fbpx
Anvisa decide ampliação de serviços clínicos nas farmácias
02 maio, 2023
Assuntos Regulatórios: Infraestrutura para farmácia e drogaria
04 maio, 2023

Alerta sobre uso correto das lentes de contato

Seguir as orientações médicas sobre cuidados com a higienização do produto é fundamental para a boa adaptação do usuário

A CooperVision Brasil e a Academia Brasileira de Controle da Miopia Ortoceratologia (Abracmo) estão alertando a população sobre a importância do uso correto das lentes de contato. É comum ouvir relatos de pessoas que utilizam o produto, mas deixam de lado as orientações dadas pelos médicos, como manter a rotina de higienização e respeitar o tempo de descarte recomendado. Esses tipos de ações podem prejudicar a saúde dos olhos, mas especialistas acreditam que, entre os fatores que levam a esse cenário, estão a escassez de informação e de orientação.

“Recentemente tivemos o caso de um jovem americano que perdeu a visão por conta de mau uso do produto. O ocorrido virou notícia em todo o mundo, mas precisamos corrigir algumas informações. Um ponto de atenção é que o fato de dormir de lentes de contato não leva à infecção ocular, quando estas são bem higienizadas. Porém, se o usuário não cuida adequadamente de suas lentes, elas podem ser infectadas e infectar os olhos, mesmo durante o uso diurno”, explica a médica oftalmologista Dra. Tânia Schaefer, presidente Abracmo. De acordo com a especialista, existem casos específicos onde o paciente pode dormir usando as lentes. “Depende da indicação, do tipo de lentes de contato e da saúde ocular do usuário. Por isso, apenas o médico oftalmologista responsável pela adaptação de cada paciente poderá decidir pela indicação ou não”, ressalta a oftalmologista. “Outra questão que exige atenção é o tempo de descarte das lentes, que pode ser diário, quinzenal, mensal ou anual. É preciso respeitar o tempo de descarte das lentes”, orienta Dra. Tânia.

Não é proibido usar lente na piscina

A médica também falou sobre os cuidados necessários ao utilizar as lentes de contato durante o banho ou na piscina. “Usar lentes de contato no banho ou na piscina, desde que elas não entrem em contato com a água, não é proibido. Algumas bactérias, vírus e parasitas têm seu habitat natural na água, por isto é contraindicado o seu uso inclusive para limpeza e conservação do produto. Fundamentalmente o usuário precisa seguir as orientações de seu médico oftalmologista, especialmente quanto a manutenção e higienização”, indica a médica. No Brasil, milhares de novos usuários entram para o mercado a cada ano, entretanto, as pessoas que desistem do uso e, na maioria dos casos, a desistência está diretamente ligada ao mau uso, somam praticamente o mesmo número daqueles que haviam iniciado no mesmo período. “Estamos investindo na conscientização da população para que os usuários consigam desfrutar de todos os benefícios que as lentes oferecem, como liberdade, conforto, praticidade e qualidade de visão. Contudo, para que se tenha um uso saudável, é fundamental que as pessoas sigam os cuidados recomendados pelos oftalmologistas, bem como as indicações contidas nas embalagens dos produtos”, comenta Gerson Cespi, diretor-geral da CooperVision no Brasil. “Usar lentes de contato é uma experiência extraordinária, e existem vantagens quando comparamos com o uso dos óculos. E é justamente para que os brasileiros possam aproveitar essa experiência ao máximo que estamos apoiando a disseminação de informações concretas sobre as lentes de contato e sobre seu uso correto. Com isso esperamos que aqueles casos mais raros, como o do jovem americano, e que acontecem quando não se faz o uso adequado do produto, possam ser evitados e que também sejam entendidos como exceção e não como regra”, finaliza o diretor.

Fonte: CDI Comunicação

Acesse os canais da Abcfarma!

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

×