fbpx
Como preparar o seu e-commerce para promoções
23 abr, 2021
Farmácia Solidária, participe!
26 abr, 2021

O estresse da pandemia: TERAPIA ONLINE para profissionais da farmácia

Farmacêuticos, auxiliares de farmácia e balconistas cadastrados na plataforma Neo Pharma podem ser atendidos por internet ou aplicativo para enfrentarem melhor a pandemia de Covid-19. É um serviço oferecido pela Neo Química, em parceria com a OrienteMe, plataforma de psicoterapia online, que começou em 2019, junto a mais sete projetos com impacto social na saúde. A eclosão da pandemia, no começo do ano seguinte, consagrou essa terapia, pois diversos sintomas mentais são potencializados entre aqueles que têm a função de cuidar das outras pessoas: os profissionais da saúde. Aqui, os efeitos benéficos dessa terapia online são explicados em detalhes pelos especialistas da Neo Química

 

Como é, resumidamente, a parceria da Neo Química com a OrienteMe?

A parceria começou em 2019 quando o empreendimento foi selecionado para o programa da Neo Acelera, aceleradora da Neo Química, junto a mais sete projetos com impacto social na área de saúde. Em 2020, pensando em dar assistência aos profissionais de farmácia que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, a Neo Química e a OrienteMe decidiram levar esse serviço de psicoterapia aos profissionais por meio da Neo Pharma, a plataforma de educação da Neo Química para profissionais de farmácia. Devido ao sucesso da parceria, prorrogamos a duração do benefício dentro do portal e construímos um plano de comunicação para desmistificar os tabus relacionados ao cuidado com a saúde com o objetivo de expandir ainda mais o número de usuários do benefício.

Como um profissional pode ter acesso a esse serviço?

Por meio da plataforma, os profissionais de farmácia podem ter acesso ao atendimento psicológico, disponível pela web (www.orienteme.com.br) ou aplicativo para celular.

As sessões de terapia dos profissionais inscritos no serviço têm um sequenciamento comum a todos os pacientes – ou são personalizadas? Quanto dura, em média, a terapia?

Cada profissional de farmácia inscrito poderá usufruir de duas sessões semanais, por chamadas de vídeo, além de trocar mensagens de voz, texto ou vídeo ilimitadas com o terapeuta que o acompanhará, a depender de suas necessidades iniciais, até o final do mês de agosto de 2021.

Na pandemia, a Neo Química também passou a disponibilizar conteúdos didáticos para profissionais do varejo. Que tipo de conteúdo?

São conteúdos como e-book, com as principais informações sobre a Covid-19, e-cards (cartões digitais) compartilháveis em redes sociais abordando mitos e verdades a respeito da doença, e também podcasts e matérias sobre o assunto. Todas as informações foram criadas em parceria com fontes confiáveis, como médicos, farmacêuticos, estudos científicos e entidades setoriais, como Conselho Federal de Farmácia, para orientar os profissionais de farmácia desde a preparação dos estabelecimentos para atender ao público, bem como o acolhimento dos consumidores, até a inovação dos testes para detecção de coronavírus nos estabelecimentos e a saúde mental dos profissionais. A Neo Química também doou 15 mil unidades de álcool em gel para o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), para repasse aos estabelecimentos.

Em linhas gerais, como a Neo Química avalia os resultados da terapia entre os profissionais a ela submetidos? Mais segurança para enfrentar a pandemia? Mais segurança para lidar com os pacientes? Menos ansiedade?

O processo terapêutico consiste em promover o autoconhecimento e, dessa forma, fazer com que os pacientes tenham autonomia psicológica e aprendam a gerenciar suas emoções. Os resultados podem ser avaliados principalmente pela melhora no quadro clínico dos pacientes de forma individual. Além da terapia online, a plataforma da OrienteMe oferece o mapeamento da saúde emocional da população completa, que avalia o grau de risco de ansiedade, estresse e depressão dos cadastrados do portal Neo Pharma. Os pacientes são avaliados inicialmente e posteriormente ao tratamento, fornecendo a todos os beneficiados um mapa de progresso de sua saúde emocional. Em destaque, encontramos os temas ansiedade e autoconhecimento para serem trabalhados na terapia no período de pandemia. No início do período, os colaboradores Neo Pharma apresentaram altos níveis de estresse, com índice de saúde emocional 2.09 em junho de 2020, e hoje, após sete meses de terapia online na OrienteMe, encontramos mudanças significativas nos números – níveis baixos de estresse, com índice de 1.49 em janeiro último.

