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Pequenas ideias que ajudam a promover as vendas

Por Silvia OSSO

Farmácias precisam cada vez mais atrair clientes e trabalhar adequadamente a promoção de vendas – que deve proporcionar ao cliente um benefício concreto, num determinado período. Para início de conversa, deve ser bem divulgada de forma a atingir seus objetivos: a princípio, o aumento das vendas ou a divulgação de um serviço, produto ou de seu estabelecimento de forma geral. Cuidados básicos devem ser tomados – principalmente não prolongar artificialmente uma campanha, pois o que era para ser um “adicional” passa a ser incorporado ao dia a dia e reduz o impacto causado pela ação. Vamos lembrar, a seguir, algumas ideias que, se colocadas adequadamente em prática, trazem resultados mensuráveis e positivos.

 

Amostras: miniaturas ou pequenas porções de um produto de HPC distribuídos presencialmente aos clientes, ou anexados a outro produto fazem a diferença. Podem, inclusive, ter cupons encartados a um anúncio nos Folhetos de Oferta ou distribuídos na loja, que fazem sucesso e divulgam a marca, o produto, a empresa e seu estabelecimento comercial.

Aniversário da farmácia: preços e condições especiais por ocasião do aniversário da loja costumam fazer sucesso. Promova a semana, quinzena ou o mês de aniversário. Faça isso uma vez por ano.

Brindes: um objeto de pequeno valor (caneta, boné, folhinha, biscoito da sorte, etc) com o nome da empresa pode despertar o carinho dos clientes.

 Cooperação com fornecedores: acordos com os principais fornecedores para obter apoio em promoções cooperadas e vantagens adicionais para seus clientes, tais como “Dia do diabético”, “do Hipertenso”.

 Descontos: redução de preços em forma de saldos, queimas, liquidações, artigos do dia, da semana, ofertas-relâmpago etc. Descontos se mostram eficientes como promoção de vendas, mas devem ser tratados com cuidado, para não caírem na mesmice. Lembre-se de que a sinalização de preço “de tanto por tanto” é mais bem vista pelo cliente do que o desconto de X %”.

Demonstrações: são os melhores contatos do consumidor com o produto, porque atingem os sentidos – mas requerem profissionais bem treinados para a distribuição de folhetos ou orientações.

 Utilização do calendário promocional anual: fazer promoções especiais de acordo com o calendário promocional estimula as vendas e traz todo um clima emocional que estimula o ato de comprar; como exemplo: “Dê o que de melhor sua mãe merece neste Natal”, etc.

 Fidelidade: controle o número de vezes que os clientes adquirem produtos ou serviços em sua loja e premie pela regularidade. Depois de determinado número de compras, você oferece, “de surpresa”, um brinde grátis ou outra vantagem em agradecimento à sua fidelidade.

 Grátis: palavra mágica, principalmente em promoções! Ofereça algo grátis somente se o cliente tiver a certeza de que está mesmo ganhando algo e que não está pagando de outra forma.

 Oferta do dia: produtos ou serviços oferecidos por um preço extremamente baixo podem atrair a clientela. Faça isso semanalmente com pelo menos um produto “chamariz”.

Solidariedade: campanhas em benefício da comunidade ou instituições feitas regularmente, ou com finalidade específica, atraem consumidores e dão uma excelente imagem para sua farmácia. “Doe agasalho”, “Ajude os desabrigados”, “Traga um litro de leite e ganhe desconto de 10% na compra do produto X da perfumaria”, etc.

Vale brinde: pequena peça de papel ou plástico colocada junto ou dentro de uma embalagem, que, se encontrada pelo cliente, pode lhe render um “prêmio” cujo nome deve estar impresso na peça. As campanhas promocionais do tipo “achou-ganhou” ajudam na formação ou fixação da imagem de sua farmácia e auxiliam a rotação do estoque de produtos.

Com tantas opções de promoções, não é possível que você não consiga alavancar suas vendas. Em meu livro Programa Prático de Marketing para Farmácias você vai encontrar ainda mais dicas, além das descritas acima. Escolha as que mais se adequam ao seu caso e bons resultados!

Silvia OSSO é palestrante e consultora de empresas. Jornalista, especialista em varejo, é autora dos livros: Atender bem dá lucro; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e Liderança para todos. Visite seu canal no YouTube: Silvia OSSO ou a encontre em outras mídias sociais.

 

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