fbpx
ABCFARMA ganha ação que impõe limite a fiscalização dos Conselhos de Farmácia
01 nov, 2018
Evento de Gastroenterologia busca melhores opções de tratamentos para pacientes
07 nov, 2018

Novembro Azul: Mês de conscientização e cuidado com a saúde masculina

Cuidar da saúde também é coisa de homem

            Novembro Azul é um movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha é realizada no mês de novembro e alerta sobre a importância de exames regulares e do diagnóstico precoce de doenças, com foco em quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.

Os homens vivem sete anos a menos do que as mulheres, sendo um dos principais motivos os cuidados com a saúde, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgados em 2016.  As mulheres tendem a ir ao médico com mais frequência e realizar exames diagnóticos, enquanto os homens, por conta de medo e esteriótipos, geralmente pensam que é desnecessário, ainda mais quando se trata de exames de toque.

O câncer de próstata é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre os anos de 2016 e 2017, foram registrados 61,2 mil novos casos.

Com base na entrevista com o Dr. Lucas Abrahão, que atende em sua clínica particular no Centro Urológico Perdizes e também nos hospitais Samaritano e Oswaldo Cruz, foi possível montar a tabela abaixo.

Vencer a resistência aos exames e cuidar da saúde é um bem necessário, pois o quanto antes obter o diagnóstico precoce da doença mais fácil será conseguir a cura.

×