Nos últimos três meses, por exemplo, pudemos acompanhar os números de ansiedade, depressão e estresse caindo significativamente: 33% dos pacientes estavam apresentando nível alto para tristeza, 48% em nível alto para ansiedade e 38% em nível alto para estresse. Atualmente, os pacientes que concluíram o mapeamento novamente apresentaram uma melhoria de 100% para o nível alto de tristeza, uma evolução de 23% no índice alto de ansiedade e 11% para estresse.

Os profissionais de saúde, particularmente os de farmácia, que nunca deixaram de trabalhar desde o começo da pandemia, são mesmo os mais afetados mentalmente nesse período? De que forma? Quais são as manifestações psicológicas mais comuns?

A pandemia por si só é uma situação totalmente inusitada para as pessoas, que se veem diante de uma doença contagiosa, que não se sabe exatamente como se manifesta no organismo de cada indivíduo. Por conta desse estresse crônico, é natural que as pessoas apresentem sofrimento psíquico e transtornos mentais relacionados ao estresse, ansiedade, depressão, síndrome de pânico, piora nos quadros de TOC (Transtorno obsessivo compulsivo), entre outras doenças emocionais. Além desses fatores, eles também adquirem os efeitos adversos da pandemia, amplificados pelo fato de irem na contramão do distanciamento social e terem que trabalhar em serviços essenciais, que os expõem a ambientes com altos riscos de contaminação. Sendo assim, o tratamento psicoterápico para os profissionais de saúde é altamente recomendado. E a Neo Pharma investe, se compromete e valoriza o cuidado com a saúde emocional dos profissionais de farmácia.

Que tipo de formação/experiência têm os terapeutas da Neo Química/OrienteMe nesse serviço?

Os profissionais OrienteMe têm experiência mínima de cinco anos na área clínica, com formação em psicologia, CRP ativo e e-psi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, exigido como regulamentação para atendimento online. As formações também incluem especializações, pós-graduação, mestrado e doutorado na área clínica.

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, segundo a OMS. Essa “liderança” se confirmou durante a pandemia? Alguma justificativa plausível para sermos assim?

Podemos afirmar que os distúrbios de ansiedade cresceram significativamente durante a pandemia. Segundo relatório divulgado pela OMS, o Brasil está no topo da lista de nações com maior percentual de pessoas com algum tipo de transtorno de ansiedade: 9,3%, índice três vezes maior do que a média mundial. Não existe uma única justificativa para esse número, mas diversas causas, como:

  • Fatores sociais: desigualdade social, pobreza, desemprego, instabilidade econômica, etc.;
  • Fatores genéticos: o transtorno de ansiedade pode aparecer em pessoas que possuem familiares com o problema
  • Fatores comportamentais: pessoas tímidas, com comportamento negativo, naturalmente ansiosas ou com maior dificuldade em gerenciar o estresse, têm maior probabilidade de desenvolver distúrbios de ansiedade
  • Fatores externos: eventos traumáticos ocorridos na infância, adolescência ou mesmo na vida adulta, como doenças graves, violência ou mesmo acúmulo de estresse familiar ou ambiental, podem acabar provocando quadros de ansiedade

Importante ressaltar que sentir ansiedade, em algumas situações, é perfeitamente normal. Ao contrário do que se imagina, quando não patológica, ela é inclusive benéfica. Sem a ansiedade, o ser humano não conseguiria escapar de situações de perigo e nem mesmo realizar um planejamento mínimo com relação ao seu futuro. No entanto, quando esse sentimento deixa de ser administrável e passa a causar sofrimento intenso, afetando a qualidade de vida e bem-estar, é possível que ele tenha se transformado em um quadro de transtorno de ansiedade. Na OrienteMe, a ansiedade é um dos três principais temas escolhido pelos usuários para falar com os psicólogos. Além da ansiedade, outras demandas recorrentes para falar com os psicólogos são estresse, autoconhecimento e tristeza.

Ainda há vagas para profissionais que só agora tomem ciência desse serviço e decidam se inscrever? Em quanto tempo a terapia seria iniciada para esses novos inscritos?

Sim. Os profissionais de farmácia precisam estar com o cadastro completo e atualizado no Neo Pharma, acessar a página da OrienteMe no portal, preencher o formulário com seu perfil e um psicólogo compatível será selecionado para o atendimento.

https://www.portalneopharma.com.br/

×