fbpx
Confira 7 mitos e verdades sobre doenças inflamatórias intestinais
26 set, 2023
O ABC da hipertensão
29 set, 2023

Papel dos farmacêuticos na era das farmácias como estabelecimentos avançados de saúde.

A Dra. Betânia Alhãn, Coordenadora de Assuntos Regulatórios da Abcfarma, preparou para nós um vídeo exclusivo – uma radiografia atualizada do papel dos farmacêuticos na era das farmácias como estabelecimentos avançados de saúde, diante das novas tecnologias, informações e serviços, para encantar a experiência dos clientes no varejo

*A importância fundamental de se conhecer a fundo o universo digital – boa parte dos procedimentos realizados hoje nas farmácias ocorrem nesse “novo mundo”. Ferramentas virtuais mudaram radicalmente a atuação dos farmacêuticos. O desconhecimento é um fator limitante de sua atuação

*Entre as 12 “profissões do futuro” elencadas pelos especialistas em mercado de trabalho, quatro envolvem o farmacêutico do varejo: expert em marketing digital, gestor ambiental, gerente de resíduos e terapeuta alternativo. São áreas, portanto, a serem estimuladas.

*Cada farmacêutico tem uma habilidade particular – e, se procurou a área de saúde para sua especialização, é provável que seu maior talento seja efetivamente o atendimento às necessidades diretas do público – como as recentes incorporações de vacinas e exames clínicos ao ao ambiente do varejo. Mas há farmacêuticos que, na prática, descobrem que as funções internas, como os Procedimentos Operacionais ou o treinamento da equipe, são seu melhor “dever de casa”.

*As farmácias não podem funcionar sem farmacêutico – mas os gestores do estabelecimento não devem permitir que o farmacêutico fique sobrecarregado de missões – ele pode delegar tarefas, mas não as funções. Há uma diferença essencial.

*Independentemente de suas funções, o farmacêutico – de hoje e do futuro – deve dedicar uma parte de seu tempo à busca de informações “normativas”, para se atualizar com órgãos regulatórios, sanitários e epidemiológicos, como Anvisa, Ministério da Saúde e conselhos.

*O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é fundamental – mas com limites. O cliente é sempre preferencial. E o farmacêutico que não sabe dialogar com a equipe não sabe lidar com o cliente. A postura profissional – a partir de um jaleco branco que seja referência para o paciente – deve ser irrepreensível.

*Enfim, o futuro é agora: o farmacêutico é a força motriz que vai impulsionar a fidelidade do cliente com segurança e qualidade. Assista, na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=KVwIC06TnCk

 

🗣️ Canais de contato da Abcfarma:

✍️ Coordenação Regulatório: Dra. Betânia Alhãn
E-mail: regulatorio@abcfarma.org.br

🔗 Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB

⚖️ Coordenação Jurídico: Dr. André Bedran
E-mail: juridico@abcfarma.org.br

Redes Sociais:

Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y

×