fbpx
Especialista reforça: três motivos para as mulheres irem ao ginecologista
04 maio, 2022
Farmarcas cresce 31,58% em março, impulsionada por ações inovadoras
05 maio, 2022

5 de maio: Dia Mundial da Higiene das Mãos

A saúde está nas mãos de todos

Se a pandemia de Covid-19 vai deixar ao mundo algum saldo positivo, este é o da prática da higiene das mãos, com álcool gel ou mesmo sabão – hábito que promete se incorporar ao nosso dia a dia, mesmo após pandemia. Por via das dúvidas, a Organização Mundial da Saúde promete manter a campanha “Salve vidas: higienize suas mãos”, apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além de já fazer parte de nosso cotidiano, para evitar o contágio com o Novo coronavirus e outros virus que alcançam nosso cotidiano, sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde – o que inclui profissionais de farmácia que lidam com clientes/pacientes. Essa prática, de alcance universal da saúde, é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente e dos profissionais em todos os níveis do sistema de saúde. A adequada higienização das mãos contribui para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde e deve ser realizada:

– antes de tocar o paciente
– antes da realização de procedimento limpo/asséptico
– após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções
– após tocar o paciente
– após tocar superfícies próximas ao paciente.

As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os sistemas de saúde. Em países desenvolvidos, essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e, em países em desenvolvimento, pode acometer mais de 25% dos pacientes.

Reforçando: a higiene das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes para a redução da transmissão de microorganismos causadores de doenças infecciosas. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como essa, podem desempenhar um importante papel na prevenção dessas infecções.

Portanto, mãos à obra – com higiene e saúde.

×