Em 2023, a Eurofarma anunciou a aquisição de 100% das ações representativas da Genfar – o maior investimento que o grupo já fez em sua história e uma importante consolidação da companhia na América Latina. A Genfar será a marca genérica da Eurofarma para todo o continente, exceto para o mercado brasileiro. Após um breve período de ausência (2019-2023), a marca retorna à região, inicialmente na Guatemala, Panamá, Costa Rica e Honduras, com o objetivo de continuar oferecendo medicamentos da mais alta qualidade e eficácia a milhões de pessoas na região. Após o relançamento nos primeiros quatro países da América Central, a expansão da Genfar vai continuar em 2025 na República Dominicana, El Salvador e Nicarágua.
O início da expansão regional da Genfar marca a consolidação na América Latina da Eurofarma, empresa com 52 anos de história que é líder em vendas de produtos de prescrição na região e no Brasil, onde também ocupa o segundo lugar em genéricos. “Buscamos promover o acesso à saúde e à qualidade de vida, alinhado ao nosso propósito de expansão e atuação na América Central. Com o retorno da Genfar à região, nesses quatro países, conseguimos aumentar o portfólio de produtos genéricos em quase três vezes da Eurofarma em relação ao ano passado, oferecendo mais opções aos pacientes e maior cobertura de áreas terapêuticas”, informa Agustin Vincent, gerente geral da Genfar.
“A Guatemala, onde já temos uma fábrica, é um ponto estratégico para a nossa expansão e para a chegada da Genfar à região centro-americana”, comenta Francisco Pérez, gerente geral da Eurofarma na América Central e Caribe. “Essa união fortalece o compromisso da empresa em oferecer produtos inovadores e de qualidade a mais pessoas ao redor do mundo, que são nossas prioridades, junto com o crescimento sustentável”, conclui Rosalba Pantoja, diretora executiva de Operações Internacionais da Eurofarma. O portfólio da Genfar abrange uma ampla gama de áreas terapêuticas, com produtos de prescrição e isentos. Entre as categorias de medicamentos que serão comercializados estão analgésicos, anti-inflamatórios, anti-infecciosos, dermatológicos e sistêmicos, além de produtos para sistema nervoso, aparelho geniturinário e sistema cardiovascular.
Eurofarma em 22 países
A fábrica da Eurofarma na Guatemala, além de produzir produtos próprios, oferece serviços de fabricação para terceiros. Com uma área de 8 mil m² em um terreno total de mais de 32 mil m² e quase 490 funcionários, a instalação é fundamental para a atuação da empresa na América Latina, com planos ambiciosos para 2024: aumento de 30% na produção e lançamento de 19 produtos. Líder em prescrição médica na América Latina e no Brasil, onde detém a vice-liderança em genéricos, a Eurofarma está presente em 22 países, com 100% de cobertura na América Latina e operações nos EUA e África. Conta com 12,6 mil colaboradores e 11 fábricas, com produção total de 573 milhões de unidades em 2023. https://eurofarma.com.br/
Fonte: Eurofarma