fbpx
O que as farmácias aprenderam – e vão mudar, com a Covid-19
18 ago, 2020
FCE Cosmetique e FCE Pharma lançam evento digital com plataforma inovadora
20 ago, 2020

Um inverno mais dramático

Este ano, além das doenças de alta incidência típicas da estação mais fria do ano, vivemos o risco de contágio pela Covid-19 – cujos sintomas podem se confundir.

Gripes e resfriados, que também são transmissíveis, têm a mesma forma de disseminação da Covid-19. E alguns sintomas são parecidos. No caso das duas últimas, que são transmissíveis, a forma de disseminação é a mesma: a inalação de perdigotos, que são as gotículas com vírus e bactérias que ficam nas salivas e contagiam pessoas por meio da aspiração e do contato com a pele e mucosas.

Em 2020, temos um elemento novo, a Covid-19, que segue a mesma forma de contágio das doenças respiratórias sazonais mais comuns entre os brasileiros. Nesse cenário, uma das grandes dificuldades que as pessoas podem encontrar é diferenciar as doenças, em especial aqueles que sofrem de rinite alérgica, que correspondem entre 25% e 30% da população adulta. Some-se a isso o fato de que 80% dos que têm asma também sofrem de rinite.

A sugestão da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) é ficar atento aos sintomas, entre os quais: coriza, congestionamento nasal, dores musculares, de cabeça e de garganta, perda de olfato e de paladar, além de febre – um dos sinais mais evidentes de que está na hora de procurar um médico. Além de uma alimentação balanceada e de suplementação vitamínica, feita por orientação médica, alguns hábitos podem ajudar na prevenção eficiente de doenças e infecções comuns no inverno. Vale ressaltar as orientações do Ministério da Saúde: procure o médico em caso de febre persistente, acompanhada por incômodo quando respirar. No caso de idosos, além desses sintomas, diminuição do apetite e confusão mental de forma súbita devem ser um sinal de alerta para a família e o idoso deve ser levado rapidamente para o pronto-socorro.

Uma lista das doenças mais comuns no inverno

Resfriado – Gripes e resfriados têm sintomas semelhantes, embora sejam doenças diferentes. O resfriado geralmente dura de quatro a cinco dias, mas pode se prolongar por até duas semanas, causando coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta. O tratamento alivia os sintomas e é feito com analgésicos e antitérmicos.

Gripe – É causada pelo vírus influenza e, além dos sintomas do resfriado, causa febre alta e abrupta, dores no corpo e fadiga. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.

Pneumonia – Infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite severas. O tratamento é feito com antibióticos.

Otite – Causada por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido provocando dor e febre, é bastante comum em crianças. O tratamento é feito com antibióticos e analgésicos.

Rinite – Causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz, é uma das doenças alérgicas mais comuns. Causa espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz. O tratamento é feito com medicamentos e vacinas antialérgicas.

×