Mais do que produzir medicamentos, a brasileira Eurofarma se tornou uma fábrica de bons resultados nos últimos anos. Em 2021, a companhia registrou um dos melhores resultados de todos os tempos, seja pelo crescimento orgânico, pela inovação ou pela expansão internacional. A receita líquida atingiu R$ 7,1 bilhões (R$ 8,3 bilhões bruto) e Ebitda de R$ 1,7 bilhão, uma evolução de 23% e 30%, respectivamente. As operações internacionais apresentaram um crescimento importante principalmente em mercados-alvo, como o México. A companhia conquistou o terceiro lugar em vendas entre as empresas de capital regional da América Latina, sendo a primeira em receituário no Brasil, com 8,9% de market share, e a segunda em comercialização de genéricos no País, com 13,1% de participação. Os investimentos totais em P&D totalizaram R$ 363 milhões em 2021, representando 5,1% da receita líquida, e um dos grandes feitos envolve o depósito de 26 pedidos de patentes, entre eles três moléculas inovadoras.
Na avaliação de Maurizio Billi, presidente da empresa, a Eurofarma assumiu um papel protagonista no setor de medicamentos. “Nestes dois anos pandêmicos, nos dedicamos à busca de novos caminhos, inovando e antevendo cenários, e certamente esse foi um dos maiores legados para a companhia: a confirmação de que estamos fortes e preparados para enfrentar turbulências e cenários adversos”, afirmou Billi. A Eurofarma é destaque em Gestão, Inovação e Qualidade no anuário AS MELHORES DA DINHEIRO 2022.
Para registrar esses bons resultados, a empresa avançou em ferramentas e plataformas digitais, garantindo o atendimento e apoio aos profissionais de saúde. Segundo Billi, a qualidade dos profissionais, as ferramentas e os processos de gestão permitiram rápida e efetiva adaptação aos momentos de turbulência. “Com uma governança já bem estruturada e apoio dos comitês internos, pudemos manter nossa cultura ágil nas decisões e execução das medidas”, afirmou o CEO. “Como provedores de medicamentos essenciais, mantivemos nossa equipe engajada e ainda mais valorizada por nós e por toda a sociedade.”
Fora do Brasil, a empresa também brilhou. O crescimento em toda a América Latina tem sido consistente e melhoraram muito alguns indicadores financeiros da companhia, de acordo com o presidente. Hoje, 18% do faturamento vem de fora. E um dos fatores de aceleração dos resultados foi o ESG. O laboratório fez a primeira emissão de debêntures atreladas a metas socioambientais (aumento da participação de produtos com conceitos de sustentabilidade, com o selo +Verde, e o número de mulheres na Força de Vendas) e ainda sobre esse tema, manteve metas corporativas ESG com impacto no bônus dos executivos. “Fomos vanguardistas no setor farmacêutico brasileiro ao assumirmos o compromisso público de neutralizar 100% das emissões diretas de CO2 e atingimos a marca 12 milhões de unidades vendidas com o selo +Verde, que incorporam conceitos de sustentabilidade nos produtos”, disse Billi.
Fonte: IstoÉ Dinheiro
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |