O mercado mudou muito, mas o Dia da Mães ainda oferece resultados em vendas bem significativos para o varejo. Prepare sua loja para ótimas vendas
Muitos utilizam as compras on-line por praticidade e até por oportunidades interessantes. Mas continuarão indo à sua farmácia se ela atrair as pessoas. O Dia das Mães é uma data imperdível para preparativos obrigatórios.
O investimento que fizer retornará quase certamente. A ideia de ter uma decoração encantadora pode fazê-lo se destacar entre a concorrência, que também estará fazendo de tudo para chamar a atenção do cliente nos dias que antecedem a data.
Se sua farmácia não tem vitrine, não há problema. Você pode criar um espaço exclusivo dedicado aos produtos do Dia das Mães, com opções de lançamentos e promoções especiais para a data. Pode também utilizar as pontas de gôndolas para essas exposições.
Certifique-se de que os produtos que pretende promover estão ao alcance fácil do cliente, com ótima sinalização visual e de preços. Abuse de materiais de comunicação para destacar as promoções especiais. Utilize frases de efeito afetivo, ou com humor, que chamem a atenção de quem circula pela farmácia. Se for com alguma antecedência, pode ser mesmo um chamariz para atrair quem ainda não se lembrou que o Dia das Mães vem aí. Evite barreiras que dificultem ou impossibilitem a circulação dos clientes. Além disso, mantenha a entrada da loja livre para facilitar o acesso.
Lembre-se também que, em função do maior movimento, poderá haver necessidade de mudar a escala dos atendentes para tê-los presentes nos horários de pico.
Se sua empresa também vende pelo e-commerce, a atenção deve estar no que o site e as outras mídias oferecem. Sua loja vai receber um volume maior de acessos – e é preciso garantir que o site ficará “congestionado” e não perderá negócios. Todos os colaboradores devem estar informados sobre os anúncios nas outras mídias, para que não percam as vendas presenciais e garantam as ofertas.
Além de um espaço dedicado aos produtos típicos de Dia das Mães, como os cosméticos, ofereça também cestas ou kits exclusivos de produtos para a data. Esse tipo de item funciona bem para os clientes que estão confusos ou inseguros sobre o que comprar. Vale lembrar que os kits ajudam a aumentar o ticket médio da farmácia e podem ser a estratégia certa na hora de ajudar a vender aqueles produtos que não estão tendo a saída esperada. Ofereça, é claro, um serviço de embalagens para presente. Essa experiência de compra sempre torna tudo muito mais agradável e surpreende positivamente o cliente.
O que achou das dicas? Está pronto para colocá-las em prática? Então agora é com você!
Silvia OSSO
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