Excelente oportunidade para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fortalecer a farmácia no mercado.
No varejo, é claro, todo dia é do consumidor. Mas a data oficial, celebrada neste dia 15 em todo o país, este ano um sábado, vem ganhando cada vez mais espaço no varejo brasileiro – sobretudo, pela oportunidade de ganhar uma conexão mais próxima com os clientes. Além de estabelecer vantagens específicas para essa data, farmácias e drogarias podem aproveitar a oportunidade para se aproximar dos seus consumidores e oferecer-lhes vantagens – que geram não apenas um maior fluxo de caixa imediato como fidelidade para compras futuras. O Clube de Benefícios dos associados da Abcfarma é um bom exemplo de como estender o Dia do Consumidor para o resto do ano.
Sim, os associados da Abcfarma, ao se filiarem à entidade, passam a ter acesso a seu Clube de Benefícios – e a contar com inúmeras vantagens em produtos e serviços de empresas parceiras para os empresários e suas equipes. São consumidores privilegiados, com acesso a promoções, descontos e mimos. OK, mas e os clientes do balcão? Como estender a eles os benefícios que a farmácia recebe, o ano todo? Uma série de ações podem e devem ser colocadas em prática para privilegiar o consumidor da farmácia em torno da data – e no resto do ano. A verdade é que o Dia do Consumidor veio para ficar- porque “pegou”. Também conhecido como a Black Friday do primeiro semestre, a data comemorativa já é um sucesso no comércio brasileiro. Os números confirmam essa adesão do público, que já se prepara para comprar mais e pagar menos em torno do dia 15. Esse aumento no fluxo de vendas não acontece somente no ambiente físico da loja como no comércio eletrônico. Mas, para isso, o Dia do Consumidor deve inspirar nos empreendedores do varejo farma ações específicas de comunicação e marketing. Quer alguns exemplos?
*Promoções e ofertas*
Pode parecer óbvio, mas essas ações são as mais esperadas no Dia do Consumidor. Ofertas de descontos devem ser honestas e realmente compensadoras – nada de “metade do dobro” ou “80% de desconto”. Os preços realmente devem ser reduzidos – e voltar ao normal depois da promoção do Dia.
*Descontos progressivos*
Como assim? Na compra de uma unidade, o preço é normal; se levar dois, 5% de desconto; na compra de três, 10%. A ideia é boa para limpar o estoque de cosméticos e aumentar o ticket médio da loja. Outra boa opção de desconto pode ser por meio do CPF do cliente, relacionando os itens que ele normalmente compra com as ofertas do período, para sugerir e vender mais.
*Serviços especiais*
No Dia do Consumidor, a farmácia pode oferecer e divulgar seus serviços, inclusive no campo da assistência farmacêutica, como testagens rápidas de glicemia e aferimento de pressão.
*Brindes comemorativos*
A sensação de ganhar algum presente é tão positiva que o Dia do Consumidor pode levar mais pessoas para sua farmácia e, por consequência, aumentar suas vendas. Que presentes? Que tal squeezes, necessaires, porta-comprimidos, canetas, canecas, cortador de comprimidos, dependendo do volume de compras – claro, nada que possa comprometer o orçamento. E isso só no dia mesmo.
*Benefícios a clientes fiéis*
No Dia do Consumidor, o cliente que sempre compra na sua farmácia merece ganhar benefícios exclusivos. Vales-descontos são uma ideia para compras futuras.
*Não apareça só para vender. Mantenha o contato*
Fique atento para não incentivar um contato mais pessoal com o cliente em torno da data, apenas com a intenção de vender ou ganhar com as iniciativas. Quando o público percebe esses movimentos meramente estratégicos, com interesses unilaterais, ele não reage nem se relaciona com a marca da maneira natural e mais esperada.
Resumindo, no setor farmacêutico essa data representa uma oportunidade estratégica para aumentar o fluxo de consumidores, ampliar a fidelização e reforçar a marca da farmácia – especial na crescente busca por dermocosméticos, suplementos e itens de bem-estar. Nesse segmento, que tal criar combos promocionais?
- Cada vez mais consumidores buscam conveniência – e a farmácia deve se beneficiar de estratégias digitais para aumentar suas vendas, com promoções exclusivas para compras online.
Fortalecimento da fidelização. São bem-vindos programas de fidelidade com acúmulo de pontos e descontos futuros, além de cashbacks para incentivar compras nas semanas seguintes.
Para melhorar a experiência do cliente na loja, treine a equipe para um atendimento diferenciado e consultivo.
De modo geral, o Dia do Consumidor é uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fortalecer o posicionamento da farmácia no mercado. É possível transformar essa data em um marco de crescimento para seu negócio.
Ainda dá tempo de preparar sua farmácia para o Dia do Consumidor. Envolva sua equipe e aproveite as oportunidades que a data oferece.
A Abcfarma apoia seus associados com estratégias para fortalecer o varejo farmacêutico!
Portal do Associado: https://portal.abcfarma.org.br/associados/home
WhatsApp: (11) 9.5089-2656
ABCFARMA | Informação e suporte para a gestão do seu negócio.