A Dra. Betânia Alhãn, Coordenadora de Assuntos Regulatórios da Abcfarma, preparou para nós um vídeo exclusivo – uma radiografia atualizada do papel dos farmacêuticos na era das farmácias como estabelecimentos avançados de saúde, diante das novas tecnologias, informações e serviços, para encantar a experiência dos clientes no varejo
*A importância fundamental de se conhecer a fundo o universo digital – boa parte dos procedimentos realizados hoje nas farmácias ocorrem nesse “novo mundo”. Ferramentas virtuais mudaram radicalmente a atuação dos farmacêuticos. O desconhecimento é um fator limitante de sua atuação
*Entre as 12 “profissões do futuro” elencadas pelos especialistas em mercado de trabalho, quatro envolvem o farmacêutico do varejo: expert em marketing digital, gestor ambiental, gerente de resíduos e terapeuta alternativo. São áreas, portanto, a serem estimuladas.
*Cada farmacêutico tem uma habilidade particular – e, se procurou a área de saúde para sua especialização, é provável que seu maior talento seja efetivamente o atendimento às necessidades diretas do público – como as recentes incorporações de vacinas e exames clínicos ao ao ambiente do varejo. Mas há farmacêuticos que, na prática, descobrem que as funções internas, como os Procedimentos Operacionais ou o treinamento da equipe, são seu melhor “dever de casa”.
*As farmácias não podem funcionar sem farmacêutico – mas os gestores do estabelecimento não devem permitir que o farmacêutico fique sobrecarregado de missões – ele pode delegar tarefas, mas não as funções. Há uma diferença essencial.
*Independentemente de suas funções, o farmacêutico – de hoje e do futuro – deve dedicar uma parte de seu tempo à busca de informações “normativas”, para se atualizar com órgãos regulatórios, sanitários e epidemiológicos, como Anvisa, Ministério da Saúde e conselhos.
*O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é fundamental – mas com limites. O cliente é sempre preferencial. E o farmacêutico que não sabe dialogar com a equipe não sabe lidar com o cliente. A postura profissional – a partir de um jaleco branco que seja referência para o paciente – deve ser irrepreensível.
*Enfim, o futuro é agora: o farmacêutico é a força motriz que vai impulsionar a fidelidade do cliente com segurança e qualidade. Assista, na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=KVwIC06TnCk
Canais de contato da Abcfarma:
Coordenação Regulatório: Dra. Betânia Alhãn
E-mail: regulatorio@abcfarma.org.br
Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB
Coordenação Jurídico: Dr. André Bedran
E-mail: juridico@abcfarma.org.br
Redes Sociais:
Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |