fbpx
Seis tendências que dominarão a indústria de suplementos alimentares nos próximos anos
27 abr, 2022
Sabe como a validade de um fármaco é determinada?
28 abr, 2022

Mito ou verdade: 15 fatos – que parecem óbvios, mas não são, que você não sabia sobre lentes de contato

Mesmo já sendo uma realidade e cada vez mais presente na rotina das pessoas, inclusive vendidas nas farmácias, o uso de lentes de contato ainda gera muitas dúvidas e questionamentos. Como já se sabe, as lentes são um tipo de correção visual usado como uma alternativa aos óculos de grau e que oferecem muita praticidade, liberdade e conforto para quem as usa, especialmente em situações de movimento como a prática de esportes. Ainda vistas com um pouco de incerteza pelas pessoas, as lentes de contato podem facilitar e muito a rotina e o dia a dia, mas muitas vezes deixam de ser consideradas como opção por medo ou por falta de informações suficientes. E foi pensando nisso que a Dra Débora Espada Sivuchin, oftalmologista da Johnson & Johnson Vision, esclarece abaixo alguns mitos e verdades a respeito do uso desse item.

Confira:

  1. É verdade que eu enxergo melhor usando óculos em vez de lentes, por que elas não pegam toda a superfície dos olhos enquanto os óculos tem cobertura completa?

Não. As lentes de contato podem corrigir tão bem a visão quanto lentes de óculos, pois as lentes de contato gelatinosas cobrem a córnea e, portanto, todo o eixo visual (caminho que a luz percorre para enxergarmos). As lentes de contato podem oferecer até mesmo um campo visual mais amplo do que as lentes de óculos, muitas vezes.

  1. Se eu dormir com as minhas lentes de contato, posso ficar cego?

Mito. Algumas lentes de contato possuem inclusive liberação de órgãos regulatórios, como a ANVISA, para que possam ser utilizadas de forma estendida, dia e noite. Porém, caso essa seja uma opção, o oftalmologista deve ser consultado, para avaliar as condições oculares e o modelo da lente a ser usada. Cuidados especiais precisam ser tomados e apenas o médico pode orientar o uso estendido das lentes.

  1. Caso não seja disponível a solução para limpeza das lentes de contato, a água tem o mesmo efeito?

Esse é um mito que pode comprometer a saúde ocular dos usuários de lentes de contato. As lentes de contato só devem ser higienizadas e conservadas na solução multipropósito adequada para o material com o qual a lente é fabricada. Lente de contato e água não combinam. A água pode conter microorganismos que causam graves infecções oculares.

  1. Posso compartilhar minhas lentes de contato com outra pessoa que tem o mesmo grau que o meu?

Nunca. As lentes de contato são de uso individual. Compartilhar lentes pode transmitir infecções oculares.

  1. É verdade que as lentes de contato podem ficar perdidas dentro do meu olho, inclusive se alojando na parte de trás?

Mito. A parte mais externa dos olhos é vedada por uma estrutura chamada conjuntiva, que sela a parte de trás dos olhos, não permitindo que as lentes cheguem a essa região.

  1. Qualquer pessoa pode usar lentes de contato, independentemente do grau?

Atualmente existem lentes de contato adequadas para todos os erros refracionais (graus). Mas, para saber se a pessoa é um bom candidato ao uso de lentes de contato, deve-se consultar um oftalmologista, o profissional apto a avaliar a saúde ocular e as necessidades de cada paciente.

  1. Se eu esquecer de tirar a lente de contato à noite e, no dia seguinte, me confundir e colocar outra em cima, posso ficar cego?

Claro que não se deve colocar uma lente de contato sobre outra. As lentes de contato gelatinosas modernas permitem a passagem de oxigênio através do seu material para nutrir a córnea, uma estrutura nobre dos nossos olhos. Quando colocamos uma lente sobre a outra, podemos impedir a passagem de oxigênio e comprometer a saúde ocular. Em casos mais graves, sim, pode comprometer inclusive a visão do paciente.

  1. Se o prazo de validade das minhas lentes passou, posso continuar usando sem ficar com problemas de visão?

Devemos sempre respeitar o prazo de validade de cada lente, conforme estabelecido pelo fabricante. Usar lentes que já deveriam ter sido descartadas faz com que elas percam sua segurança, gerando inclusive problemas visuais.

  1. As lentes de contato podem piorar o meu problema de visão?

Não. As lentes de contato ou as lentes de óculos apenas corrigem a visão de quem as usa. Não agravam qualquer erro refrativo (grau). Mas, para garantir que qualquer tipo de lente não leve a nenhum malefício aos olhos, deve-se buscar sempre a orientação de um oftalmologista.

  1. Se entrar na piscina de lente e abrir o olho embaixo da água, corro o risco de perder a lente ou de machucar o olho de algum jeito?

Além de correr o risco de perder as lentes, há também o risco de grave infecção ocular. De novo: lentes de contato e água não combinam. A água de piscina, de rios, de lagos e até mesmo de torneiras ou filtros não devem entrar em contato com as lentes de contato, pois pode levar a infecções oculares.

  1. Se ficar com a lente durante vários dias sem tirá-la o que pode acontecer?

O ideal é retirar as lentes para dormir e apenas utilizá-las durante o período proposto pelo fabricante. Manter as lentes de contato nos olhos além do período orientado, sem retirá-las durante vários dias, pode comprometer a saúde ocular por uma má oxigenação da córnea.

  1. É verdade que, durante o uso de telas, como celulares e computadores, os óculos protegem melhor que as lentes de contato?

Nossos olhos podem ficar cansados e ressecados diante de telas digitais por longos períodos. Algumas tecnologias, tanto em lentes de óculos quanto em lentes de contato, podem auxiliar a evitar cansaço e ressecamento. Algumas são capazes de proteger nossos olhos do excesso de luz azul nociva, como a tecnologia Transitions. Ou proteger nossos olhos contra o ressecamento, como a tecnologia Hydraluxe. Deve-se optar sempre por lentes de contato modernas e tecnológicas.

  1. Crianças e adolescentes que fazem uso de lentes de contato podem ter o grau piorado?

Não. As lentes de contato ou as lentes de óculos apenas corrigem a visão de quem as usa. Elas não agravam qualquer erro refrativo (grau) de crianças, adolescentes ou adultos.

  1. É verdade que, se eu estiver fora de casa e precisar tirar a lente para arrumá-la melhor no olho, posso lubrificá-las com a saliva?

Esse é um mito que pode comprometer a saúde ocular dos usuários de lentes de contato, que só devem ser higienizadas e conservadas na solução multipropósito adequada para o material com o qual a lente é fabricada. A saliva é contaminada e pode conter microorganismos que causam graves infecções oculares.

  1. Se faço uso apenas de lentes de contato e meu olho está com algum tipo de irritação, posso colocar as lentes mesmo assim e pingar um colírio por cima?

Caso o olho apresente qualquer tipo de irritação ocular, deve-se interromper o uso de lentes de contato e procurar um oftalmologista, que vai detectar o motivo entre as várias causas de irritação ocular.

Para mais informações, visite www.acuvue.com.br.

×