dos especialistas. Na sua apresentação, apoiada numa série de slides, o Dr. Luis Fernando dissecou os protocolos exigidos para a testagem rápida nas farmácias – e todas as etapas para o indispensável encaminhamento do resultado dos testes, no caso de positivos. O diagnóstico precoce é um caminho seguro para a redução dos danos potenciais dessas doenças – além de motivar a quebra da cadeia de transmissão. Esse protagonismo das farmácias no rastreio das infecções sexualmente transmissíveis é o que deve encorajar o engajamento delas na profilaxia dos riscos.
Na palestra, o especialista orientou os presentes para as diversas etapas do processo – concluindo com o encaminhamento do paciente positivo à rede pública, de posse de um documento formal em duas vias.
Você pode assistir à integra da palestra do Dr. Luis Fernando disponível no Portal da Abcfarma.
Acesse o link: https://portal.abcfarma.org.br/associados/regulatorio/documento/147