Cresce a busca por uma boa promoção neste período de pandemia. Nesta segunda e pior fase da Covid-19, temos muitos consumidores isolados em casa. Mas muitos deles preservam seus empregos e ainda não foram atingidos pela crise financeira. Mas, em momentos como o que estamos vivendo, todos buscam oportunidades de negócio. E cabe aos e-commerces oferecer as melhores ofertas e garantir uma experiência de compra incrível para atrair seus clientes.
Com um planejamento eficiente, é possível tirar o máximo proveito de eventos e turbinar seu faturamento. Para ajudá-lo a preparar sua loja virtual, fizemos uma lista com seis dicas essenciais para se dar melhor nessa modalidade cada vez mais importante para o varejo.
Confira as dicas:
1 Ofereça promoções atrativas
Parece óbvio, mas as ofertas são ainda o maior atrativo do comércio. Por isso, é essencial oferecer promoções e descontos vantajosos para seus clientes, incluindo ofertas-relâmpago, que dão super certo também. Para atrair os consumidores, você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque. Analise também as estratégias e os preços praticados pela concorrência, para garantir que suas promoções estão sendo competitivas. Mas é importante lembrar que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Portanto, calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado a cada item, para não prejudicar a sua indispensável margem de lucro.
Além de descontos, você também pode oferecer outros tipos de benefícios, como: frete grátis, kits de produtos, condições de pagamento especiais, brindes, cashback, etc.
Lembre-se que em abril temos o Dia do Frete Grátis.
2 Invista na experiência do consumidor
Nada mais frustrante do que passar por uma experiência de compra negativa, não é mesmo? O preço é um fator muito importante para a conversão, mas cada vez mais os usuários buscam uma loja que preze por eficiência e praticidade, além de um atendimento fácil, rápido e que resolva de fato eventuais problemas. Para garantir esses aspectos, verifique se o seu setor de atendimento está funcionando com o máximo de eficiência em todos os canais. Seu negócio deve estar preparado para responder prontamente aos clientes, sempre com muita empatia e rapidez. Além disso, é fundamental preparar a estrutura do seu e-commerce com antecedência. Confira a infraestrutura de tecnologia do seu site, para evitar instabilidades durante os picos de acessos da semana promocional. Se seu consumidor tentar comprar na sua loja, mas não conseguir acessar o site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra.
Ao garantir uma experiência positiva para os compradores, é possível aumentar suas conversões e fazer com que seus clientes se tornem leais à sua marca e indiquem seu negócio para outras pessoas.
3 Divulgue suas ações de forma estratégica
Como falamos anteriormente, as pessoas já começam a buscar os produtos desejados nos dias que antecedem os eventos. Por isso, é importante planejar um cronograma de ações de divulgação para conquistar a atenção dos clientes e gerar tráfego para sua loja.
A divulgação da semana ou mês especial de promoções precisa ser vastamente divulgada. Vale investir em uma campanha específica nas mídias pagas, comprando palavras-chave no Google ou aplicando estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram.
Mas, lembre-se: não invista em anúncios para qualquer produto de forma aleatória. É importante selecionar produtos estratégicos, de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Se esse for um assunto novo para você, comece com um orçamento reduzido e pilote os resultados. Você também pode fazer ações de engajamento ao longo da semana nas redes sociais, divulgando suas ofertas e liberando cupons de desconto exclusivos, por exemplo. Tudo isso vai aumentar sua presença online e atrair novos potenciais clientes para o seu e-commerce.
Em abril temos dias importantes como:
26/04 – Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial
28/04 – Dia do Frete Grátis
Trabalhar focado em alguns itens é fundamental para o negócio– são eles:
Outono, para prevenção: antigripais, descongestionantes nasais, analgésicos para a garganta, vitamina C, antialérgicos, na véspera do frio.
Inaladores, umidificadores, nebulizadores, equipamentos de controle de pressão
Medicamentos em geral, genéricos, MIPs (principalmente produtos para diarreia e alergia).
Produtos contra acne, já que o consumo de chocolate aumenta devido à Páscoa.
4 Implemente soluções omnichannel
O consumidor atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra. Portanto,
é essencial investir em soluções omnichannel, ou seja, que integram todos os seus canais de vendas e comunicação. Isso inclui padronizar o seu atendimento, integrar o seu estoque e oferecer opções de entrega facilitadas.
De acordo com o relatório da Social Miner, 53% do público do Dia do Consumidor prefere receber as compras em casa, enquanto 31% sentem-se mais confortáveis retirando os pedidos na loja física.
Para atender às diferentes necessidades, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, incluindo o Click & Collect, no qual o cliente faz a compra online e retira o pedido na loja física. Assim, o consumidor tem a facilidade de escolher o modo de entrega da sua preferência, tendo uma experiência de compra positiva no seu e-commerce.
5 Preocupe-se com a fidelização dos clientes
Se você pensa que a compra termina no momento do pagamento, você precisa rever suas ideias. Por meio de ações de pós-venda é que você torna sua marca parte da rotina do cliente, entregando benefícios, informações e oportunidades de compra futuras.
Entrega rápida, com uma embalagem que se destaca, já é um ótimo diferencial, assim como cupons e brindes.
Você também pode fazer pesquisas de satisfação com o cliente após a compra – e garantir um processo de logística reversa eficiente para os casos de trocas e devoluções. Tudo isso vai enriquecer e deixar ainda melhor a experiência de compra do seu consumidor.
6 Foque no seu meio de pagamento
Você já parou para analisar se o seu site facilita ou dificulta a compra na hora de o cliente dar o clique final? Ou melhor: nesse momento tão decisivo, seu site passa credibilidade, confiança e segurança? Dar atenção ao meio de pagamento é vital para qualquer e-commerce, oferecendo aos usuários um ambiente fácil, seguro e com as principais opções de pagamento para ele concluir sua compra. Além disso, oferecer um checkout fluido e transparente é muito importante, para que todo o processo de pagamento aconteça dentro do seu próprio site. Isso gera mais credibilidade para o cliente na hora de inserir dados sensíveis do seu cartão.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |