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Farmarcas cresce 31,58% em março, impulsionada por ações inovadoras

A administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas, atualmente o quarto maior grupo do varejo farmacêutico do país, fechou o mês de março último crescendo 31,58%em faturamento –  comparando os últimos 12 meses com o mesmo período de 2021. Isso representa um crescimento maior do que 20 pontos percentuais em relação ao mercado, que cresceu 11,25% no mesmo período.

Esse resultado, junto com um crescimento sustentável dos associados, mostra os acertos das estratégias inovadoras que estão sendo tomadas pelo board da administradora. O faturamento das farmácias nesse período foi de 5,3 bilhões de reai – contra 4 bilhões de reais no período anterior. Atualmente, a Farmarcas é composta por 1.343 farmácias de 11 redes: AC Farma (50 lojas), Bigfort (60), Entrefarma (109), Farma 100 (14), Farmavale (20), Maestra (14), Mais Farma (19), Maxi Popular (93), Megapharma (5), Super Popular (38) e Ultra Popular (921).

Com lojas em quase todo o país, a Farmarcas consegue manter um alto padrão de serviços prestados em suas lojas graças a um processo agressivo de digitalização, capaz de surpreender até as iniciativas mais bem sucedidas dos principais players do varejo.

Os fatores que contribuem para o megacrescimento da rede é o processo de digitalização dessas farmácias, envolvendo consumidores, lojistas associados, parceiros e os próprios processos da central administrativa – os resultados obtidos recorrentemente pela Farmarcas prova que a estratégia está sendo muito bem-sucedida.

“Estamos colhendo frutos de um planejamento muito bem-feito e que visa também ao longo prazo. Mesmo diante uma crise econômica muito severa, os faturamentos de nossas redes cresceram acima da média e do mercado”, analisa o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.

Os pilares que possibilitam o crescimento da Farmarcas são claros: fortalecer o relacionamento com parceiros, indústria, distribuidores e prestadores de serviço, acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos processos internos, melhorar a comunicação e criar o canal de capacitação do empresário e seus colaboradores, manter a certificação do GPTW – Great Place to Work, e continuar sendo a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria, além de proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas da Farmarcas.

O resultado é um crescimento consistente para todo o grupo e uma busca cada vez maior pelo uso desse modelo por parte de muitos empresários. “Há muitas empresas interessadas em usar nossas bandeiras, mas fomos evoluindo muito no processo seletivo. Hoje, mais de 80% das nossas lojas são montadas por empresários que já têm uma farmácia nossa. Nós não temos a preocupação de fazer uma abertura desenfreada de lojas – assim, aumentamos muito o nível de exigência sobre novos associados”, explica Ângelo Vieira, Diretor de Comunicação e Operações da Farmarcas.

Toda essa preocupação proporciona às lojas das redes diferenciais, como padronização da layoutização e do atendimento, além de uma grande profissionalização dos gestores – o que torna o crescimento da rede natural e faz com que as projeções para os próximos anos sejam bastante audaciosas – mas possíveis.

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