Num dos mais concorridos painéis da Conexão Farma 2025, recém-realizada em São Paulo, Cleiton de Castro Marques, sócio administrador da Biolab, destacou o papel das farmácias como centros de diagnóstico preventivo, na redução de atendimentos emergenciais em hospitais.
Nesse encontro de líderes promovido pela Abradilan, Cleiton foi um dos dirigentes convidados do painel “A Nova Era do Cuidado à Saúde: Conectando Indústria, Varejo e Distribuição”. Afirmou ele, na abertura de sua participação: “Durante minha trajetória no setor farmacêutico, sempre reforcei que precisamos pensar além da fabricação de medicamentos. Nosso compromisso é estar presente em toda a cadeia, unindo qualidade, inovação tecnológica e a confiança de médicos e farmacêuticos. Hoje, sabemos que a adesão ao tratamento é um dos grandes problemas da saúde, porque dificulta o processo de melhora do paciente, tem potencial para aumentar a complexidade dos casos, consequentemente afetando a qualidade de vida das pessoas. Nesse caso, o farmacêutico entra como um importante aliado que, por meio de ferramentas adequadas, pode realizar o acompanhamento mais próximo, construindo um importante vínculo com os pacientes”.
O executivo da Biolab destacou também que o setor de saúde é um dos que mais investem em capacitação de profissionais – e a indústria é uma grande parceira do varejo. “Os farmacêuticos estão na ponta da cadeia, ouvindo os consumidores e é por isso que precisam ser cada vez mais valorizados. Incentivar a prestação de serviços por esse profissional é vantajoso para todos, especialmente para os pacientes, que poderiam se beneficiar de um desfecho eficiente e ágil em atendimentos primários, diminuindo, assim, a demanda em prontos-socorros, que teriam mais disponibilidade para casos de alta complexidade”.
A caminho da quarta idade
Um outro momento importante do debate abordou o rápido envelhecimento da população brasileira e como toda a cadeia da saúde precisa estar pronta para esse cenário. “É urgente pensar em formas de atender a esse público. Transformar o varejo físico em um centro de diagnóstico preventivo não apenas melhora a qualidade de vida como reduz os custos com saúde. Temos falado muito também sobre o Prontuário Único, em que médicos e farmacêuticos conseguem acompanhar o histórico do paciente e cada vez mais trabalhar para diagnósticos e tratamentos assertivos. Está aí um projeto que pode mudar a realidade da saúde brasileira”, finalizou Cleiton.
Sobre a Biolab
Fundada em 1997 e com presença internacional, a Biolab investe em pesquisas e parcerias para superar os crescentes desafios da saúde. Com seus mais de 3.800 colaboradores, é a quarta maior força de vendas do Brasil, atuando em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, ortopedia, gastroenterologia, pediatria, clínica médica e sistema nervoso central, além de ser líder em cardiologia. As unidades de negócio Biolab Genéricos, Avert Humana e Avert Biolab Saúde Animal contribuem com o portfólio da marca, com mais de 500 produtos.