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Prepare a farmácias para o dia das mães

O mercado mudou muito, mas o Dia da Mães ainda oferece resultados em vendas bem significativos para o varejo. Prepare sua loja para ótimas vendas

Muitos utilizam as compras on-line por praticidade e até por oportunidades interessantes. Mas continuarão indo à sua farmácia se ela atrair as pessoas. O Dia das Mães é uma data imperdível para preparativos obrigatórios.

  1. Planeje uma decoração especial e a efetue antes dos demais concorrentes: todo o varejo aproveita essa data para chamar a atenção dos consumidores de forma afetiva/emocional. Em geral, os grandes magazines contratam vitrinistas para “dar um trato especial” nas lojas. Você não precisa chegar a tanto, se não dispuser de recursos para isso – mas pode e deve, você mesmo, fazer isso!

O investimento que fizer retornará quase certamente. A ideia de ter uma decoração encantadora pode fazê-lo se destacar entre a concorrência, que também estará fazendo de tudo para chamar a atenção do cliente nos dias que antecedem a data.

  1. Emocione e cative tanto seus colaboradores internos quanto os clientes: na hora de preparar sua loja, faça um levantamento dos itens que melhor representam a emoção que o Dia das Mães anuncia. Escolha como carro-chefe de vendas os produtos que têm histórias significativas. Tenha certeza de que essa emoção estará em todas as estratégias de marketing criadas para encantar seus clientes: seja no caderno de ofertas, no site, e-mails, whatsapp.
  2. Certifique-se de que o layout da farmácia está agradável: comece verificando se a loja está limpa, com piso bem cuidado e boa iluminação. Hoje em dia, a maioria das farmácias não tem vitrines – mas caso a sua tenha, torne-a arrebatadora.

Se sua farmácia não tem vitrine, não há problema. Você pode criar um espaço exclusivo dedicado aos produtos do Dia das Mães, com opções de lançamentos e promoções especiais para a data. Pode também utilizar as pontas de gôndolas para essas exposições.

Certifique-se de que os produtos que pretende promover estão ao alcance fácil do cliente, com ótima sinalização visual e de preços. Abuse de materiais de comunicação para destacar as promoções especiais. Utilize frases de efeito afetivo, ou com humor, que chamem a atenção de quem circula pela farmácia. Se for com alguma antecedência, pode ser mesmo um chamariz para atrair quem ainda não se lembrou que o Dia das Mães vem aí. Evite barreiras que dificultem ou impossibilitem a circulação dos clientes. Além disso, mantenha a entrada da loja livre para facilitar o acesso.

  1. Prepare seus funcionários: isso é importante para que eles entendam que essa é uma data fundamental para as vendas da empresa. Oriente os colaboradores para que ofereçam um bom atendimento, com simpatia e segurança. No período que antecede o Dia das Mães, a emoção é o que impulsiona a ação do consumidor por uma compra por impulso. Por isso, há produtos que fazem mais sucesso nessa data: eles evocam os sentimentos de carinho, cuidado e amor: emoções que o Dia das Mães sempre desperta. Se os atendentes estiverem preparados, esse apelo emocional vai ajudá-los a vender mais.

Lembre-se também que, em função do maior movimento, poderá haver necessidade de mudar a escala dos atendentes para tê-los presentes nos horários de pico.

Se sua empresa também vende pelo e-commerce, a atenção deve estar no que o site e as outras mídias oferecem. Sua loja vai receber um volume maior de acessos – e é preciso garantir que o site ficará “congestionado” e não perderá negócios. Todos os colaboradores devem estar informados sobre os anúncios nas outras mídias, para que não percam as vendas presenciais e garantam as ofertas.

  1. Facilite a vida dos clientes de última hora: brasileiros deixam tudo para a última hora. Nesse caso, a maioria dos clientes está estressado ou apressado, ou ainda não decidiu o que comprar para a mãe. O melhor que você pode fazer é facilitar a escolha do presente, fazendo com que a experiência de compra seja rápida e agradável.

Além de um espaço dedicado aos produtos típicos de Dia das Mães, como os cosméticos, ofereça também cestas ou kits exclusivos de produtos para a data. Esse tipo de item funciona bem para os clientes que estão confusos ou inseguros sobre o que comprar. Vale lembrar que os kits ajudam a aumentar o ticket médio da farmácia e podem ser a estratégia certa na hora de ajudar a vender aqueles produtos que não estão tendo a saída esperada. Ofereça, é claro, um serviço de embalagens para presente. Essa experiência de compra sempre torna tudo muito mais agradável e surpreende positivamente o cliente.

O que achou das dicas? Está pronto para colocá-las em prática? Então agora é com você!

Silvia OSSO

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