fbpx
ABCFARMA no Congresso pela saúde da farmácia
10 maio, 2022
Palavra do Presidente
11 maio, 2022

Conexão cérebro-intestino: o papel dos probióticos

Probióticos são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como micro-organismos vivos, ou seja, bactérias que, quando ingeridas em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde. Entenda o principal papel da chamada microbiota no cérebro.

A maneira como seu cérebro funciona diz muito sobre sua flora intestinal (microbiota) – porque estão conectados. O intestino é responsável por várias sensações que sentimos. Um exemplo são os desconfortos abdominais que se agravam em situações de estresse e ansiedade.

O intestino, assim como o cérebro, possui neurônios e por isso é chamado popularmente de “segundo cérebro”. Nele existem aproximadamente 500 milhões de neurônios em uma área com cerca de 250 metros quadrados, somando intestino grosso e delgado.

A microbiota é formada por uma série de micro-organismos como bactérias e fungos, importantes para o funcionamento do corpo. São cerca de 100 trilhões de seres vivos que habitam em nosso corpo e, somados, chegam a pesar até dois quilos.

Os neurônios intestinais são responsáveis pela produção de 90% da serotonina (responsável pela sensação de bem-estar) existente no corpo humano – e são apenas uma entre mais de 30 moléculas que se constroem no intestino. Especialistas comprovam que o desequilíbrio da microbiota pode trazer transtornos psicológicos mais sérios, como ansiedade e depressão.

“Um estudo avaliou o efeito em uma combinação de probióticos na reatividade cognitiva, humor e qualidade do sono. Em um teste duplo cego, voluntários receberam uma combinação de probióticos ou placebo por nove semanas seguidas. No final do estudo, o grupo que recebeu a combinação de probióticos apresentou melhora significativa do humor, com redução no estado depressivo, raiva, fadiga e uma melhora na qualidade do sono”, relata a Dra. Francine Schütz, consultora cientifica especializada em probióticos e speaker da Dermofit.

Bactérias saudáveis

A microbioma de um indivíduo é determinada por diversos fatores, como hábitos alimentares e atividades físicas. Estudos comprovam que, quando levados em consideração fatores como ansiedade, a microbiota possui uma característica semelhante entre si, com a redução de bactérias saudáveis produtoras de ácidos graxos de cadeia curta e um crescimento excessivo de bactérias patogênicas.

Dados da OMS sinalizam que, no primeiro ano de pandemia, a ansiedade e a depressão cresceram 25% em todo o mundo – e o assunto saúde mental tem se tornado cada vez mais discutido e analisado por especialistas, bem como a conexão entre cérebro e intestino.

A Dra. Schütz apresenta outro estudo sobre ingestão de probióticos e seus efeitos para a saúde mental. Em oito semanas, 21 mergulhadores que se preparavam para o Campeonato Nacional de Mergulho receberam suplementação de probióticos. O microbioma dos atletas foi avaliado antes e após a intervenção.  O estado de ansiedade cognitiva reduziu-se na semana 4 em relação à semana zero e o estado somático se reduziu significativamente na semana 8, comprovando que a suplementação de probióticos e a mudança na microbiota intestinal pode mudar o humor e os níveis de ansiedade.

Flora intestinal e saúde mental

Quando ingeridos em quantidade e condições adequadas, os probióticos colonizam a microbiota proporcionando o aumento na quantidade de bactérias boas no organismo. Esses estudos demonstram como a flora intestinal interfere na predisposição de doenças relacionados à saúde mental, sendo capaz de influenciar o comportamento e as emoções.

Alguns alimentos são ricos em probióticos e devem ser ingeridos para aumentar a quantidade de bactérias boas no intestino, como, por exemplo, o iogurte, o kefir, a coalhada e outros. Mas nem sempre os nutrientes existentes nos alimentos garantem a quantidade certa de absorção para o organismo. Por isso é importante que probióticos sejam ingeridos como forma de suplementar a alimentação.

Foco e Concentração

Desde 2016, a Dermofit Pharma desenvolve e produz medicamentos manipulados com inovação e tratamento personalizado para seus clientes. Visando à conexão cérebro e intestino, a Dermofit busca novidades na ingestão de probióticos, como as cápsulas NutriExpresso@Gold, que têm ação anti-inflamatória, ativa o metabolismo e a restauração da saúde celular. Essas cápsulas podem ser preparadas na máquina de café Nespresso@ e foram pensadas para aqueles que enfrentam dificuldades para deglutir comprimidos de suplementos – e são importantes para complementar a falta de nutrientes necessários para a atenção, motivação, memória e humor.

O Chá para Foco e Concentração é um suplemento que proporciona o aumento de foco, concentração, energia e cognição. Outra formulação probiótica desenvolvida pela Dermofit é a goma Omega 7 e Antioxidantes, que tem ação anti-infl­amatória e antioxidantes. Ela fornece alta concentração de Ômega 7 combinado aos ômegas 3,6,9 e antioxidantes.

Estes e muitas outras formulações probióticas, desenvolvidas e produzidas pela Dermofit, foram demostradas no Gut-Brain Congress 2022, realizado entre 6 e 8 de maio em São Paulo. O evento reuniu cientistas, médicos, farmacêuticos, nutricionistas, biólogos e profissionais da área da saúde. Ao todo, foram 22 speakers, sendo cinco internacionais, referências mundiais sobre o assunto, somados aos renomados e destacados especialistas nacionais, oito palestras, seis mesas-redondas, quatro simpósios satélites e seis cursos pré-congresso, garantindo grande relevância ao evento com destacado nível científico.

 

Assessoria de marketing assinado pelo gestor Rogério Viana Borges.

×